Como criar um produto segmentado por nicho

Como criar um produto segmentado por nicho

Como já disse Bill Cosby, “Não sei o segredo para o sucesso, mas o segredo para o fracasso é tentar agradar a todos”.

Como já disse Bill Cosby, “Não sei o segredo para o sucesso, mas o segredo para o fracasso é tentar agradar a todos”.

Fazer um produto pra ‘massa’ é algo bem complicado, não só para atender uma grande demanda, mas também pela concorrência e pela grande possibilidade de acabar não agradando ninguém.

Por isso, já é uma tendência a criação de produtos que agradem públicos específicos. Mas e aí, comofas?

Aqui vão algumas dicas que coletamos:

1- Mostre a essência logo de cara

Essa é a parte essencial de um produto focado num nicho específico. Uma pessoa que se enxerga como parte de determinado nicho gosta de ser reconhecida e diferenciada por isso. Dando alguns exemplos:

  • Camisetas de rock têm bandas estampadas (e são quase sempre pretas)
  • Motociclistas de Harley Davidson têm jaquetas com a mesma marca (às vezes tatuagens também)
  • Roupas da Lacoste têm um jacaré enorme grudado nelas
  • Ferraris têm motores que fazem um som fantástico

2-Atenção ao nome

Por mais que um nome não precise indicar diretamente o que o negócio faz, no caso de um produto personalizado para um nicho, é recomendável que o nome deixe isso explícito. Por exemplo, a ótima hamburgueria “The Fifties” em São Paulo traz todo uma ambientação com decoração e música dos anos 50 – o próprio nome já indica o ar vintage do restaurante.

3- Traga um mecanismo do nicho para a experiência do produto

Com objetivo de imitar a trajetória de uma banda iniciante que vai ficando famosa, o jogo Rock Band vai mostrando o número de fãs, cachê e outros avanços naturais. Ou seja, um produto que consegue simular mecanismos específicos do nicho em questão acaba chamando bem mais a atenção.

Abraços,
Luiz Piovesana

a iniciativa pretende estimular o sentimento de urgência dos traders já que a loja já tem data de término: 30 de junho