coisas desconfortáveis

11 coisas desconfortáveis que vão te trazer mais sucesso

Uma jornada empreendedora pode ser bem embaraçosa! Descubra agora quais são as 11 coisas desconfortáveis que vão te fazer um empreendedor de sucesso!

Você certamente já passou por coisas desconfortáveis na vida e na carreira que lhe fizeram ter vontade de fugir para o lugar mais longe que fosse possível encontrar. Essa é a reação mais comum que nosso cérebro tem para evitar desafios e não precisar sair do comodismo do conhecido.

Mas, por um outro lado, ninguém consegue chegar muito longe sendo acomodado. Todas as grandes surpresas que a vida pode nos proporcionar exigem de nós algum nível de risco. Sem se aventurar em caminhos incomuns, todos nós estaremos fadados a apenas reproduzir ações que pessoas mais criativas e corajosas inventaram.

Qual tipo de pessoa você quer ser? Se chegou até aqui na leitura, é porque muito provavelmente existe um lado explorador que queira descobrir. Um bom começo é prestar atenção nas 11 situações seguintes:

1. Aceite elogios

É provável que você não saiba receber um elogio sem balbuciar ou ficar sem graça. Fique tranquilo! O mesmo acontece com 70% da população mundial, segundo um estudo realizado pela empresa americana Acknowledgement Works.

Receber elogios é por muitas vezes desconfortante, seja porque eles confrontam uma imagem que se tem de si ou podem “inflar o ego” e por isso, atrapalham o crescimento. Porém, essa é uma prática muito comum e que demonstra mais um sentimento de outra pessoa em relação a um feito seu.

Portanto, quando isso acontecer, não se desespere. Quando alguém faz um elogio, é para expressar como algo louvável em você foi impactante para ele.

2. Fale em Público

Se manifestar em público é sempre uma situação desconfortante, mesmo para uma pessoa que pareça à vontade com isso. Certamente, para conseguir atingir esse grau de segurança diante de um público foi preciso passar por diversos treinamentos.

Assim sendo, não se sinta mal se todas as vezes que tiver que viver essa experiência sua garganta secar e suas mãos começarem a suar. É realmente estressante ter de encarar tanta exposição, pois automaticamente associamos isso a um grande julgamento.

Existem umas dicas que podem te ajudar a superar esse desconforto, dentre elas:

  • não memorize um discurso, tenha apenas roteiros como referência;
  • encare a fala em público como uma conversa amigável;
  • tenha pensamento positivo! Acredite que está tudo bem e que não há nenhum dificuldade.

3. Use as informações a seu favor

No mundo comunicacional em que vivemos hoje, está muito fácil criar históricos de informações e armazenar dados e o resultado disso é um acúmulo inédito de materiais que podem virar grandes estratégias, se forem trabalhados de forma objetiva.

Por isso, mesmo que tenha se formado na área de humanas, se você quiser se dar bem no mundo dos negócios, terá de entender como os números e os fatos podem te ajudar a ser mais criativo e a encontrar saídas inovadoras.

4. Acorde cedo

É certo que o período matutino é o que mais nos deixa dispostos, mesmo que relutemos a aceitar o despertador, já que tivemos anteriormente uma noite de sono que assegurou o bom funcionamento do nosso raciocínio e também do nosso corpo. Portanto, são as manhãs que podem fazer a diferença na busca do seu sucesso.

Além disso, acordar cedo é poder viver no espaço de tempo em que o caos urbano e a vida cotidiana ainda não se instalaram. Isto é, a caixa de e-mail ainda não lotou, o telefone não tocou, desta forma, não influenciarão na sua produtividade.

Experimente adquirir esse hábito e colha os bons frutos de desempenhar funções importantes logo no início do dia!

Fique rico enquanto dorme! Não sabe como? Leia o nosso artigo e descubra!

5. Ouça críticas construtivas

Lidar com críticas normalmente não é das tarefas mais fáceis. Isso porque elas nos colocam em conflito com a gente mesmo sem que estejamos preparados para isso.

A primeira grande dica aqui é conseguir distinguir as construtivas das meramente depreciativas (infelizmente, acontece!). Se você considerar que o que escutou pode te levar para um lugar melhor e garantir um crescimento, aceite e reflita!

Outro ponto que pode ajudar: encare de forma positiva o que está sendo dito a você, não como uma ameaça. Acredite que uma opinião externa pode trazer um ponto de vista inexplorado e que muitas vezes será o que precisa escutar para encontrar a melhor saída.

6. Enfrente conflitos

Os conflitos em uma vida empreendedora podem nos trazer muita ansiedade e, por vezes, desencadear até quadros de estresse. Mas pense por outro ângulo: evitá-los é sempre estar como coadjuvante nas situações.

