como adicionar administrador de páginas do Facebook

Saiba como adicionar administrador de páginas do Facebook na sua empresa

Manter as redes sociais atualizadas pode ser uma tarefa bastante difícil quando só você é responsável por fazer todos os posts e responder aos comentários. Por isso, é interessante saber como adicionar um Administrador de páginas do Facebook quando tiver uma pessoa ou equipe para auxiliá-lo nessa empreitada.
Cursos de Marketing Digital para empresasPowered by Rock Convert

Veja neste post quais são as funções administrativas que o Facebook disponibiliza e como incluir pessoas para trabalharem na página da sua empresa.

Quais as possibilidades de funções dos membros da equipe de uma página?

Quando criamos uma página no Facebook, recebemos, automaticamente, a função de Administrador. Com isso, temos acesso a todas as funcionalidades que a rede social nos oferece para o gerenciamento da fanpage.

Contudo, essa é apenas uma das 6 funções administrativas disponíveis na plataforma.

Listamos a seguir todas essas funções que o Facebook permite atribuir às pessoas que gerenciam uma página. Vamos começar das mais simples e avançamos com aquelas que acumulam mais permissões.

Gerente de empregos

Além de publicar e gerenciar vagas de emprego na página, é capaz de ver e administrar as candidaturas. Também pode criar anúncios, impulsionar publicações e visualizar informações e a aba Qualidade da Página.

Essa guia mostra se a fanpage teve alguma violação das regras estabelecidas nos Padrões da Comunidade, uma espécie de diretriz sobre como se comunicar no Facebook. Ela também exibe avisos de violação de direitos autorais.

Analista

Quem recebe a função de Analista pode ver qual pessoa que trabalha na página criou uma publicação ou incluiu um comentário, visualizar informações e acessar a guia Qualidade da Página.

Anunciante

O Anunciante tem as mesmas permissões que o Analista, sendo que também pode fazer anúncios e realizar o impulsionamento de posts para que alcancem mais pessoas.

Moderador

A função de Moderador autoriza a pessoa a tomar as mesmas ações do Anunciante, sendo que também incorpora as seguintes possibilidades:

  • remover ou banir pessoas da página;
  • responder e excluir comentários;
  • responder comentários no Instagram, caso a página do Facebook esteja vinculada a uma conta nessa rede de compartilhamento de imagens;
  • excluir publicações na página;
  • enviar mensagens como a página.

Editor

Seguindo para a quinta função de gerenciamento, temos que o Editor compartilha das mesmas permissões do Moderador, mas também pode:

  • publicar e gerenciar vagas de emprego;
  • fazer e excluir publicações em nome da página;
  • adicionar aplicativos;
  • editar detalhes da conta do Instagram vinculada à página;
  • editar a página.

Administrador

Por fim, chegamos ao Administrador, o perfil que concentra todas as permissões. Além de ter todas as capacidades do Editor, o Administrador ainda pode atribuir, alterar ou remover uma função administrativa a outros usuários e gerenciar as configurações da página.

Antes de continuar, precisamos considerar que esses papéis podem sofrer alterações conforme o Facebook desenvolve novas funcionalidades ou até mesmo adquire outras empresas (Instagram e WhatsApp, por exemplo).

Para você ter uma ideia, o cargo de Gerente de emprego sequer existia antes de 2018. Ele foi adicionado às opções a partir do momento em que lançaram o Facebook Jobs.

De qualquer maneira, a essência das funções tende a permanecer a mesma. Se tiver dúvidas, é só consultar as indicações que o Facebook oferece ao longo das etapas que explicaremos a seguir.

Powered by Rock Convert

Como adicionar um Administrador de páginas do Facebook?

Agora que já sabemos as características de cada função, vamos ver um passo a passo de como adicionar um Administrador à sua página. Confira!

Já conectado ao Facebook, entre na sua página e encontre a opção Configurações, que fica no menu superior.

Depois, acesse as Funções administrativas, que fica no menu lateral, à esquerda.

Agora, você verá a seção Atribuir uma nova função administrativa. Ela terá um campo, em que você deve digitar o e-mail da pessoa que deseja adicionar. Se vocês já forem amigos no Facebook, basta digitar o nome dela para encontrar.

Ao lado desse campo, há uma caixa de seleção, em que provavelmente a opção Editorjá estará selecionada. Troque para Administrador e clique em Adicionar.

Por questões de segurança, o Facebook vai pedir a sua senha antes de continuar. Basta digitá-la e clicar em Enviar.

Feito isso, é preciso aguardar até que a pessoa aceite o convite. Na mesma tela de Funções administrativas, é possível ver quando ele ainda está pendente. Enquanto isso, você pode usar o botão Cancelar convite caso desista de inserir aquele usuário como mais um gerenciador da página.

Depois de aceito o convite, você pode alterar a função administrativa daquela pessoa, se desejar. Aliás, se quiser, também poderá remover o usuário — com o detalhe que ele receberá uma notificação assim que isso ocorrer.

O que precisamos saber antes de adicionar um Administrador?

Vale lembrar que, ao atribuir a função de Administrador para outra pessoa, ela terá as mesmas permissões que você. Dessa forma, conseguirá alterar os aspectos e configurações da página.

Mas quanto ao risco de perder a sua página, não se preocupe. Como foi você quem atribuiu a ela a função de Administrador, mesmo com todas as permissões ela não será capaz de cometer a desonestidade de trocar o cargo de Administrador atribuído ao seu usuário ou mesmo removê-lo.

De todo modo, tenha sempre o cuidado de apenas atribuir o perfil de Administrador para quem for de extrema confiança.

Também é importante ter em mente que o usuário tem a escolha de remover a si mesmo do gerenciamento de uma página. O único porém é que um Administrador não pode se remover enquanto não adicionar uma outra pessoa com essa função para ficar no seu lugar.

Diante de todas essas informações, percebemos que adicionar um Administrador de páginas do Facebook é um processo bastante simples. Pode parecer complicado encontrar o local para fazer essas configurações em um primeiro momento, mas incluir gerenciadores da fanpage e controlar suas permissões logo se torna algo trivial.

E então, gostou do post? Quer se informar mais sobre redes sociais e como elas podem fazer a diferença na sua estratégia de marketing digital? Conheça o curso de Gestão de Mídias Sociais da Universidade Rock Content e saiba as excelentes oportunidades que terá ao obter a certificação!