Caso de empreendedorismo: Como ganhar dinheiro com seu hobby

Enviada por nossa leitora Cristiane Santos, a matéria abaixo conta o caso de empreendedorismo de 3 chineses que passaram a infância no Brasil e depois começaram uma franquia de restaurantes na Califórnia, a Wahoo’s.

Justamente por começar o negócio focado em praticantes de Surf, o mais interessante do caso dos irmãos Lee é como que através de uma identidade única, sua empresa cresceu para mais de 50 lojas e faturamento anual de 65 milhões de dolares.

Eles dedicam o sucesso do seu negócio a 5 fatores:

1. Bom atendimento – Além do feijão com arroz, eles levaram o estilo descontraído do brasileiro para os EUA. Isso se converteu em bom atendimento e ajudou muito o crescimento da rede.

2. Não tenha medo de inovar – No Wahoo’s é possível comer comida grega, asiática, mexicana e brasileira, tudo misturado. Eles não adaptam os pratos, simplesmente juntam tudo mesmo. Muita gente não gosta, mas quem gosta, gosta muito. Isso que importa.

**3. Investir em clientes futuros **– Como os surfistas iniciantes não tem dinheiro, eles dão comida de graça pra eles. Os irmãos Lee sabem muito bem que um cliente feliz voltará depois e se tornará um Entusiasta.

4. Ter um boa rede de contatos – Eles tiveram a sorte de surfar com donos de diversas marcas importantes da indústria do surf enquanto estavam começando. Depois que a indústria explodiu pelo mundo, esses contatos fizeram muita diferença na hora de promover a marca Wahoo’s.

5. Aproveite a jornada – Depois de certo tempo foi necessário contratar um executivo profissional para levar a empresa ao próximo nível. Eles quiseram pegar um cara de fora pois preferem passar boa parte do tempo surfando. Se eles são felize$ assim, quem sou eu para criticar?

(Link para o vídeo aqui)

Realmente recomendo assistir a matéria inteira, os irmãos Lee com seu estilo descolado dão um verdadeiro show de empreendedorismo.

Abraços,
Millor Machado (com fome depois de escrever esse post)

comments powered by Disqus