Triad Productivity Solutions

Caso de empreendedorismo: 5 coisas que fazem a diferença na sua empresa

Quando vendi minha participação na minha agência Web para abrir a Triad, o começo foi bem difícil. Eu tinha um plano de negócios (pela primeira vez na vida) e fui seguindo rigorosamente o plano nos meses iniciais, o problema é que eu não conhecia o mercado de RH tão bem quanto o mercado de TI e esse começo passei por alguns ajustes e apertos.

Quando vendi minha participação na minha agência Web para abrir a Triad, o começo foi bem difícil. Eu tinha um plano de negócios (pela primeira vez na vida) e fui seguindo rigorosamente o plano nos meses iniciais, o problema é que eu não conhecia o mercado de RH tão bem quanto o mercado de TI e esse começo passei por alguns ajustes e apertos.

Triad Productivity Solutions

O plano inicial eram três áreas de atuação na empresa: treinamento, consultoria e software, mas tentar subir tudo isso sozinho não foi assim tão simples.

Acho que a pior parte foi criar a mentalidade de software como serviço, desde a venda, suporte, treinamento e pós venda. Eu demorei muito para fazer o Neotriad engatar, mas acho que hoje comecei a pegar o jeito da coisa.

Aqui seguem minhas dicas com base nos meus erros:

1 – Ter um plano ruim é melhor do que plano algum – O que me salvou na Triad foi meu plano de negócios, ele me fez manter o foco no tema, não olhar para outras oportunidades e persistir. Do plano inicial eu segui 75%, resultando no que tenho hoje.

2 – Tenha dinheiro para fluxo de caixa – Uma empresa demora a acontecer. Até o mercado dar credibilidade, comprar seus produtos e indicar são meses, talvez anos. Eu acho que o empreendedor precisa ter uma reserva de caixa para pelo menos 12 meses, pagando 110% dos custos da empresa. Se nesse meio tempo faturar, ótimo, fica de reserva para os momentos de crise.

3 – Brigue para ser única e não a melhor – No começo eu queria ser melhor que meu concorrente, isso sempre levava minha estratégia a superar a dele. É uma luta inglória. Quando comecei a buscar agregar valor para ser a única no mercado a ter metodologia e software para aumentar a produtividade, foi que comecei a ganhar espaço.

4 – Faça pessoas normais fazerem um trabalho brilhante – No começo da empresa, você contrata estagiário para fazer papel de diretor comercial e ai já viu o resultado. Uma das formas de apoiar as pessoas no começo da empresa é desenhar processos, criar sistemas que apliquem esses processos, treinar pessoas e validar se funciona. Hoje a Triad é um relógio, temos tudo na Intranet, sistemas online de suporte, métricas e indicadores. Qualquer um pilota a empresa. Se vier trabalhar aqui, sabe o que fazer, basta ler. E não se iluda: sempre há espaço de melhoria.

5 – Marketing & Propaganda – Meu pai é publicitário, dono de agência, logo tenho isso no sangue e sei  que isso foi uma das coisas que sempre diferenciaram nossa empresa. A nossa apresentação, o cuidado com a imagem, o investimento em mídia, a necessidade da assessoria de imprensa, parceiros. Se ainda ninguém sabe quem você é, você precisa achar uma forma de aparecer, e para isso precisa ter uma aparência profissional.

Claro que tem outros fatores, mas classifico esses 5 como os que me ajudaram a fazer da Triad o que ela é hoje. Muito provavelmente se você procurar sobre produtividade, administração do tempo ou softwares de colaboração vai esbarrar no nosso nome. Foco, persistência e qualidade no que fazemos nos tornaram referência e com certeza pode fazer o mesmo por sua empresa!

Muito Sucesso!

Christian Barbosa é o fundador da Triad e grande referência brasileira quando o assunto é produtividade pessoal e gestão do tempo. Para ver mais dicas de Christian sobre como aumentar sua produtividade, confira sua entrevista.

  • Legal a historia do Christian, é um cara que sabe o que faz e é referência no assunto, foi uma das poucas pessoas que nós ajudaram com a Medcost, seus conselhos ajudaram muito!

  • Oi Reginaldo,

    Christian realmente manda muito bem! Foi uma honra conhecê-lo depois de
    tanto ouvir falar da lenda dele nos livros e na HSM. Como que foi essa ajuda
    que ele te deu?

    Conta melhor essa história aí.

    Abração!

  • Então Millor, na época trabalhava com agente uma pessoa que também trabalhava com ele, falou sobre nós para ele e ai marcamos para falarmos e como somos da mesma cidade (Santos) foi um pouco mais fácil de conversamos, não existia uma duvida em si mas um contexto no qual ele nos deu um norte pq não tínhamos um plano de negócios bem organizado e não conhecíamos bem sobre a visão do investidor e com a ajuda dele arrumamos a nossa apresentação e ele até nos indicou um fundo de investimento que infelizmente não pode fechar com agente no momento por causa de não estarmos faturando, sou grato a ele pela atenção e boa vontade que nos atendeu!

  • Marcelo Nascimento

    Participei hoje de um Treinamento da Triad ministrado pelo Christian Barbosa. Ele realmente sabe muito bem do que está falando. Simplesmente fantástico.

    Abs,
    Marcelo Nascimento

  • Tatiana Korner

    Cristian

    Parabéns, cada dia mais leio suas reportagem e fico um bom tempo no site. No momento ficou uma dúvida que você possa me responder: Quando temos a certeza realmente que nossa empresa é vista como profissional? Tenho uma empresa e todo dia estou cuidando para nos tornármos cada vez mais profissionais, são muitos detalhes e ajustes, mas existe algo que nos dá a certeza que alcançamos este ponto? Se puder ajudar agradeço. Abraços Tatiana Korner