Chat online para vender mais no final do ano

Chat online para vender mais no final do ano

Quer aprender a aumentar suas vendas de final de ano com as ferramentas de chat online? Preparamos este conteúdo para te ajudar!

Podemos levar em consideração que em todo final de ano as vendas crescem por três eventos separados que se fazem importantes também em conjunto:

  • Dia das Crianças
    Época de grande movimento nas lojas voltadas para crianças, mas também percebe-se crescimento nas vendas em venda de eletrônicos.
  • BlackFriday
    Famosa promoção americana que se espalhou pelo mundo, a Black Friday é sinônimo de descontos.
  • Natal + Ano Novo
    Famílias, empresas e grupos de amigos trocam presentes e viajam juntos, aumentando bastante as compras por impulso.

Se você já tem um e commerce deve estar pensando:

“quero aproveitar essa época e vender mais!”

Nós vamos te ajudar a conseguir isso! Quer saber como? Continue a leitura e veja:

  • ferramentas essenciais para empresas e pessoas;
  • logística;
  • divulgação;
  • métricas;

Vamos começar?

Ferramentas de comunicação

É sempre importante estar munido das melhores ferramentas para ser mais rápido e preciso que a concorrência. Mas quais são as melhores ferramentas disponíveis hoje em dia?

Existem milhares de alternativas para cada uma das que vamos citar abaixo, mas as que destacamos aqui são as de conhecimento público que tem qualidade e vão te ajudar.

Uso interno

Aqui nós vamos separar em pessoas que acessam seu site e as pessoas que trabalham na sua equipe (incluindo você).

Slack

Uma das ferramentas de comunicação internas mais usadas no mundo. A intenção deles é justamente fazer que a troca de emails interna seja desnecessária.

Google Suite

A melhor opção de emails e toda a famosa suíte do Google com Google Docs, Sheets, Slides e tantas outras alternativas ao Microsoft Office, de graça.

Canvas e os 9 blocos de importância:

  • Proposta de valor — o que sua empresa irá oferecer e que de fato trará valor para os clientes;
  • Segmento de clientes — quais são os segmentos de clientes que serão o foco do seu negócio;
  • Relacionamento com clientes — como a sua empresa se relacionará com esses segmentos
  • Canais — por onde o cliente compra e recebe seus produtos ou serviços;
  • Atividade-chave — quais são as atividades necessárias para que seja possível que o seu e-commerce entregue a Proposta de Valor
  • Recursos principais — quais seriam  os recursos necessários para realizar as atividades principais do seu negócio;
  • Parcerias principais — quais seriam as parcerias necessárias para realizar as atividades do seu negócio;
  • Fontes de receita — quais seriam as maneiras principais de se obter receita por meio de propostas de valor;
  • Estrutura de custos — quais seriam os custos necessários para manter o seu negócio no ar .

Quer saber mais sobre o Canvas? Recomendamos acessar esse post..

pense na importância da sua caixa de ferramentas

Uso externo

Todas as pessoas de todas as empresas precisam trabalhar em conjunto. Sejam internos ou externos, é sempre imperativo que se tenha sincronia nos processos.

Veja algumas ferramentas que vão te ajudar nessa questão:

Trello

Precursor do KanBan em ferramentas de gerenciamento de projetos, o Trello trouxe agilidade e facilidade em visualizar o status de cada tarefa.

Com a possibilidade de fazer ligações entre tarefas, você tem toda uma suíte de organização com calendário, responsáveis e integrações para trabalhar em cima.  Pode ser interna ou interna + externa.

JivoChat

As ferramentas de comunicação entre empresas e consumidores são amplas. Temos o email, as redes sociais e as ligações como exemplos.

Se você juntar todas em uma só, terá a JivoChat. Mais conhecidos pelo chat online, a Jivo é moderna e robusta tendo muitas possibilidades para variados tipos de empresa. Vale a pena conhecer.

Checklist fim de ano

Marque um sinal de confirmado em cada um dos pontos abaixo para se certificar que você está pronto para vender mais no final do ano:

  • Sei como mostrar meu valor para o mercado:
    Durante a Black Friday é comum que se batalhe pelo menor preço. Mas cuidado com essa estratégia durante o resto do ano. Avalie se é possível ter algum tipo de Garantia de Entrega ou Entrega Relâmpago na semana do Natal. Você pode até fazer desconto no SEDEX para garantir agilidade na entrega.
  • Tenho uma verba disponível para anunciar:
    Invista dinheiro em campanhas publicitárias para seus produtos, pois todas as outras empresas estarão. É comum que o valor do CPC (Custo por Clique) no Adwords aumente e você deve esperar por isso.
  • Já segmentei minha base de emails:
    É sempre importante segmentar sua base de emails. Mas, para evitar que sua automatização acabe oferecendo um produto que você não pode entregar em determinada região do país, por exemplo.

