Como construir sua credibilidade usando a internet

Uma coisa precisa ficar bem clara quando falamos sobre credibilidade: **credibilidade se trata de percepção. **Ou seja, existe a possibilidade de Chuck Norris não ser idolatrado por algum ser vivo na Terra. O contrário também é válido. Quantas vezes vemos pessoas simplesmente inúteis que conseguem uma legião de fãs?

Com isso em mente, tenho uma boa e uma má notícia. A má é que você NUNCA terá credibilidade com todas as pessoas do mundo. A boa é que você só precisa de poucas pessoas acreditando em você, seus entusiastas.

![Construa sua credibilidade](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/07/Construa-sua-credibilidade.jpg "Construa sua credibilidade")Na internet, não importa quem você é
**Crie conteúdo sobre o seu setor** É importante lembrar que as pessoas que não te conhecem não vão enxergar sua credibilidade só porque você tem um rostinho bonito. Para ganhar a confiança das pessoas, é importante ser útil pra elas. Na internet, uma ótima forma de ser útil é produzir conteúdo que ajude as pessoas no seu dia-a-dia. Aí sim você ganha credibilidade.

No nosso caso, começamos o Saia do Lugar “só” para fortalecer nossa marca (veja mais). Felizmente ele cresceu mais do que esperávamos e hoje ganhamos dinheiro com ele vendendo nosso livro sobre desenvolvimento de produtos e em setembro começamos um curso sobre desenvolvimento de produtos.

**Conheça as pessoas que já tem credibilidade
**Veja só esse cara (link para a imagem)

![Um Zé Mané qualquer](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/07/cara-qualquer.jpg "Um Zé Mané qualquer")Um Zé Mané qualquer
Você deve estar pensando “Quem é esse cara? Por que eu compraria alguma coisa dele?”.

Porém, antes de fazer julgamentos precipitados, veja as coisas por outro ângulo (link para a imagem)

![E agora, quem é o Zé Mané?](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/07/amigochuck.jpg "E agora, quem é o Zé Mané?")E agora, quem é o Zé Mané?
Brincadeiras à parte, conhecer as referências da sua área é fundamental para construir sua credibilidade. No subconsciente das pessoas, a credibilidade dessa pessoa é transferida para você.

No nosso caso, fizemos questão de desde o começo apresentar o projeto aos formadores de opinião e colher feedbacks. Hoje em dia, muitos deles são nossos amigos e isso é sensacional. Veja mais em como fortalecer sua marca.

Conquiste a famosa “prova social”
Imagine a cena, você está levando seus filhos para jantar e olha para um restaurante que te chamou a atenção. Ao entrar no restaurante, você não vê uma alma viva em pleno sábado a noite, só os funcionários do lugar e aquela bola de pêlos que passa em filmes de faroeste. Você confiaria nesse lugar para alimentar seus filhos?

O mesmo vale para sua empresa na internet. Só um site bacanudo não é suficiente, você PRECISA mostrar depoimentos positivos sobre sua empresa.

Para se aprofundar no assunto “prova social”, confira o artigo Como conseguir um grande volume de clientes.

Conclusão
Ter um produto/serviço útil e de grande qualidade é fundamental, mas é a credibilidade que fará com que as pessoas paguem caro por ele. Credibilidade só é conquistada aos poucos, mas depois que você a conquista é muito difícil algum concorrente te alcançar.

Se na sua visão temos credibilidade e você tem interesse em desenvolvimento de produtos, dá uma conferida embaixo da minha assinatura nas informações sobre o curso.

Abraços,
Millor Machado (empolgado com o curso Desenvolvimento de produtos sem enrolação)

comments powered by Disqus