como empreender do zero

Confira 8 dicas essenciais de como empreender do zero

Empreender pode ser um desafio. Mas não se preocupe: com as dicas certas, você poderá conquistar o mercado e transformar seu negócio ao saber como empreender do zero!
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Teve uma boa ideia, mas não sabe como empreender do zero? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores. Você já quis empreender mas não sabia por onde começar, ou o que fazer? 

Saiba que isso não é raridade: infelizmente não muitos os empreendedores que deixam de trabalhar em seus projetos por não terem as habilidades necessárias ou o conhecimento necessário para colocar seus planos em ação.

Para que você não entre nessa estatística e descubra como empreender do zero, criamos esse conteúdo. Continue a leitura!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo nada mais é do que o desenvolvimento de competências e habilidades para criar um projeto e transformar uma ideia em uma ação, seja ela científica, técnica ou empresarial. 

O empreendedor, por sua vez, é o responsável (e ousado) que irá tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa para aprender tudo o que é necessário e executar seus planos.

Como empreender do zero?

Empreender não é tarefa fácil, mas sabemos que com algumas dicas, coragem e conhecimento, é possível transformar uma boa ideia em um grande negócio.

1. Avalie seu mercado

O primeiro passo é avaliar o seu mercado. É preciso que você entenda quais são as possibilidades para a sua empresa e o que esperar de agora em diante.

Uma dica incrível é realizar a análise SWOT periodicamente, tanto no início da sua empresa, quanto durante o processo de reestruturação e otimização do negócio.

Essa análise SWOT irá te ajudar a identificar algumas questões importantes, como:

  • quais são as forças da sua empresa;
  • quais são as fraquezas do seu negócio;
  • quais são as oportunidades no seu mercado;
  • quais são as ameaças no seu mercado.

Todas essas informações te ajudarão a desenhar de forma muito mais eficiente um plano de negócios, permitindo que você encontre as melhores alternativas e abordagens para a sua empresa.

2. Tenha um objetivo definido

Antes de começar o seu negócio, é preciso definir os objetivos do seu negócio. É comum encontrarmos empreendedores que definem metas semestrais, e esse é um bom caminho para se seguir.

No entanto, o ideal é, antes de definir essas metas semestrais, determinar qual é o objetivo geral do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais passos precisa dar para chegar onde planeja, com muito mais precisão e chances de sucesso!

3. Conheça seu público

É aqui que muitos empreendedores acabam pecando. É preciso conhecer o seu público e saber exatamente quais são as suas personas, quais são suas objeções e suas principais necessidades. 

Infelizmente não é raro encontrar um empreendedor que não tem conhecimento real do seu público. Muitos ainda se guiam pelo “público alvo” e acabam tendo uma definição bem generalizada de quem essas pessoas são e como elas se comportam.

Powered by Rock Convert

Quando você realiza o estudo de personas, você consegue ter uma visão muito mais específica de quem são essas pessoas e como a sua empresa consegue ajudá-las.

Com o estudo de personas, você levanta as seguintes questões:

  • entender quem são essas pessoas;
  • descobrir seus objetivos;
  • descobrir suas necessidades;
  • entender as objeções de compra dos diferentes perfis;
  • entender quais são seus desafios no dia a dia;
  • definir os melhores argumentos de venda para cada um desses perfis;
  • entender como seus produtos e/ou serviços podem ajudar cada um dos seus clientes diante suas necessidades.

4. Produza conteúdo

Uma vez que você conhece o seu público, sabe seus objetivos e tem metas a serem batidas, é hora de produzir conteúdo. 

Nesse momento, é interessante que você considere as necessidades e objeções das suas personas e, a partir disso, produza conteúdos que respondam às perguntas que essas pessoas apresentam. 

Esse conteúdo irá te ajudar a educar seu mercado e melhorar o seu ranqueamento, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência para o seu público.

5. Crie uma lista de e-mails

Mesmo que algumas pessoas digam que o e-mail morreu, isso não é verdade: o e-mail marketing se tornou uma excelente alternativa de estratégia online para conversar com consumidores e criar relacionamentos duradouros.

Para isso, você precisa montar sua lista: ofereça materiais diferenciados e capte leads qualificados. Com esses e-mails, você conseguirá trabalhar essa base de e-mails até convertê-la em clientes.

Uma vez conquistados os clientes, você pode aproveitar essa estratégia para nutrir uma relação de fidelização com os seus consumidores, aumentando a reincidência de compra e, por sua vez, aumentando os lucros do seu negócio.

6. Invista em bons produtos e serviços

Ter bons produtos e serviços não é uma opção: hoje, com o aumento da concorrência e das novas oportunidades de compra, é fundamental que você invista em melhorias contínuas para as soluções que oferecem ao público.

Para isso, sempre invista em pesquisa de mercado e em pesquisa de satisfação com os clientes, para aprimorar seus produtos e entregar aos clientes exatamente o que eles precisam.

7. Frequente feiras e congressos

Feiras, congressos e palestras sobre o seu mercado são uma excelente maneira de conseguir novos contatos e até conquistar novas oportunidades de negócio.

O networking é fundamental, e precisa ser desenvolvido o quanto antes. Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.

8. Não deixe para amanhã: comece agora!

E, claro, é hora de começar a agir. Um outro erro muito comum é esperar as coisas ficarem perfeitas para começar a trabalhar em suas ideias. Um empreendedor precisa aprender a seguir com a ideia mesmo que ainda não esteja tudo andando corretamente. 

Um ditado muito comum nessa área é “antes feito que perfeito”. Isso significa que é melhor fazer agora, onde está e com o que tem, do que esperar que as coisas fiquem perfeitas para começar. E, claro, com o tempo, ir otimizando o que precisa de ajustes.

Agora que você sabe como empreender do zero e o que fazer para conquistar seus objetivos, é hora de colocar a mão na massa. Para te ajudar a desenvolver habilidades e competências, indicamos os cursos de marketing digital da Universidade Rock Content. Com eles, você aprenderá tudo que precisa com os melhores profissionais do mercado.