  • Tenho anúncios diferentes para personas diferentes:
    Você pode anunciar o mesmo produto de formas diferentes se você pensar em públicos diferentes. Uma garrafa de água pode ser a hidratação de um atleta ou o cuidado de uma mãe preocupada com a sede do seu filho na escola.
  • Defini meu objetivo final e meus objetivos secundários:
    Seu objetivo principal pode ser vender, mas seus objetivos secundários podem ser adquirir mais interessados em sua marca, no seu modelo de negócio ou até mesmo em conhecer seus parceiros.
  • Todas as pessoas envolvidas estão atentas aos prazos:
    Não adianta nada receber o banner da Black Friday dia 1º de Dezembro, concorda? Então se organize para essa época final do ano para evitar esses erros de logística interna.
  • Cheque por erros
    Evite ao máximo erros de qualquer forma. Páginas que não carregam, anúncios com erros de digitação ou páginas antigas que não fazem sentido no momento da promoção. Para isso, tenha pessoas qualificadas para testar e alterar as páginas.

Divulgação

Para divulgar sua loja você precisa saber qual a melhor parte de cada um dos canais de divulgação que você pode usar.

Então, vamos lá!

Google

 

Google Adwords

Ferramenta de anúncios do Google com muitas opções disponíveis e possibilidade de mensurar de forma minuciosa.

Você pode fazer banners, atingir novamente usuários que já acessaram seu site, entregar anúncios baseado em palavras exatas ou genéricas e fazer tudo isso baseado em um local.

Existem milhares de ebooks sobre Adwords disponíveis no mercado e vale a pena se aprofundar no assunto.

SEO (Search Engine Optimization)

O maior mecanismo de busca do mundo é o Google. Por ser extremamente eficaz faz com que seja possível existir o Google Adwords. Sempre que alguém busca por algo e encontra a empresa ganha mais adeptos que usam trilhões de vezes por dia.

Mais de 80% dos cliques vão em resultados orgânicos, que não são anúncios, sendo divididos em:

  • mapas;
  • imagens;
  • vídeos (vamos falar mais sobre vídeos no próximo tópico: Youtube);
  • notícias;
  • aplicativos;
  • tabelas;
  • respostas;
  • tudo isso ao mesmo tempo, às vezes.

Estar relevante nos resultados orgânicos é difícil, mas extremamente recompensador.

Youtube

Depois do Google, o segundo maior buscador do mundo é o Youtube. Então, ter vídeos e relacioná-los ao seu conteúdo se torna uma ótima estratégia de marketing.

Além disso, muitas das SERP’s (Search Engine Result Pages) contém vídeos, o que pode levar diretamente ao seu site.

Veja como produzir bons vídeos com poucos recursos aqui.

Facebook

O Facebook é a TV do século XXI. Ficamos horas rolando a timeline vendo as novidades dos amigos e marcas e nem percebemos quanto tempo estamos lá.

A sua estratégia de marketing pode se aproveitar disso utilizando duas formas básicas de atingir seu público alvo.

Alcance Orgânico

Sua base de seguidores também segue outras páginas. Aí você depende do algoritmo do Facebook entender que você é quem deve aparecer na Timeline do seu fã, não seu concorrente.

Para essa mínima parcela de pessoas você deve entregar ótimo conteúdo. Viralizável, engraçado, emocionante, personalizado e atento às novidades.

Não parece fácil porque não é. Mas essa é a fórmula de sucesso do Facebook.

Facebook Ads

Na parte dos anúncios o Facebook se destaca por segmentações. Você pode escolher detalhadamente quem vai receber seu anúncio.

Desde informações demográficas (gênero, idade, localização…) até as comportamentais (curte Rock, tem um iPhone, compareceu à minha loja física…)

Aproveite as possibilidades e, com a ajuda de um especialista, invista nos anúncios do Facebook.

Email

O email ainda é muito utilizado e é visto diariamente por todos. Até o final do ano você pode traçar uma estratégia de nutrição de leads rápida e atingir apenas interessados no seu produto.

Email Marketing

Chegar no inbox é uma coisa. Ser clicado é outros quinhentos! Por isso, ter uma estratégia de email marketing que converse com o resto da sua comunicação é fundamental.