Com certeza passar por isso é sempre muito desconfortável, porém são eles que indicam que esteja realizando coisas realmente significativas. É impossível construir um negócio de sucesso sem lidar com conflitos. Isso vai estar em todos os passos, desde o início, então é bom se acostumar.

Além do mais, é ao aprender lidar com isso que você também entenderá melhor as motivações das pessoas e como elas podem pensar diferente. Se abrir a isso é se abrir a um universo de novas possibilidades e pontos de vista.

7. Faça exercícios regularmente

De que adianta querer realizar grandes feitos se o seu corpo não consegue andar nem até a esquina? Certamente não muito. Para se alcançar objetivos, devemos prestar atenção no conjunto do que somos. E isso implica cuidar da nossa saúde, mesmo quando somos jovens.

Ao mesmo tempo que existe uma tendência enorme em nosso tempo de cuidados com o corpo, também há uma certa pressão por alta performances, tanto mentais quanto físicas. E o grande risco disso, quando se é empreendedor, é gastar muito tempo focado em fazer o negócio acontecer e esquecer das prioridades pessoais.

Como tudo na vida é equilíbrio, na carreira profissional não seria diferente. É melhor ser obstinado e construir sempre, do que ter que parar de tempos em tempos porque sua rotina e modo de vida são insustentáveis. Pense nisso!

8. Desconecte-se

Sabemos que falar sobre isso em tempos tão conectados pode ser o maior dos desafios propostos até aqui. Segundo uma pesquisa da revista TIME, 84% de 5.000 entrevistados acham insuportável a ideia de estar sem o celular.

Todos estamos conscientes dos benefícios da internet e do mundo em rede, vivemos ele diariamente. Porém pouco se fala do quanto isso pode fazer mal, como tudo o que usamos em excesso.

Muitos teóricos desmentem a ideia de uma separação do mundo físico e virtual e defendem que o mundo que temos é um só. Mas um dos maiores problemas de navegar em excesso é estar concentrado em experiências, projetos, opiniões que outros estão desenvolvendo.

É saudável se comunicar e se divertir online, mas não deixe que isso atrapalhe o seu foco no momento de conquistar e construir seu próprio caminho!

9. Aprenda a força do networking

A primeira aproximação sempre é a mais difícil e é essa barreira que muitas vezes deixamos de atravessar. Qualquer pessoa é um mundo e se fechar para isso é perder ótimas oportunidades de experiência e crescimento.

No mundo dos negócios, essa é uma prática ainda mais recomendada, pois ninguém constrói um empreendimento sozinho, mesmo que tenha dinheiro para isso. São as pontes das pessoas que conhecemos que nos levam além. As pessoas são o maior segredo de qualquer sucesso.

Portanto, invista em uma rede de contatos!

10. Assuma seus erros

Errar é humano, então porque assumir isso lhe faria diferente de qualquer um? Na maioria das vezes isso acontece porque tentamos acertar. Existem muitas variáveis que podem fazer alguém cometer um erro, por isso não faça dessa vivência um peso.

Evite ficar se culpando porque algo não deu certo, isso faz mal e mina a criatividade. A melhor forma de transformar esse sentimento ruim em algo construtivo é assumir o que aconteceu e se esforçar para que da próxima vez tudo saia melhor.

11. Discorde de seu chefe

Ao contrário do que se pode imaginar em início de carreira, quando ainda somos inseguros e imaturos, contrariar seu chefe não pode colocar em risco sua carreira. É exatamente o contrário: um verdadeiro líder se sente inspirado com colaboradores que discordam dele, pois, acima de tudo, isso reflete uma personalidade e coerência. Isso conta muito.

Uma ideia que não possui algum tipo de confronto está fadada a ser superficial, pois é no embate de ideias que as melhorias são alcançadas. Com o tempo, essa prática vai ficando espontânea e se estiver realmente alinhado em suas ações e pensamentos, sua credibilidade aumentará.

Mas, cuidado! Não vá discordar dele apenas por fazê-lo, sem ter um argumento sustentável para isso. Caso contrário, você pode correr o risco de ser tachado como “do contra” ou até mesmo alguém que queira muito chamar a atenção.

Gostou de ver por um outro ângulo as coisas desconfortáveis que passamos diariamente? Com certeza, ao encará-las assim seu sucesso será certo!

Isso porque é impossível que uma vida realmente criativa e cheia de realizações não tenha conflitos, discordâncias. Uma das grandes verdades no mundo empreendedor é se apegar a seu objetivo de forma obstinada. Saiba onde quer chegar. Mas a trajetória, ela será bastante incerta.

Gostou do conteúdo e o achou relevante? Talvez também possa gostar de ler “55 segundos para recuperar sua autoestima”