como escrever um post de blog

Aprenda agora como escrever um post de blog para a sua empresa

Saber como escrever um post de blog focando em qualidade e conversões faz toda a diferença na sua estratégia de marketing. Para conseguir isso é importante conhecer a sua pernona, montar pautas adequadas, pesquisar, escrever do jeito certo, revisar o conteúdo e usar links internos.
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Atrair e fidelizar clientes é um dos principais, isso é, se não o principal, fatores que contribuem para longevidade da sua empresa. É por meio desse fator que a sua empresa consegue se manter ativar com uma alta lucratividade.

Como fazer isso? O principal método hoje é estar bem estabelecido no mundo digital e marcar presença onde os seus clientes estão. Um modo de começar a fazer isso é por ter um blog corporativo e produzir conteúdos relevantes atraentes ao seu público.

Para isso, você precisa aprender como escrever um post para blog, afinal, existe toda uma estrutura por trás disso. Quer aprender? Veja agora o passo a passo que separamos para você!

Conheça sua persona

A sua persona diz respeito a um cliente fictício ideal para que você efetue vendas. Ela diz respeito a pessoa para quem você vai escrever. Para isso, tire tempo de conhecer o seu público e monte qual é o perfil ideal do seu cliente.

Assim você saberá exatamente quais são as preferências e os interesses das pessoas para quem escreverá o post.

Monte uma pauta atraente

Depois de saber para quem escrever é preciso montar um guia do que será falado. Afinal, ao começar a escrever a esmo, sem nenhum direcionamento será difícil atingir o seu objetivo e chamar a atenção do seu público.

Procure se lembrar que o consumidor terá uma dúvida ou um objetivo para chegar até o seu texto. Por isso, use ferramentas (existem várias que são gratuitas) para encontrar como o seu cliente busca uma informação no Google.

Assim, você poderá definir uma palavra-chave a ser usada para que o seu post seja encontrado sempre que alguém tiver uma dúvida no assunto.

Depois disso, pense nos interesses do seu prospectivo cliente, veja o que você poderia ensinar a ele, como isso seria possível e coloque tudo isso no papel. Desse modo você vai ter:

  • o título do seu post;
  • qual será o seu objetivo com o texto;
  • a palavra-chave que será usada para elabora o post.

Pesquise bastante

Assim que montar a sua pauta é preciso saber como explicar uma ideia para o seu cliente. Talvez você não tenha todas as informações necessárias de cabeça e isso não apresenta nenhum problema.

Tudo o que você precisa fazer é pesquisar. Isso pode ser feito tanto na internet como em outros materiais que você tem disponível. O importante é que as suas referências sejam boas, completas e o auxiliem a elabora um texto de qualidade.

Estruture o texto por subtítulos

Depois de encontrar boas referências para escrever um post de blog você deve colocar subtítulos no seu texto.

Isso vai ajudá-lo a atingir o objetivo que foi estabelecido ao montar a pauta e evitará que você fale demais de um ponto e esqueça de falar de outro. Nesse momento o seu texto terá apenas título e subtítulos. 

Lembre de verificar se os subtítulos abordados serão capazes de responder a questão que foi levantada no título do artigo. Esse é um modo de garantir a satisfação do seu cliente.

Escreva

Ao ter todas as informações prontas e saber qual caminho deverá seguir para atingir o objetivo inicial é a hora de realmente escrever o post do seu blog. Deixe as suas ideias ganharem espaço.

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Uma dica na hora de escrever é evitar ficar voltando para corrigir os erros, isso vai atrapalhar o seu processo criativo. Também procure sempre se atentar:

A palavra-chave

A palavra-chave do seu artigo deve ser repetida o máximo de vezes possível sem ficar massante ou forçada. Essa prática vai ajudar os algorítimos do Google a entender quando o seu texto é relevante ou não nas buscas.

Isso tornará mais fácil para que você chame a atenção de quem realmente tem o interesse naquilo que a sua empresa oferece.

Ao tamanho dos parágrafos 

Hoje em dia, ninguém quer ler conteúdos massantes ou que sejam difíceis de ler. Por isso, dê atenção ao tamanho dos parágrafos que escreve. O ideal é que eles tenham sempre entre 2 e 5 linhas.

Assim, fica mais fácil a leitura e evita que o consumidor canse os olhos.

A escaneabilidade

Outro ponto a ser levado em consideração é a escaneabilidade do post. As pessoas hoje em dia primeiro passam os olhos em um artigo, filtram algumas informações e só então decidem se vão ler ou apenas sair de uma página.

Por isso, use negrito ou itálico em algumas partes importante do texto. Assim vai ficar mais fácil do leitor encontrar as informações mais importantes. 

Cuidado para não usar isso no texto todo. Apenas de 5 a 10% do seu texto deve ter esse recurso.

Revise

Como falamos antes, durante o processo criativo é importante não ficar voltando a toda hora para corrigir os erros, afinal, isso apenas ia dificultar o seu processo criativo.

Mas isso não é desculpa para entregar a seu prospectivo cliente informações incompletas ou deixar no seu post frases mau escritas e de difícil compreensão.

Por isso, revise todo o conteúdo que você elaborou com cuidado, encontre todos os erros e corrija tudo o que for necessário.

Um dica nesse momento é dar um tempo, no mínimo 15 minutos, após a elaboração do seu texto para começar o processo de revisão. Desse modo você evita que seus olhos estejam acostumados demais com a ideia e deixem passar erros.

Coloque links internos

Por último, coloque links no seu texto e uso os textos que você já tem publicados como links nos que estão sendo criados. Isso ajuda você a aumentar a credibilidade do seu blog e é um modo de entregar informações completas ao cliente.

Nesse caso, uma boa prática ao escrever um post de blog é adicionar 3 links internos a cada 500 palavras escritas.

Escrever um post de blog não é nenhum bicho de sete cabeças. Ao seguir os passos que citamos nesse texto você com certeza conseguirá produzir conteúdos de qualidade e relevantes ao seu público-alvo.

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