Desenvolvimento de produto: Coloque-se no lugar do cliente

Desenvolvimento de produto: Coloque-se no lugar do cliente

Seguindo a série de artigos sobre desenvolvimento de produtos, a ideia é aprofundar um pouco mais na primeira etapa do processo de desenvolvimento de produtos: Entenda o problema que o produto vai resolver.

Seguindo a série de artigos sobre desenvolvimento de produtos, a ideia é aprofundar um pouco mais na primeira etapa do processo de desenvolvimento de produtos: Entenda o problema que o produto vai resolver.

A situação é a seguinte, você fez uma rápida pesquisa e tem uma ideia inicial de qual problema o produto vai resolver. A partir disso você vai ouvir o seu cliente em potencial e terá uma noção melhor da visão que ele tem sobre o problema. Agora, qual a melhor forma para conseguir enxergar profundamente como é possível fazer um produto melhor do que o da concorrência?

Coloque-se no lugar do cliente!

Descubra as reais necessidades do cliente

Descubra as reais necessidades do cliente/usuário do seu produto

 

No caso do Saia do Lugar, nós estávamos abrindo nossa empresa e fomos buscar informações sobre como começar uma empresa em livros, blogs e outros sites na internet. Nós precisávamos de conteúdo rápido, simples e prático. Simplesmente não encontramos. Daí nasceu a ideia de fazer o nosso blog.

Quando nos colocamos no lugar dos leitores sentimos falta de um lugar com conteúdo bem organizado e que respondesse sem enrolação a perguntas como:

Essas ideias específicas de conteúdo do blog não surgiram por pesquisas que fizemos, e sim quando procuramos esse tipo de informação e não encontramos da forma que gostaríamos. É no momento de usar o produto que você conseguirá ver o que realmente pode ser melhorado e fazer disso o seu diferencial. Isso não serve só para um blog, mas também para avaliar o atendimento dos restaurantes da região, analisar sua dificuldade em encontrar determinados tipos de roupas, etc. É estando na pele do cliente e usando os produtos e serviços disponíveis que as lacunas de mercado (oportunidades) ficarão visíveis.

Com o tempo tivemos feedbacks dos leitores e aí sim começamos a postar dicas diárias ao empreendedor, entrevistas, vídeos e histórias de empreendedorismo, mas a ideia base do blog surgiu no momento em que nos colocamos no lugar do cliente.

Para quem quiser se aprofundar em outras formas de descobrir as necessidades do usuário, segue o link para um post sobre o tema no blog Acelerando a Inovação (um ótimo blog por sinal).

E vocês, tem estado na pele dos seus clientes? Concordam que essa é a melhor forma de descobrir como fazer um produto diferenciado?

Abraços,
Millor Machado (passando pela dificuldade dos clientes)

Nota: Foto conseguida no site Corbis.

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.