Como criar um blog de sucesso

Saiba como criar blog de sucesso para a sua pequena empresa

Blog é um canal pelo qual você pode produzir conteúdos úteis e informativos ao seu público. Por essa razão, é possível encontrar blogs sobre os mais variados assuntos. E neste post diremos a você como criar blog de sucesso para a sua pequena empresa.

Por que empresas ou donos de negócio que já possuem um site também precisam ter um blog? Esta é uma pergunta muito corriqueira e a resposta é que, hoje, para uma estratégia digital ter sucesso, não basta ter um site que ofereça produtos ou serviços, mas também canais pelos quais as pessoas possam se informar e interagir com você e sua marca.

E os blogs atuam muito bem nesse ponto. Afinal, eles já não são mais simples diários de registros pessoais, mas sim meios de captar o público certo e gerar oportunidades de negócio.

Como criar um blog?

O processo de criação de um blog é simples e para que você possa realizá-lo da maneira correta, confira os quatro passos necessários.

Escolha o tema

O primeiro passo é escolher o assunto sobre o qual seu blog falará. É importante que seja relacionado ao nicho de atuação da sua empresa ou negócio e os posts precisam ser escritos com base na persona e no funil de vendas.

A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu público-alvo. Uma vez que os conteúdos do blog sejam feitos baseados na persona, eles poderão atrair ao seu blog as pessoas que têm maiores chances de comprar o seu produto ou serviço.

O funil de vendas é a representação da jornada de compra do seu cliente, ele é dividido em três estágios:

  • topo do funil: aqui, a persona descobre ter um problema;
  • meio do funil: nesta fase, a persona busca soluções para o problema;
  • fundo do funil: por fim, neste estágio, a persona contrata a empresa que sanará o seu problema.

Cada blog post deve ser escrito com base em alguma fase do funil. Recomenda-se que 80% sejam voltados para o topo e meio – a fins de atração e engajamento – e 20% para o fundo – a fins de conversão.

Escolha o domínio

O próximo passo é escolher o domínio do seu blog, isto é, o endereço virtual do seu blog. Afinal, para criar um blog é necessário comprar domínio e servidores próprios. Muito embora os domínios .com e .com.br sejam os mais utilizados, existem outros cuja escolha impacta diretamente a identidade do blog.

Se você já tiver um domínio usado para o site do seu negócio, pode criar um subdomínio como, por exemplo: blog.suaempresa.com.br. Isto é, caso isso faça sentido. A Rock Content, por exemplo, tem um domínio destinado ao site (rockcontent.com) e outro para o blog (marketingdeconteudo.com).

Escolha o servidor

O servidor, também conhecido como host, nada mais é, do que o espaço virtual onde o seu blog ficará hospedado. Afinal, todos os conteúdos e mídias como imagens, vídeos, e afins, precisam ser armazenados em algum local, certo? Por essa razão é preciso contratar um servidor.

Os principais tipos de hospedagem são: compartilhada ou dedicada. Na hospedagem compartilhada você divide o espaço em que seu blog é armazenado com outros usuários. O lado bom disso é o preço ser mais barato, contudo, caso você tenha muitos acessos, a conexão com o servidor pode cair e seu blog ficará fora do ar por alguns momentos.

Escolha o CMS

Por fim, você precisa escolher o CMS (Content Management System), ou seja, o sistema de gerenciamento de conteúdos do seu blog. O mais conhecido e recomendado é o WordPress e você pode aprender como operá-lo neste guia que produzimos.

Conheça o curso da Rock Content para criar blog de sucesso

Agora que você já sabe como deixar configurado um blog, é hora de começar a montar a sua estratégia e pôr em prática todas as técnicas que o levarão a sua pequena empresa ao sucesso. Com essa finalidade, produzimos para a Universidade Rock Content o curso online de Blogs Corporativos e trazemos aqui tudo que você aprenderá nesse treinamento.

Criação do blog

Em primeiro lugar, lhe contaremos um pouco a história dos blogs corporativos para que sua importância seja frisada e entraremos mais a fundo em como comprar um domínio, escolher a hospedagem assim como o CMS e configurar o seu blog dentro do WordPress.

Estratégia de conteúdo

Ter um blog bem-sucedido não se restringe a criar artigos e ponto final. É preciso, antes de tudo, fazer um planejamento para saber como este canal ajudará a sua empresa ou negócio a atingir os seus objetivos.

Para isso, lhe ensinamos como criar a sua persona, aplicá-la no funil de vendas e definir os KPIs que indicarão o quão efetivas estão as suas ações.

Produção de conteúdo

Como dissemos, fazer conteúdo não se resume a fazer um bom texto. Para produzir conteúdo para web, é preciso criar um calendário editorial, planejar as pautas, além de saber qual quantidade e tamanho de blog posts a sua estratégia deve ter. Tudo isso será ensinado a você para que tenha certeza de que o seus artigos estarão aptos a conseguir resultados incríveis!

SEO para blogs

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, tudo que é relacionado ao ranqueamento orgânico do seu blog nos motores de busca como o Google.

E para que isso ocorra, é preciso que o título, subtítulos, texto, URL e imagens estejam alinhados às boas práticas de SEO. E você aprenderá como fazê-lo.

Ferramentas para blogs

Para que o seu blog esteja preparado para o sucesso, algumas ferramentas são fundamentais. Afinal, é preciso examinar as palavras-chave, dados, links, concorrência, conversão, design e a própria produção de conteúdo.

Por isso, lhe apontaremos as ferramentas certas que o seu blog precisa ter.

Como divulgar um blog

Não basta ter um bom blog, as pessoas também precisam conhecê-lo, certo? Por isso, vamos ensinar como divulgá-lo nas redes sociais, e-mail, parcerias, co-marketing, link building, guest posts, e outras formas que deixem a sua marca mais conhecida ao seu público.

Case de sucesso

Um blog de sucesso deve, primeiramente, ter um bom tráfego. E para que você veja os benefícios disso em termos de negócio, trazemos no curso um case interno de sucesso que mostra como a Rock Content conseguiu aumentar em 1772% seu tráfego orgânico em um ano graças ao blog.

Teste e certificado

Após assistir todas as vídeo-aulas, você pode fazer o teste. Se acertar 70% das questões, terá o seu certificado em blogs corporativos que também pode ser adicionado ao seu perfil do LinkedIn.

E para que você comece a criar um blog de sucesso para a sua pequena empresa agora mesmo, clique aqui para fazer a sua matrícula no curso de Blogs Corporativos da Universidade Rock Content!

Curso de Blogs Corporativos