Caso de empreendedorismo: Como ganhar dinheiro com seu hobbyCristiane Santos, a matéria abaixo conta o caso de empreendedorismo de 3 chineses que passaram a infância no Brasil e depois começaram uma franquia de restaurantes na Califórnia, a Wahoo’s.

">

Caso de empreendedorismo: Como ganhar dinheiro com seu hobby

Enviada por nossa leitora Cristiane Santos, a matéria abaixo conta o caso de empreendedorismo de 3 chineses que passaram a infância no Brasil e depois começaram uma franquia de restaurantes na Califórnia, a Wahoo’s.

Enviada por nossa leitora Cristiane Santos, a matéria abaixo conta o caso de empreendedorismo de 3 chineses que passaram a infância no Brasil e depois começaram uma franquia de restaurantes na Califórnia, a Wahoo’s.

Justamente por começar o negócio focado em praticantes de Surf, o mais interessante do caso dos irmãos Lee é como que através de uma identidade única, sua empresa cresceu para mais de 50 lojas e faturamento anual de 65 milhões de dolares.

Eles dedicam o sucesso do seu negócio a 5 fatores:

1. Bom atendimento – Além do feijão com arroz, eles levaram o estilo descontraído do brasileiro para os EUA. Isso se converteu em bom atendimento e ajudou muito o crescimento da rede.

2. Não tenha medo de inovar – No Wahoo’s é possível comer comida grega, asiática, mexicana e brasileira, tudo misturado. Eles não adaptam os pratos, simplesmente juntam tudo mesmo. Muita gente não gosta, mas quem gosta, gosta muito. Isso que importa.

3. Investir em clientes futuros – Como os surfistas iniciantes não tem dinheiro, eles dão comida de graça pra eles. Os irmãos Lee sabem muito bem que um cliente feliz voltará depois e se tornará um Entusiasta.

4. Ter um boa rede de contatos – Eles tiveram a sorte de surfar com donos de diversas marcas importantes da indústria do surf enquanto estavam começando. Depois que a indústria explodiu pelo mundo, esses contatos fizeram muita diferença na hora de promover a marca Wahoo’s.

5. Aproveite a jornada – Depois de certo tempo foi necessário contratar um executivo profissional para levar a empresa ao próximo nível. Eles quiseram pegar um cara de fora pois preferem passar boa parte do tempo surfando. Se eles são felize$ assim, quem sou eu para criticar?

(Link para o vídeo aqui)

Realmente recomendo assistir a matéria inteira, os irmãos Lee com seu estilo descolado dão um verdadeiro show de empreendedorismo.

Abraços,
Millor Machado (com fome depois de escrever esse post)

  • Irado! Meu objetivo e do Vinicius também é algo que ninguém poderia imaginar: ter mais tempo para ficarmos com nossos filhos e só. Por baixo de tudo o que fazemos na Noxion, ajudar os outros a nos ajudarem a ficarmos mais tempo em casa é o nosso objetivo fundamental. Brincar, brincar, brincar… hehehe! Ótima matéria!

  • Pois é Marcos, é impressionante como algumas pessoas acham que uma empresa
    precisa te fazer zilionário ou te tornar um workaholic. Acho extremamente
    válido quem empreende por hobby e valoriza ao máximo sua qualidade de vida.

    Especificamente no caso da Wahoo's os caras conseguem surfar, trabalhar com
    o que gostam e ainda ganhar muito dinheiro. Acho que é o sonho de qualquer
    empreendedor heheh

    Abraços!

  • Millor, muito bom o Post para empreendedores. Acho interessante sempre contar quanto “tempo” levou essa jornada. Porque muita gente acha que é fácil começar algo inovador e ter 50 lojas com faturamento de Milhoes…

    Abs

  • Oi Marcos,

    Realmente isso é importante mesmo. O pessoal da Wahoo's faz tempo já que
    está no mercado. Não lembro exatamente quanto, vou conferir na matéria.

    Abraços!

  • Anônimo

    Grande parte dos negócios de sucesso são começados com hobbies do empreendedor, seja iniciando um negocio em casa ou comprando uma franquia no ramo do hobby.

  • Augusto I. Bombonatti

    Nesse exemplo aí de empreendedorismo, não acredito que eles tenham vislumbrado tamanho sucesso à princípio.Eles estavam também afim de se divertir. O empreendedorismo surgiu depois da oportunidade e não quando montaram o primeiro restaurante, ou seja, montaram o restaurante, que foi pegando e quando bombou aí sim…souberam gerir!!!! Quero dizer que, por mais completo que tenha sido o plano de negócios deles quando começaram, não incluíram os contatos com os antigos colegas de surf, ou mesmo o jeitão descontraído da gente aqui do Brasil! Senão, vejamos, quantos iniciaram negócios tão ou mais inovadores do que esse dos garotos chineses em praias da California e, no entanto, naufragaram?
    Agora, eu pergunto: Por que é que bombou????
    Porque deram sorte.E sorte nesse caso foi exatamente terem iniciado um negócio que certamente parecia ser  despretencioso no início. Não existe empreendedorismo sem o fator sorte.Depois sim, voce pode listar àqueles 5 fatores a que eles creditam todo o  sucesso que obtiveram, ou até mesmo escrever livros à respeito.Mas vá pensar, planejar e “bombar”, prá ver….
    Augusto Bombonatti

  • Amarilisnatalin

    o video nao abre