Como dar nome a uma empresa: O caso da Empreendemia

Nosso amigo Bruno Villela, um dos protagonistas da parábola da piscina, sempre dizia:

“Um projeto sem nome é um projeto sem importância”.

Levando em conta toda a sabedoria do grande poeta Bruno Villela, seguem algumas características que consideramos importantes no nome de uma empresa.

![Foto aleatória](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/04/photopodborka_028.jpg "photopodborka_028")Como não conseguimos achar uma foto pra esse artigo, fica essa mesma
**Comece a se diferenciar tendo um nome diferente** Uma coisa que nós sempre falamos é sobre a importância de se diferenciar das outras empresas. Se diferenciar tem um propósito muito simples, fazer as pessoas lembrarem de você e terem algo para falar para as outras pessoas. Se você é igual a todo mundo, por que alguém lembraria de você?

No nosso caso, além de saber que “Empreendemia” não era uma palavra convencional, não existia nenhuma ocorrência no Google. Hoje em dia quando digitamos “Empreendemia” no Google, sabemos que todas as ocorrências falam sobre nós e essa é uma ótima forma de ter uma noção sobre nossa visibilidade.

Um bom nome significa alguma coisa
“Podaspdpadjiajidaa” também não tem nenhuma ocorrência no Google, mas isso não quer dizer que seja um bom nome. Um bom nome é aquele que as pessoas lembram. Para as pessoas lembrarem, é importante que o nome faça algum sentido na cabeça delas. Mesmo que seja através de um nome que simplesmente soe bem, como é o exemplo do Meebo.

Empreendemia representa nosso projeto de criar uma epidemia de empreendedorismo. Apesar de vez ou outra acharem que nosso nome é Empreendemania, dificilmente alguém esquece do nome.

Você saberá quando encontrar “O Escolhido”
Por mais “mágico” e não metódico que pareça, vai por mim, você saberá quando achar um nome realmente bom. Se ainda não bateu aquele momento “É esse!”, continue procurando. O mesmo vale para seu logo, os funcionários que você precisa contratar, etc. Tenha fé que assim como em Matrix, o “Escolhido” será revelado no momento certo.

Como Luiz estava na Alemanha e eu no Brasil, todas as conversas do início da empresa foram pelo Gtalk, o que criou um ótimo histórico. Confira direto da fonte o processo de concepção do nome da Empreendemia.

Colha feedbacks
Assim como quase tudo na sua empresa, sua opinião vale muito menos do que a opinião dos clientes. Assim que tiver um nome em mente, passe a usá-lo na hora de conversar com as pessoas e preste atenção nas reações.

Existiu um momento de muita tensão na empresa quando recebemos um feedback de que nossa marca estava brincalhona demais. Pensamos então em mudar o nome, o que causou certo desespero de algumas pessoas. Isso foi um ótimo sinal para mantê-lo.

Conclusão
Mais do que tudo, o nome é o que causará a primeira impressão de alguém sobre a sua empresa. Vale muito a pena investir em um bom nome que você tenha orgulho de carregar por aí.

Abraços,
Millor Machado (muito orgulhoso do nome Empreendemia)

P.S.1: Para acompanhar como nós evoluimos nossa empresa, recomendo também os artigos:

P.S.2: Que achou da foto do Hamster? Deixe seu comentário abaixo.

comments powered by Disqus