Use e abuse de descontos e evite promoções repetitivas para sempre chamar a atenção do seu prospect ou cliente.

Retarget de Base

Agora que você já tem uma base de emails interessante, pode começar a enviar o email 2 para apenas as pessoas que abriram o email 1. O email 3 para quem não abriu nenhuma delas e o email 4 para quem abriu o 1 e o 2.

Cada mensagem deve ser “personalizada em massa”. Então, aproveite das funções de chamar o seu contato pelo nome, dar cupons de desconto de acordo com a sazonalidade e, quanto mais seu usuário gostar de você, mais ele vai alimentar sua base e receber novos emails.

Look Alike

Um extra dos anúncios de Facebook é poder anunciar para pessoas parecidas com outras. “Look Alike” em Inglês significa “semelhante”.

Você pode enviar sua lista de emails para o Facebook e ele expande essa lista, procurando por pessoas semelhantes socialmente. Desde engajamento, uso, dados demográficos e de comportamento. Vale muito a pena!

Logística

É comum que no final do ano os serviços de entrega (estou olhando para você, Correios) atrasem um pouco os envios.

Então, para compensar isso e vender mais no final do ano sem aumentar o número de reclamações, siga os 4 passos a seguir:

  1. SEDEX sempre que possível;
    Em épocas de grande movimento o PAC ou a Encomenda Normal não são priorizados. Então, prefira usar o SEDEX para pedidos que você possa comer um pouco da margem no custo do envio.
  2. Pronta Entrega > Produção;
    Tente manter o máximo do seu estoque disponível nestas datas. Evite deixar para produzir em cima da hora pois é a época que a maioria das pessoas tira férias também.

Cuidado com os pagamentos por boleto, também. Reservar por muitos dias um pedido que não andar não é uma boa estratégia em tempos de compras por impulso.

  1. Organização interna;
    Tenha rápidas reuniões diárias sobre o andamento das tarefas. Evite deixar que algo fique em cima da hora como o envio de um pedido grande.
  2. Códigos de Rastreamento bem guardados;
    Tenha um CRM para armazenar todos os códigos de rastreamento dos Correios dos pedidos dos clientes.

Por mais que emails automáticos sejam enviados, os clientes podem ligar perguntando e se você tiver essa informação ao alcance das mãos conseguirá atendê-lo de forma mais eficaz.

Métricas

Aproveite o trabalho extra neste final de ano para acumular informações e melhorar sua performance no próximo ano.

Para isso, é fundamental que você trabalhe bem com as métricas. Angarie os dados necessários para ver se compensa, por exemplo, parar ou aumentar as campanhas de Facebook Ads.

No email Marketing você pode segmentar pessoas a partir do comportamento delas nesse período de fim de ano. Se você vende algo que só é comprado uma vez por ano (seguro de automóvel, por exemplo) e já vendeu na black friday, pode segmentar essa pessoa no ano que vem.

Melhores Ferramentas para Métricas

Google Analytics

O Google Analytics permite que você descubra de onde veio seu visitante, por quais páginas ele passou e quanto tempo ficou no site. Além disso, de forma estratégia, entrega quais fontes de tráfego estão mais eficazes e faz toda a coleta de dados de metas, objetivos e comércio eletrônico.

Hoje em dia a ferramenta essencial para todo dono de website.

HotJar

Para quem deseja verificar como os visitantes se comportam dentro do site, o HotJar precisa apenas de uma linha de código para fazer esse acompanhamento.

Ele entrega gráficos de clique, scroll e calor para que você entenda quais partes do seu conteúdo estão sendo mais bem aproveitadas pelo seu público-alvo.

Facebook Insights

O Facebook Insights integra o Facebook com o que acontece dentro do seu site. Então, tendo a tag instalada corretamente você consegue definir quais anúncios na plataforma fizeram mais sucesso em vendas dentro do seu site.

Conclusão

Gostou das dicas para vender mais neste fim de ano? Você pode aplicar esses conselhos em diferentes cenários. Basta você fazer pequenas adaptações mas, no fim das contas, o que importa é conseguir chegar até seu cliente e mostrar porque você é a melhor opção para ele.

Entendeu melhor como o chat online pode te ajudar a aumentar sua vendas de fim de ano? Então continue aprendendo com a gente com nosso post: 7 estratégias de mídias sociais para comerciantes brilhantes!

Conteúdo produzido pela equipe Jivo!