como abrir uma agência de viagens

Confira agora como abrir uma agência de viagens

Entenda como abrir uma agência de viagens, além de compreender na prática se ainda vale a pena investir no negócio. Com a dose certa de planejamento e criatividade, é possível encontrar o equilíbrio capaz de viabilizar o investimento nos tempos atuais.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Em meio à transformação digital, perguntas como abrir uma agência de viagens ou não se tornaram muito frequentes. Com a internet à disposição do usuário, ficou muito mais fácil — e barato — se organizar na hora das férias ou do trabalho.

Isso não significa, porém, que você deve evitar o ramo. Muito pelo contrário! Com o devido planejamento, estratégias bem definidas e aquele toque de criatividade, tenha certeza que é possível se destacar e reinventar todo um setor.

Por isso, é importante entender as principais especificações para que a abertura do negócio não se transforme em uma série de complicações. 

Neste post, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de decidir se essa é a opção ideal para você. Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

  • Quais são as vantagens do negócio?
  • Como abrir uma agência de viagens?
  • Qual é a importância do Marketing Digital nesse contexto?

Ainda vale a pena investir no negócio?

Por muito tempo, as agências de viagem eram praticamente o único recurso entre o viajante e local de destino. Fazer tudo sozinho era extremamente burocrático, além de ser uma tarefa complicada.

A internet ainda não oferecia “o mundo na palma da mão” como atualmente, então era difícil saber por onde começar. Por isso, o modelo de negócio explodiu e foi extremamente lucrativo por anos e anos.

Nos últimos meses, porém, o mercado sofreu um dos seus maiores choques: a falência da operadora britânica de turismo Thomas Cook. O anúncio causou transtorno para mais de 600 mil viajantes ao redor de todo o mundo, e foi conhecido como “o maior esforço de repatriação em todos os tempos fora de períodos de guerra”. 

Com isso, muitas pessoas começaram a considerar se o negócio realmente vale a pena, e a nossa resposta é: sim, ainda é! 

Toda a sociedade vem passando por uma grande transformação. E, como qualquer transição, é preciso saber se adaptar. As agências de viagens nos modelos antigos podem até ter de fato morrido, mas existem formas de tirar proveito de uma situação aparentemente sem saída

A principal delas é saber se reinventar em tempos de internet. Pense só: se o seu possível cliente já pode fechar uma viagem diretamente com os hotéis ou comprar as passagens no próprio site da companhia aérea, tudo isso com valores reduzidos, o que você pode entregar de diferente?

Como abrir uma agência de viagens?

Agora que você já entendeu as principais vantagens em abrir uma agência de viagens, veja os principais pontos que envolvem o processo de abertura e inauguração do negócio

Entenda as regulamentações técnicas

Antes de dar prosseguimento ao processo de abertura, tenha em mente todos os documentos e burocracias que devem ser resolvidos. Os principais deles, apontados pelo Sebrae, são:

Powered by Rock Convert
  • faça a consulta comercial para saber se o seu local de atuação estará apto para realizar atividades do tipo. No caso de agências online, não é preciso;
  • defina o nome da sua marca e faça todos os registros necessários;
  • formalize o seu negócio na Junta Comercial ou cartório;
  • obtenha o alvará de licença;
  • faça o registro no Ministério do Turismo, que é feito de forma gratuita.

Defina a proposta do seu negócio

Depois de entender se será uma agência online ou física, por exemplo, não pare por aí. Defina a sua proposta de negócio e trabalhe nesse nicho. É importante pensar nos seguintes pontos:

  • quais serão os principais meios de transporte?;
  • a cobertura é internacional?;
  • pretende ter uma frota própria de veículos?.

Lembre-se que tudo o que for definido neste momento inicial será importante para todo o futuro do seu negócio, incluindo as estratégias de branding e posicionamento online

Trabalhe com um grande diferencial

Já falamos mais de uma vez sobre a suposta decadência das agências de viagem, mas o fator criatividade é capaz de virar o jogo. Partindo do pressuposto que as pessoas acham caro ter o intermédio de uma agência, já que conseguem fazer tudo pela internet, o que você pode oferecer como um diferencial?

É possível, por exemplo, criar roteiros personalizados: viagens para lua de mel, viagens para crianças, viagens para idosos, viagens para quem gosta de aventura, para quem gosta de tranquilidade… E muito além.

Pacotes especiais para cinéfilos, por exemplo, passando pelas principais locações daqueles filmes clássicos que todo mundo ama são ótimas maneiras de reinventar a proposta de uma agência de viagens.

Além disso, você pode oferecer também uma consultoria sobre pontos que dificilmente são de domínio do viajante. Questões como extravio de bagagem, o que fazer quando for parado na alfândega ou como lidar com a imigração de certos países são diferenciais que vão além da simples compra de um roteiro genérico.

Não importa a sua ideia, o importante é pensar em formas de agregar valor ao produto. 

Qual é a importância do Marketing Digital nesse contexto?

Depois de perceber as melhores formas de abrir uma agência de viagens e entender na prática quais são as principais vantagens, é hora de falar sobre um outro assunto muito importante: o Marketing Digital em uma boa estratégia de divulgação do seu negócio.

Entre todas as vantagens, a principal delas é a capacidade de oferecer visibilidade online a partir de conteúdo relevante e que passe confiança para o cliente. Em um universo cercado pelo digital, com um fluxo de informação que vem e vai muito rápido, é importante se posicionar e permanecer em evidência.

O Marketing Digital é responsável por conquistar aquele público qualificado, ou seja, que desenvolveu real interesse pelos seus produtos a partir de uma estratégia rica, desenvolvida minuciosamente e com implicações muito positivas.

Em tempos de mudanças bruscas no comportamento de compra do usuário, tenha certeza que é preciso investir em formas atualizadas de conquistar a atenção do público. Fuja dos anúncios invasivos e sem proposta de valor.

Se você gostou deste conteúdo, continue investindo em conhecimento para aplicar no seu negócio. É hora de conhecer os melhores cursos de Marketing Digital da Rock University!