Como conseguir um grande volume de clientes

Redes sociais sofrem muito com o chamado problema do ovo e da galinha; para ganhar muitos usuários, a rede precisa ser atrativa, para ser atrativa a rede precisa de muitos usuários.

A grande questão é que não só as redes sociais sofrem com esse problema. Você comeria num restaurante vazio? Você frequentaria um shopping que ninguém vai? Você se trataria num médico que nunca tratou ninguém?

Contarei algumas lições que aprendemos no Empreendemia para ganhar a chamada “prova social”. Porém, antes disso confira a figura abaixo, ela é sensacional!

Prova social

Procure os inovadores
Existe um tipo de pessoas com um perfil fantástico, os inovadores. Essas pessoas simplesmente gostam de saber o que está acontecendo de novo e querem fazer parte disso. Sabe aquele seu amigo que quer ser o primeiro a contar uma notícia ou a assistir um filme? Esse é o perfil do inovador.

Se você não conhece um inovador não tem problema. Convença sua família ou seus amigos a usar seu produto/serviço, mas saiba que dificilmente eles irão pagar por isso.

O que você precisa no começo é prova social, não dinheiro. Seu foco inicial é conseguir os 2 animais de cada espécie que repovoarão o planeta.

Comece dando descontos ou test-drives
Da mesma forma que alguns restaurantes no shopping oferecem degustações, uma forma de conseguir os primeiros clientes é oferecer promoções ou test-drives do produto.

O maior problema pra uma empresa/produto/serviço novo é que o cliente enxerga um risco em comprar aquilo. Ninguém sabe direito se o produto funciona, é muito arriscado gastar dinheiro nisso. Descontos e test-drives ajudam a diminuir essa barreira.

**Facilite a indicação
**Agora que você já tem uma população inicial provando que seu produto/serviço funciona, é hora de partir pra expansão. Para isso, você pode comprar milhões de anúncios, mas também é possível usar a ferramenta de marketing mais eficiente: o boca-a-boca.

Pela internet é muito fácil alguém repassar seu link pra um amigo ou dar RT no Twitter. Mesmo assim, não custa nada ter um botão “Indique para um amigo” em que a pessoa pode mandar um e-mail sobre sua empresa para os contatos. Promoções do tipo “traga um amigo e ganhe X% de desconto” também podem ser uma ótima tática.

Mate a cobra e mostre o pau
De nada adianta ter a primeira leva de pessoas usando seu produto/serviço se não ficar claro que você tem a “prova social”. Pra um estabelecimento comercial é óbvio que existem pessoas lá, mas pra serviços é importante mostrar quem já usa seu serviço.

Conclusão
Sendo uma empresa nova no mercado, sempre existirá uma barreira pelo fato das pessoas não te conhecerem. Diminuir essa barreira é fundamental para começar. Depois disso, um bom produto e um atendimento excepcional são coisas que farão seu cliente falar sobre você e auxiliar sua expansão.

Lembre-se disso, para conseguir muitos clientes, primeiro consigo alguns, depois faça esses trazerem os outros.

Abraços,
Millor Machado (praticamente um colonizador)

Para aprender mais sobre marketing viral, é altamente recomendada a leitura do artigo: Os 3 tipos de pessoas para espalhar uma epidemia.

P.S.: Agradecimento especial a Eric Santos por nos repassar um artigo sobre o tema.

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