criando uma página de descrição

Como criar uma boa página de descrição da sua empresa

Como criar uma página de descrição perfeita para sua empresa? Aqui, te damos as melhores dicas para o sucesso da sua página de descrição!

Talvez haja um motivo pessoal para a página de descrição da sua empresa não estar boa.

Muitas empreendedoras e empreendedores são inteligentes, têm boas ideias e estão dispostos a usar grandes doses de genialidade para resolver seus problemas cotidianos. Eles, inclusive, escutam elogios de colegas e amigos por isso o tempo todo.

Porém, não estão acostumados a falar bem de si mesmos. Por serem discretos ou tímidos, consideram isso como arrogância ou falta de modéstia. E isso é exatamente o que atrapalha a sua página de descrição.

Veja como evitar esse problema:

Como criar o texto de uma página de descrição

Provavelmente, você não é redator profissional, designer ou publicitário. É apenas um pequeno empreendedor ou empreendedora que precisa de um bom site, que atraia visitantes e passe confiança.

Vai ficar bem mais fácil vencer esse desafio se você compreender certos conceitos de publicidade e marketing digital primeiro. Vamos lá:

Conte histórias

Segundo a HubSpot, gigante do marketing digital, “as pessoas não compram o que você vende, elas compram o porquê de você vender”. Em outras palavras, todo mundo é influenciado pela história da marca ao escolher um produto.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que, muito mais do que elogiar a sua empresa ou o seu produto na sua página de descrição, o que você deve fazer é contar como tudo começou. Ou, ainda, contar como as coisas iam mal e acabaram mudando.

Quando a sua empresa foi criada? O que mudou de lá para cá? Dê a eles as respostas que eles querem.

Evite o excesso de formalidade

Textos publicitários como o de uma página de descrição devem evitar gírias e regionalismos, isso é fato. Afinal, é uma peça de redação que abrange um público muito grande e sua linguagem deve refletir isso.

Por outro lado, dividir o texto segundo aquele esquema clássico de “visão, missão e valores” é uma estratégia que já saturou. Veja bem, não é que você vai eliminar essas 3 coisas do seu texto de apresentação, mas sim que elas devem aparecer naturalmente.

Por exemplo, em vez de “nossa missão é a satisfação dos nossos clientes, oferecendo serviços condizentes com a sua expectativa…”, escreva “o que a gente mais gosta é de saber que nossos produtos fazem a vida dos nossos clientes melhorar”.

Percebeu que, no primeiro caso, o foco estava na sua empresa e, no segundo, ele foi colocado nos clientes? Detalhes assim fazem toda diferença.

Adapte a linguagem ao seu público-alvo

Certo, sem gírias e regionalismos e com uma linguagem bem objetiva, sem rodeios, isso você já entendeu. Mas existem outros “macetes” para escrever um texto que funciona na sua página de descrição.

Tente entrar na realidade do leitor. Ele é um cliente final ou você presta serviço para outras empresas? Quais os dilemas mais gerais que ele gostaria de ver resolvidos?

Por exemplo, se nós, do Saia do Lugar, fôssemos uma empresa que faz textos de publicidade, poderíamos dizer a você, na nossa página “quem somos”:

Fazemos textos de pessoas para pessoas.

Afinal, empresas, principalmente as pequenas como a sua, se diferenciam por serem mais humanas e o texto do seu site deve refletir isso. Com redações que envolvam os seus clientes, o seu produto vende mais e o seu empreendimento cresce.

Entendeu como a gente toca na raiz do problema e promete uma solução?

Como criar a arte de uma página de descrição

Embora pareçam coisas muito distintas, a arte e o texto de uma página estão muito conectados. Um tem a capacidade de ajudar o outro a ser mais eficiente.

Agora que você já entendeu o que faz um texto funcionar, veja como dar vida a esse texto com algumas dicas de design fáceis de colocar em prática:

Dê destaque ao que realmente importa

Junto com o texto que conta a história da sua empresa, há duas coisas realmente importantes e que merecem destaque:

  • Prêmios, reconhecimento e parcerias que a sua empresa conseguiu ao longo dos anos.
  • A opinião positiva de clientes atuais sobre ela.

Nada vai inspirar tanta confiança nos visitantes do seu site quanto essas duas coisas. Então, dê a elas o devido destaque. Coloque selos, logos ou ilustrações que mostrem em tópicos suas conquistas.

E adicione, com as palavras dos mesmos e entre aspas, a opinião de clientes satisfeitos, de preferência com uma boa foto ao lado. Isso agrega valor inquestionável à sua página de descrição.

Organize visualmente

Você não precisa ser um profissional da área das artes visuais para fazer um layout funcional para a sua página. Aqui, o que conta mais é o bom gosto. Eleja uma ordem de prioridade para as informações, e coloque apenas as mais relevantes em destaque.

Lembre-se, menos é mais. Isso significa que tentar dar destaque para todos os elementos na sua página acaba por não dar destaque a nada e deixar tudo com um aspecto desorganizado e feio.

Divulgue a sua página nas redes sociais

O objetivo de toda página “quem somos”, “sobre a empresa” ou “sobre nós” é o mesmo: gerar engajamento. E engajamento é a capacidade de ela inspirar as pessoas a interagirem, compartilharem ou apenas voltarem mais de uma vez.

E quando falamos em engajamento, o que vem automaticamente à sua cabeça? Isso mesmo, as redes sociais. Agora que você tem algo a dizer sobre aquilo que faz com amor, método e dedicação, deve mostrar essas palavras ao mundo.

Poste na Fan Page da sua empresa e, se couber no orçamento, separe um dinheirinho para impulsionar a sua página de descrição com anúncios pagos. Fazendo isso ela pode se tornar a porta de entrada para muitos novos clientes!

Não é necessário ser redator, designer ou publicitário para ter uma ótima página de descrição na internet. Basta ficar atento a algumas regras e saber falar sobre si mesmo e aquilo que você sabe fazer de melhor!

Agora você já está pronto para algumas dicas mais aprofundadas de marketing para melhorar o seu site. Confira o nosso artigo sobre SEO on page e apareça nas primeiras páginas do Google!

 

 

  • José Neto

    Sensacional!!!! Estava procurando justamente isto vou aplicar 😀

  • Tassia

    faço parte d uma empresa d criaçao d sites, http://www.skyproducoes.com
    mas gostaria d saber como q faço pra divulgar d forma rapida q abranja um n° gde
    d pessoas, q nao seja mto caro pq a empresa é nova no mercado.

    • Oi Tassia, tudo bem?

      Te recomendo conferir o Empreendemia . É uma
      excelente opção para empresas que prestem serviços para outras empresas.

      Abraços!

  • Propeq

    Muito bom artigo, Lucas! Represento a Propeq, empresa júnior de consultoria em Engenharia Química da Unicamp e seguindo esse conteúdo e dos links que seguem será possível fazer uma boa avaliação do nosso site (www.propeq.com). Já usamos algumas ferramentas como o Google Analytics, que realmente fornece dados muito úteis. Agradeço por esse compartilhamento de experiência.

  • Ledesenhista Levelmax

    Depende do Ramo de Atividade. Sou webmaster e já rparei que “Restaurante” bomba nas mídias sociais, inclusive com ajuda do foursquare, outras, por ter wi-fi em shoppings, mas empresas de construção civil por exemplo, são muito mais quadradas e menos POP. “Sérias”. Acham jovial demais as mídias sociais. Os engravatados não valorizam da mesma maneira. (E não estou generalizando). Mas o ramo de atividade conta demais.