Como estabelecer uma nova marca

Como estabelecer uma nova marca

Quem nunca sonhou em criar um produto que virasse a referência do mercado, tivesse recorde de vendas e que os consumidores amassem?

Quem nunca sonhou em criar um produto que virasse a referência do mercado, tivesse recorde de vendas e que os consumidores amassem?

Abaixo passo algumas dicas de como fazer uma boa marca (branding) para o seu produto, sendo ele a próxima coca-cola, a próxima pulseira amarela ‘live strong‘, o cachorro-quente com vinagrete especial pós-balada que mais lucra na cidade ou a lasanha caseira da Maria.

1- Comunique como você melhora a vida do seu cliente
De nada adianta você falar sobre como você quer acabar com a concorrência – o foco é seu cliente, lembre-se que é ele quem compra o seu produto! Fale sobre como a vida dele será melhor por causa do seu produto.

2- Comunique uma coisa de cada vez
Ótimo que você vai falar algo para o seu cliente, mas não o confunda: transmita uma mensagem de cada vez. Ele não saberá se ele é realmente o cliente se você não for bem específico em definir o problema que seu produto resolve. É claro que seu produto pode ter mais atributos e alcançar maiores públicos – nesse caso você pode trabalhar com diferentes canais de comunicação ou com o fator tempo.

3- Palavras: não use jargões ou o mesmo que a concorrência
Use uma mensagem que possa ser usada no futuro, logo o uso de jargões ou palavras muito específicas do segmento podem limitar a usabilidade e amplitude de possíveis clientes – pergunte para os seus pais antes de aprovar algo e você terá seu teste; além disso, de nada adiantar usar os mesmo adjetivos que a concorrência usa para seu produto – lembre-se que você quer se diferenciar, logo ache também palavras diferentes (isso não significa ‘complicado’) para comunicar isso.

4- Espalhe a mensagem dentro da empresa antes
Comece de dentro: se seus funcionários não comprarem a ideia do produto, não forem capazes de espalhar a marca por aí ou mesmo não entenderem nada, revise sua estratégia de comunicação – não simplesmente assuma o risco e queime seu produto de cara.

5- Credibilidade não vem de propaganda
É claro que você investirá dinheiro em propaganda, mas para estabelecer uma marca robusta e, principalmente, com credibilidade, você precisa que outros falem sobre seu produto, não você mesmo. Logo, o foco inicial é em Relações Públicas e não propaganda, o que significa que você precisa que pessoas e mídia espontânea espalhem seu produto por aí.

6- Alcance o nível pessoal
Pessoas viram ótimos consumidores quando se identificam fortemente com seu produto e abraçam a marca ou seu exemplar. Por exemplo, eu digo “a lata de coca-cola” e nunca diria “o meu CD virgem maxell“.

7- A palavra final da marca é do consumidor
Você pode ter comunicado que seu produto era x, y e z, mas se depois de um tempo o consumidor achar que ele é w, simplesmente aceite, passe a comunicá-lo direito e fique feliz de que existem consumidores – nunca reclame que seu produto está sendo usado pra finalidade ‘errada’, pegue o dinheiro.

Você já usou essas ou outras dicas de como estabelecer uma marca ou gerir o branding do seu produto? Conte-nos sobre isso nos comentários.

Abraços,
Luiz Piovesana (por produtos com adoradores e marcas fortes)

Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.

  • Pingback: A Caixa: um exemplo de bom atendimento | Saia do Lugar()

  • vender é o que importa, o modo como o cliente usará tanto faz hahaha! Pior que isso fere o orgulho de muitas “empreendedore” , que pensam q o produto tem que ser utilizado como ele pensa, é como um pizzaiolo q fica doido quando o cliente coloca catchup na pizza! 😉
    a dica 4 é muito interessante, se voce nao consegue vender sua ideia para as pessoas proximas a ti. É que tem coisa errada. A primeira venda sempre é para alguem da familia! ;D

    • André Gazoni

      Discordo. O modo como o cliente usa o produto é um dos pontos mais importantes. Isto porque saber como o cliente usa faz com que você possa aprimorar seu produto e melhorar sua margem. Ignorar o uso é dar as costas ao cliente e, porventura, para oportunidades.

    • André Gazoni

      Discordo. O modo como o cliente usa o produto é um dos pontos mais importantes. Isto porque saber como o cliente usa faz com que você possa aprimorar seu produto e melhorar sua margem. Ignorar o uso é dar as costas ao cliente e, porventura, para oportunidades.

    • André Gazoni

      Discordo. O modo como o cliente usa o produto é um dos pontos mais importantes. Isto porque saber como o cliente usa faz com que você possa aprimorar seu produto e melhorar sua margem. Ignorar o uso é dar as costas ao cliente e, porventura, para oportunidades.

  • vender é o que importa, o modo como o cliente usará tanto faz hahaha! Pior que isso fere o orgulho de muitas “empreendedore” , que pensam q o produto tem que ser utilizado como ele pensa, é como um pizzaiolo q fica doido quando o cliente coloca catchup na pizza! 😉
    a dica 4 é muito interessante, se voce nao consegue vender sua ideia para as pessoas proximas a ti. É que tem coisa errada. A primeira venda sempre é para alguem da familia! ;D

  • Esse artigo vai me ajudar a definir a estratégia para um negócio que vou lançar em breve. Obrigado pelas dicas.

  • luizpiovesana

    Que legal, Alex, fico feliz que podemos te ajudar!

    Aproveitando que o post é sobre marca, você viu o post sobre como fortalecer
    uma marca? Segue o link:
    http://saiadolugar.com.br/2010/02/05/como-f

    Abraços,
    Luiz

  • Pingback: Vídeo: Seja eficiente nos seus esforços de Marketing, conquiste entusiastas | Saia do Lugar()

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  • Keren

    MUITO RUIIM COMENTARIO DO NUMERO 6- DO CD VIRGEM MAXELL- DEPENDENDO DA ABORDAGEM NAO VEJO RAZAO POR NAO FALAR CD VIRGEM DE QUALQUER MARCA

  • luizpiovesana

    Oi Keren, tudo bem?

    O ponto 6, na verdade, fala sobre alcançar o nível pessoal, ou seja, sobre
    quando uma marca é tão presente/importante pra você que você faz questão.
    Seguindo o exemplo, a coca-cola é uma marca que consegue alcançar o nível
    pessoal, já CDs virgens não – nunca vi ninguém idolatrando uma marca de cd
    virgem.

    Espero que tenha ficado mais claro 😉

    Abraços,
    Luiz

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  • Ótimo post. Retwittado e compartilhado! Depois de um bom logotipo, um bom branding fará o sucesso de sua marca 😉

  • Pingback: Semana Guy Kawasaki | Saia do Lugar()

  • Luis Mathias

    Boa tarde,

    Sou empreendedor dono de uma empresa de soluções comunicativas bilingues e passei por todo o precesso de criação de marca e de serviços antes de entrar no mercado, mas só descobri exatamente o que era o meu serviço a partir do feedback dos possíveis clientes a quem apresentei a idéia. No começo éramos apenas uma empresa de tradução um tanto arrogante tentando mudar o mundo e hoje somos uma empresa de comunicação especializada. O projeto continua o mesmo o que muda é o modo de comunicá-lo!

    Luis Mathias,
    Diretor de Criação
    http://www.excellencetraducoes.com.br
    [email protected]

  • Barto Emerson

    legal vlw

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