como atrair clientes

Confira 8 técnicas de como atrair clientes usando Marketing Digital

O Marketing Digital é uma ferramenta poderosa para gerar leads para empresas, mas muitas ainda encontram dificuldades em usá-la. Por isso, listamos 8 técnicas de como atrair clientes para colocar em prática hoje mesmo.
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Toda empresa deseja conhecer o segredo de como atrair clientes pelo Marketing Digital. No entanto, a tarefa é mais difícil do que parece, especialmente por causa do nível de conhecimento e dos recursos humanos disponíveis para o trabalho.

Pelo menos é isso que a Content Trends 2019 mostra para gente. Na pesquisa, empresas que não adotam estratégias de Marketing de Conteúdo (apenas uma das facetas do Marketing Digital) listaram 4 principais obstáculos para o sucesso das suas ações:

  • 31,9% disseram que era o desconhecimento da estratégia;
  • 25,7% falaram que não tem equipe disponível pro trabalho;
  • 15,3% afirmaram não ter o budget necessário;
  • 9,7% escolheram a falta de tempo como principal obstáculo.

Com isso em mente, nós listamos abaixo 8 excelentes técnicas que ensinarão a você e sua empresa como atrair clientes agora mesmo usando o Marketing Digital. São estratégias baratas e que podem ser realizadas com relativo pouco tempo e recursos humanos.

E se o seu problema é a falta de conhecimento sobre o Marketing Digital, não se preocupe. Temos um bônus no fim do artigo. Ficou interessado? Então leia tudo até o fim!

1. Invista em um blog corporativo para atrair clientes

Muitas empresas se sentem receosas de abrir um blog corporativo em 2019 ou 2020. Afinal, será que “blogs ainda valem a pena”? 

Mas é claro que valem! Os números não permite enganos sobre o assunto. Por exemplo, 70% dos consumidores prefere conhecer mais sobre uma empresa por um blog do que via outras plataformas de publicidade.

Além disso, empresas que trabalham com o Marketing de Conteúdo via blog corporativo conquistam, em média, 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que as companhias que não fazem isso. 

Ou seja, não há discussão: criar um blog corporativo é uma das maneiras mais eficazes para atrair clientes na Internet.

2. Aposte na mídia paga para atrair em curto prazo

Criar um blog corporativo é um dos segredos de como atrair clientes pela Internet. No entanto, trata-se uma estratégia que demonstra melhores resultados no longo prazo.

Quando não há muito tempo para esperar e você precisa de retorno imediato, uma excelente técnica para atrair as pessoas é investir na mídia paga.

Em poucas palavras, mídia paga consiste em anúncios e impulsionamentos na Internet, em plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads e mesmo outros sites e blogs.

As vantagens de investir em mídia paga são:

  • retorno rápido;
  • baixo custo;
  • orçamento controlado;
  • maior conversão.

Além disso, as mídias pagas permitem o uso do remarketing, que é tentar converter um potencial consumidor que interagiu com o seu site, mas não fechou negócio. Dessa forma, a empresa diminui o desperdício de leads e aumenta a eficácia da sua estratégia.

3. Aprenda como atrair clientes pelas redes sociais

Apesar de vistas como monstros devoradores de produtividade, as redes sociais são excelentes plataforma de negócios. 

É possível usá-las, portanto, para atrair clientes pelo Marketing Digital, desde que você aprenda como gerar engajamento no Instagram, Facebook, YouTube e outras plataformas.

O primeiro passo para isso é entender que cada rede funciona de uma maneira e pede um tipo de material. Os vídeos feitos para o YouTube, por exemplo, devem ser diferentes daqueles produzidos para o Instagram.

No entanto, é necessário manter uma coerência visual e de marca em todas as plataformas, de maneira a não afastar os seguidores e nem causar estranhamento.

Além disso, aprenda como dominar as ferramentas de segmentação de cada rede social para entregar a sua mensagem para o público mais disposto a ouvi-la, aumentando sua conversão no processo.

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4. Invista em conteúdos em mídias diferentes

Você sabia que o vídeo é o formato de conteúdo preferido dos usuários, com 68,2% das pessoas consumindo alguma coisa audiovisual na Internet?

Isso mostra que existem diversos formatos de conteúdo para explorar na sua estratégia de Marketing Digital. Além dos vídeos, você pode usar:

  • podcasts (segundo o Spotify, o número de ouvintes de podcasts subiu 330% nos últimos anos);
  • webinars;
  • ebooks;
  • infográficos;
  • relatórios de pesquisas;
  • estudos de caso;
  • aplicativos mobile.

Por isso, se você quer atrair clientes para sua empresa, seja criativo e explore as possibilidades. A ideia é criar mais tentáculos para alcançar mais e mais potenciais consumidores na sua estratégia.

5. Use a automação de marketing para atrair clientes

Se você se encaixa entre os quase 50% de empresas que disseram não ter tempo, dinheiro ou equipe para investir em Marketing Digital, conheça agora mesmo a automação de marketing.

Em poucas palavras, essa técnica consiste em usar softwares automatizados para nutrir seus leads e movê-los pelo funil de vendas montado pela empresa. 

Algumas das suas vantagens incluem menos custos e mais vendas (empresas que usam a automação de marketing geram leads que fazem 50% mais compras e custam 33% menos).

Isso sem falar no aumento de produtividade: empresas pequenas que investem em automação registram mais de 86% de eficiência nas suas ações de marketing.

6. Aprenda técnicas de SEO para saber como atrair clientes

Você sabia que só 0,78% dos usuários clicam em algum post da segunda página do Google e que mais de 75% do tráfego de buscas ficam com as 3 primeiras posições no buscador?

Por isso, é essencial investir em técnicas de SEO para otimizar o seu site, blog e conteúdo, de modo a ser encontrado na Internet. Esse é um dos principais segredos de como atrair clientes online.

7. Faça parcerias com influenciadores para atrair pessoas

Uma das grandes tendências de Marketing Digital atualmente é fazer parcerias com influenciadores para direcionar o público para as ações da empresa.

Para se ter uma noção da eficácia dessa estratégia, a marcas que trabalham com influenciadores no seu ramo notam de 3 até 10 vezes mais conversão nas suas ações.

No entanto, é importante avaliar bem os influenciadores e seu poder de persuasão, além do conteúdo da estratégia, antes de usá-los para atrair clientes para sua empresa.

8. Estabeleça parcerias de co-marketing com outras empresas

Pode parecer contraprodutivo, mas você já parou para considerar fazer uma parceria com uma empresa que tenha o mesmo público-alvo que você?

Companhias assim não são, necessariamente, concorrentes. Pense, por exemplo, em uma loja que venda fantasias infantis e um buffet para aniversários. 

O público é o mesmo, mas o produto é diferente. Assim, elas podem se indicar aos clientes para que ambas fechem mais negócios.

Existem diversas tipos de parcerias que o Marketing Digital pode oferecer para sua empresa:

  • guests posts;
  • conteúdo conjunto;
  • recomendações e interações nas redes sociais;
  • campanhas conjuntas;
  • promoções em parceria.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Com certeza você está com vontade de ir logo testar essas técnicas de como atrair clientes na Internet. Mas não ficou faltando algo? Ficou sim: nosso bônus prometido na introdução. Então lá vai: que tal um curso completo de Marketing Digital?

Para vencer o desconhecimento e aprender a dominar todas as técnicas para atrair os consumidores online, matricule-se agora mesmo no plano completo de cursos da Universidade Rock Content e descubra como fazer a sua empresa crescer!