Como dar nome a uma empresa: O caso da Empreendemia

Como dar nome a uma empresa: O caso da Empreendemia

Dicas práticas sobre como dar nome a empresa e como surgiu o nome “Empreendemia”

Nosso amigo Bruno Villela, um dos protagonistas da parábola da piscina, sempre dizia:

“Um projeto sem nome é um projeto sem importância”.

Levando em conta toda a sabedoria do grande poeta Bruno Villela, seguem algumas características que consideramos importantes no nome de uma empresa.

Foto aleatória

Como não conseguimos achar uma foto pra esse artigo, fica essa mesma

Comece a se diferenciar tendo um nome diferente
Uma coisa que nós sempre falamos é sobre a importância de se diferenciar das outras empresas. Se diferenciar tem um propósito muito simples, fazer as pessoas lembrarem de você e terem algo para falar para as outras pessoas. Se você é igual a todo mundo, por que alguém lembraria de você?

No nosso caso, além de saber que “Empreendemia” não era uma palavra convencional, não existia nenhuma ocorrência no Google. Hoje em dia quando digitamos “Empreendemia” no Google, sabemos que todas as ocorrências falam sobre nós e essa é uma ótima forma de ter uma noção sobre nossa visibilidade.

Um bom nome significa alguma coisa
“Podaspdpadjiajidaa” também não tem nenhuma ocorrência no Google, mas isso não quer dizer que seja um bom nome. Um bom nome é aquele que as pessoas lembram. Para as pessoas lembrarem, é importante que o nome faça algum sentido na cabeça delas. Mesmo que seja através de um nome que simplesmente soe bem, como é o exemplo do Meebo.

Empreendemia representa nosso projeto de criar uma epidemia de empreendedorismo. Apesar de vez ou outra acharem que nosso nome é Empreendemania, dificilmente alguém esquece do nome.

Você saberá quando encontrar “O Escolhido”
Por mais “mágico” e não metódico que pareça, vai por mim, você saberá quando achar um nome realmente bom. Se ainda não bateu aquele momento “É esse!”, continue procurando. O mesmo vale para seu logo, os funcionários que você precisa contratar, etc. Tenha fé que assim como em Matrix, o “Escolhido” será revelado no momento certo.

Como Luiz estava na Alemanha e eu no Brasil, todas as conversas do início da empresa foram pelo Gtalk, o que criou um ótimo histórico. Confira direto da fonte o processo de concepção do nome da Empreendemia.

Colha feedbacks
Assim como quase tudo na sua empresa, sua opinião vale muito menos do que a opinião dos clientes. Assim que tiver um nome em mente, passe a usá-lo na hora de conversar com as pessoas e preste atenção nas reações.

Existiu um momento de muita tensão na empresa quando recebemos um feedback de que nossa marca estava brincalhona demais. Pensamos então em mudar o nome, o que causou certo desespero de algumas pessoas. Isso foi um ótimo sinal para mantê-lo.

Conclusão
Mais do que tudo, o nome é o que causará a primeira impressão de alguém sobre a sua empresa. Vale muito a pena investir em um bom nome que você tenha orgulho de carregar por aí.

Abraços,
Millor Machado (muito orgulhoso do nome Empreendemia)

P.S.1: Para acompanhar como nós evoluimos nossa empresa, recomendo também os artigos:

P.S.2: Que achou da foto do Hamster? Deixe seu comentário abaixo.

  • sergiomaia

    Boas dicas, no entanto não concordo com a segunda opção, que um “bom nome significa alguma coisa”, acredito que, mais importante que significar alguma coisa, um bom nome deve “soar” bem, ter um bom “timbre”. Por exemplo, Meebo não significa nada, no entanto é um bom nome, pois é fácil, curto e soa bem aos ouvidos, assim fica fácil às pessoas associarem o nome à empresa/produto etc….

  • Concordo com você Sergio, inclusive fiz uma pequena alteração nesse parágrafo.

    No final o que importa é ter um nome que as pessoas lembrem e ter algum significado ajuda nisso. O problema é quando empresas têm nomes que nem significam nada nem tem uma sonoridade fácil de lembrar. Aí é pedir para ser esquecido.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Abraços!

  • Paula F.

    A-M-E-I esse hamster!

    XD

    Sobre ser brincalhão demais eu acredito que não-raro as pessoas confundem bom humor com descompromisso. “Gente antiga” tende a achar que se vc trata as coisas com bom humor e de forma leve(usando emoticons ou imagens engraçadas por exemplo) é pq vc não está levando a sério! É como se ainda fosse pecado se divertir no trabalho! É como se, pra fazer algo bem feito, fosse imprecindível morrer de estresse e sentir que não vai dar conta.

    Acredito que a geração Y já lida melhor com isso e negócios gerenciados por pessoas assim já tendem a ser mais leves, simples e diretos. Que bom, né? Finalmente estão se dando conta que ser sisudo não significa ser competente. Muitas vezes significa exatamente o contrário!

  • Oi Paula,

    Fico muito feliz que tenha gostado do Hamster e do post. Vi seus comentários hoje no Twitter e fico lisonjeado em saber que os posts do Saia do Lugar tem sido úteis e ainda por cima te diverrtem. 🙂

    Sobre ser brincalhão, os feedbacks foram mais por causa do layout em si do que pelo nome. Dá uma conferida na imagem que usávamos inicialmente pra demonstrar o conceito da rede:
    http://saiadolugar.com.br/arquivos/2009/12/

    O mais legal de tudo isso foi ver o desespero de algumas pessoas, incluindo nós mesmos, quando tentávamos pensar em algo diferente de Empreendemia. O nome simplesmente não saía da cabeça.

    Mais uma vez, muito obrigado pelo seu comentário. É muito legal ver que existem pessoas acompanhando e torcendo por nós nessa jornada empreendedora.

    Abraços!

  • Blogger Adm

    Como administrador, fico feliz quando vejo postagen com essa.

    Essa frase resume em pequenas palavras toda a postagem
    “Um projeto sem nome é um projeto sem importância”.

    http://www.grandedicas.blogspot.com

  • Como Sempre ::: Encontramos boas dicas aqui !! Parabéns e continuem com esse maravilhoso trabalho.

    http://www.bwnweb.com.br

  • Dyegonr

    legal vcs esconderem os palavroes huaehuaehuaehua

    • Pior é que um ou outro ainda passaram.

      Isso que dá essa história de transparência hehe

      Abração!

  • seus textos são ótimos

  • Fico muito feliz por vcs. Continue com o trabalho. É muito bom abrir todos os dias o SAIA DO LUGAR e aprender mais do mundo fantástico q é SER ADM. #AdmNaVeia

  • rodrigo

    “Como não conseguimos achar uma foto pra esse artigo, fica essa mesma”

    nome da empresa = identidade própria
    identidade própria lembra o nosso rg
    que tal uma imagem desse tipo para o post? XD

  • Carlos Assis

    Acho muito bom todas as postagens que vocês colocam. Trabalho com Artes Gráficas e sei da importância que tem o nome e a Logo da empresa. http://www.helpart.com.br