Prova social

Como conseguir um grande volume de clientes

Como conseguir não só os primeiros, mas também um grande volume de clientes

Redes sociais sofrem muito com o chamado problema do ovo e da galinha; para ganhar muitos usuários, a rede precisa ser atrativa, para ser atrativa a rede precisa de muitos usuários.

A grande questão é que não só as redes sociais sofrem com esse problema. Você comeria num restaurante vazio? Você frequentaria um shopping que ninguém vai? Você se trataria num médico que nunca tratou ninguém?

Contarei algumas lições que aprendemos no Empreendemia para ganhar a chamada “prova social”. Porém, antes disso confira a figura abaixo, ela é sensacional!

Prova social

Procure os inovadores
Existe um tipo de pessoas com um perfil fantástico, os inovadores. Essas pessoas simplesmente gostam de saber o que está acontecendo de novo e querem fazer parte disso. Sabe aquele seu amigo que quer ser o primeiro a contar uma notícia ou a assistir um filme? Esse é o perfil do inovador.

Se você não conhece um inovador não tem problema. Convença sua família ou seus amigos a usar seu produto/serviço, mas saiba que dificilmente eles irão pagar por isso.

O que você precisa no começo é prova social, não dinheiro. Seu foco inicial é conseguir os 2 animais de cada espécie que repovoarão o planeta.

Comece dando descontos ou test-drives
Da mesma forma que alguns restaurantes no shopping oferecem degustações, uma forma de conseguir os primeiros clientes é oferecer promoções ou test-drives do produto.

O maior problema pra uma empresa/produto/serviço novo é que o cliente enxerga um risco em comprar aquilo. Ninguém sabe direito se o produto funciona, é muito arriscado gastar dinheiro nisso. Descontos e test-drives ajudam a diminuir essa barreira.

Facilite a indicação
Agora que você já tem uma população inicial provando que seu produto/serviço funciona, é hora de partir pra expansão. Para isso, você pode comprar milhões de anúncios, mas também é possível usar a ferramenta de marketing mais eficiente: o boca-a-boca.

Pela internet é muito fácil alguém repassar seu link pra um amigo ou dar RT no Twitter. Mesmo assim, não custa nada ter um botão “Indique para um amigo” em que a pessoa pode mandar um e-mail sobre sua empresa para os contatos. Promoções do tipo “traga um amigo e ganhe X% de desconto” também podem ser uma ótima tática.

Mate a cobra e mostre o pau
De nada adianta ter a primeira leva de pessoas usando seu produto/serviço se não ficar claro que você tem a “prova social”. Pra um estabelecimento comercial é óbvio que existem pessoas lá, mas pra serviços é importante mostrar quem já usa seu serviço.

Conclusão
Sendo uma empresa nova no mercado, sempre existirá uma barreira pelo fato das pessoas não te conhecerem. Diminuir essa barreira é fundamental para começar. Depois disso, um bom produto e um atendimento excepcional são coisas que farão seu cliente falar sobre você e auxiliar sua expansão.

Lembre-se disso, para conseguir muitos clientes, primeiro consigo alguns, depois faça esses trazerem os outros.

Abraços,
Millor Machado (praticamente um colonizador)

Para aprender mais sobre marketing viral, é altamente recomendada a leitura do artigo: Os 3 tipos de pessoas para espalhar uma epidemia.

P.S.: Agradecimento especial a Eric Santos por nos repassar um artigo sobre o tema.

  • Curti muito este artigo. Uma tradução da prova social de Robert C. Cialdini.

  • Fala Renan!

    Não conheço o Robert C.Cialdini. Você tem algum material dele? Pode ter
    alguma coisa legal pra gente se aprofundar no tema.

    Abraços!

  • Julio

    Olá, tudo bem?
    Gosto muito do site, além de entretenimento e notícias, sempre nos passa informações úteis.
    Gostei muito do post! Meu Projeto interdisciplicar é basicamente sobre isso!
    Fiquei sabendo por alguns blogs que a Ernst & Young abriu as inscrições pra Trainee desse ano. Eles ainda divulgaram vídeos que mostram o cotidiano de alguns de seus funcionários, mostrando o sucesso profissional e a qualidade de vida. Ficou ótimo e extremamente criativo!
    Olá, tudo bem?
    Gosto muito do site, além de entretenimento e notícias, sempre nos passa informações úteis. Fiquei sabendo por alguns blogs que a Ernst & Young abriu as inscrições pra Trainee desse ano. Eles ainda divulgaram vídeos que mostram o cotidiano de alguns de seus funcionários, mostrando o sucesso profissional e a qualidade de vida. Ficou ótimo e extremamente criativo, vale a pena conferir:
    http://www.traineesey.com.br/

  • Millor,

    Melhor que matar a cobra e mostrar o pau, é matar a cobra e mostrar a cobra morta!

    Abraços

  • Ele escreveu o livro Persuasão que vai fundo sobre isso.

  • Jaqueline-nicolosi

    adorei as dicas vou tentar bjs

  • Olá Millor.

    Acredito que está é uma das tarefas mais difíceis ao
    empreender. Ainda não tenho muita experiência, pois estou no meu primeiro
    empreendimento. Mãããs já percebi que as pessoas possuem grande receio em
    investir em algo novo. Mesmo que você ofereça o seu produto gratuitamente ou o
    preço seja baixo. O proxpect não vai fazer muito esforço para dar certo.

    Eu consegui alguns pontos a mais abordando proxpects mais
    fortes. Sim, o proxpect mais forte no mercado é, geralmente, o mais inovador. Talvez
    ele seja o mais forte pq arrisca mais. Levo vários “chás de cadeira” esperando
    por eles, mas a probabilidade de sucesso é maior. E o mais forte acaba
    influenciando o mais fraco.

    Outro assunto, essa é uma dica muito pessoal, nunca ofereça o
    seu produto gratuitamente. As experiências que tive foram todas desastrosas. Pq
    quando você oferece o seu produto gratuitamente o proxpect NÃO vai dar atenção
    p/ você, não vai indicar o seu serviço aos amigos, não vai fazer esforço algum,
    e provavelmente vai usar nos primeiros dias e tchau. Acredito que isso não vai
    ajudar na sua “prova social”. Talvez descontos promocionais e com periodicidade
    baixa.

    É isso ai. Sucesso pra nós empreendedores que arriscamos mudar
    o mundo.

    Abraços Millor e parabéns pelo trabalho sensacional que você
    vem fazendo

    • Excelente relato Helton! Essas dicas em relação aos prospects são muito boas.

      Agradeço muito também pelos elogios ao nosso trabalho.Abração!

  • Nandinhabrewk

    trabalho em uma estamparia como devo conversar com o cliente pelo telefone e convese-lo a fazer camisetas personalizadas

  • Natexengenharia

    artigo ecelenter

  • Oi adorei a materia.
    Acabei de abrir uma empresa de prestação de serviços de Quick Massage hà empresa e eventos, como faço para adquirir clientes??

  • Barbara

    Gosteii bastante das dicasss obrigada:)