como calcular metas de vendassucesso empresarial é um dos maiores desafios da vida de um empreendedor. Em meio a tantas tarefas importantes, saber como calcular metas de vendas é essencial para alcançar tais objetivos.

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Como calcular metas de vendas alcançáveis e desafiadoras?

Selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a aprender como calcular metas de vendas coerentes e estimulantes para o seu time de funcionários. Continue a leitura!

Não há dúvidas de que tornar uma empresa rentável e alcançar o sucesso empresarial é um dos maiores desafios da vida de um empreendedor. Em meio a tantas tarefas importantes, saber como calcular metas de vendas é essencial para alcançar tais objetivos.

Um empresário inteligente precisa trabalhar para estabelecer metas que sejam ao mesmo tempo possíveis de se alcançar e desafiadoras. Acredite: conseguir esse exato equilíbrio é o que faz seus funcionários trabalharem motivados e com empenho para se superarem e colaborarem com o sucesso do negócio.

Por isso, neste post selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a estabelecer metas coerentes e estimulantes para o seu time de funcionários. Quer aprender? Continue lendo!

1. Saiba mensurar a capacidade de venda da sua equipe

Para conseguir estabelecer metas possíveis é preciso conhecer a capacidade de vendas da sua equipe. Afinal, para que uma meta seja interessante, ela precisa ser possível de se alcançar, caso contrário causará desconforto e desmotivação no seu grupo de funcionários.

Sendo assim, analise qual é a sua capacidade de venda e entrega, levando em consideração o potencial da sua atual equipe. Lembre-se: não basta vender muito, é preciso primar para que suas vendas sejam concretizadas com um padrão de bom atendimento ao cliente.

Além disso, avalie qual é a taxa de vendas concretizadas em relação ao número de clientes em potencial, visando identificar as razões que os levaram a não fechar negócio.

2. Avalie as oportunidades geradas pelo seu time de marketing

Colocar nas mãos da equipe de vendas toda a responsabilidade pelo aumento ou pela diminuição da rentabilidade do negócio é um erro que precisa ser evitado. Para que você trace metas realistas é preciso avaliar as oportunidades que a equipe de marketing tem gerado à sua empresa.

Em outras palavras, se a equipe de marketing tem cumprido adequadamente seu papel, com campanhas atrativas e criativas, mais clientes chegarão ao seu estabelecimento comercial e você poderá traçar metas mais ousadas. Por outro lado, se o marketing não está sendo bem executado, sobrecarregar sua equipe com metas incoerentes pode ser um fator negativo na motivação de todo o grupo.

3. Estabeleça indicadores de desempenho claros

Medir o desempenho de cada funcionário é importante para identificar talentos e situações que precisam ser aperfeiçoadas. Assim, procure estabelecer de forma clara e objetiva quais indicadores você usará para avaliar seus funcionários — sejam eles quantitativos ou qualitativos.

Por exemplo: se você utilizar como base o número de vendas concretizadas ou os feedbacks positivos de clientes ao longo de um mês, deixe isso bem registrado e visível para toda a equipe. Além de estimular uma concorrência interna saudável, isso faz com todos saibam como estão sendo avaliados e se esforcem para realizar um bom trabalho.

4. Observe se o custo de aquisição por cliente supera o valor da venda

Um dado que precisa ser cuidadosamente avaliado pelo empreendedor é o custo de aquisição do cliente (CAC). Essa é uma métrica do marketing que avalia financeiramente os resultados das suas vendas, ou seja, se os custos com publicidade são recompensados nas vendas.

Assim, para saber o seu CAC basta dividir a soma dos investimentos realizados pelo número de clientes conquistados no mês. Entenda que saber isso é importante não só para reavaliar tais investimentos, mas para estabelecer uma meta realista e desafiadora na medida certa.

Neste post selecionamos informações sobre como calcular metas de vendas que sejam coerentes e ao mesmo tempo desafiadoras. Como você percebeu, para que sua equipe esteja sempre motivada e engajada em conquistar melhores resultados, é importante se atentar a algumas premissas antes de definir tais metas. Portanto, lembre-se sempre dessas dicas ao estabelecer os objetivos da sua equipe.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então veja a importância do profissional de marketing para o seu negócio!