Características e mitos sobre otimização em sistemas de busca (SEO)A dica de hoje é de Gilberto Jr. Ele é sócio da Amanaiê, designer de interfaces há 8 anos e mantém o blog prati.ca. Foi um dos primeiros a trabalhar com Web 2.0 e escrever sobre o assunto no Brasil. Escreve regularmente na startupi.

">

Características e mitos sobre otimização em sistemas de busca (SEO)

Curiosidades e o que realmente importa sobre SEO: otimização em sistemas de buscas

Temos lido bastante sobre algo que teoricamente é mágico e difícil de entender, mas que na verdade tem uma ciência por trás, o funcionamento do Google.

Mais importante do que qualquer técnica, o Google faz o máximo para mostrar sites que sejam relevantes para a busca do usuário. Portanto, assim como para ganhar dinheiro você precisa fazer o bem, para aparecer bem no Google é a mesma coisa. Vou explicar melhor o funcionamento básico e recomendarei alguns links para uma leitura mais aprofundada.

Existem 2 principais fatores que influenciarão na sua posição.

  1. Pagerank: Cada página que linka para a sua dá um voto de confiança para o Google dizendo que sua página é relevante. Páginas mais votadas, tem um maior Pagerank e páginas com maior Pagerank tem votos com maior peso. Ou seja, é diferente você ter um link pra sua página vindo do Globo.com de ter um link do blog do seu vizinho.
  2. Relevância do conteúdo: Além do número de links, a sua estrutura “amigável” ao usuário fará o Google te dar melhores posições. Existe uma série de fatores técnicos que pode fazer seu site ter uma melhor colocação, mas tenha sempre em mente que todos esses fatores servem para seu usuário ter uma experiência relevante quanto entrar no site.

Infelizmente como o mundo não é feito apenas de pessoas boazinhas, algumas pessoas altamente ingênuas tentam enganar o Google criando links para seus sites em lugares irrelevantes, copiando conteúdos de outros sites, enchendo de palavras chave sem relevância, etc. Obviamente o Google consegue perceber esse tipo de trapaça e pode facilmente retirar seu site do sistema de busca se detectar alguma irregularidade.

O Google não chegou aonde chegou por sorte, tentar enganar os caras que revolucionaram a internet mundial não é muito esperto.

Para auxiliar as empresas nessa área, existem empresas chamadas empresas de Search Engine Optimization (SEO). Basicamente o que elas fazem é aumentar o número de links para as páginas através de fóruns de discussão, comentários em blogs, etc. e alterar a estrutura do site para ele ser mais “amigável”. Pessoalmente sou a favor da contratação de empresas de SEO, já que aparecer no Google pode te trazer ótimos resultados, mas é necessário tomar alguns cuidados para contratar uma empresa que seja realmente confiável e traga bons resultados.

Para quem quiser se aprofundar mais no tema, colocarei links em que o próprio Google explica melhor esses temas:

Abraços!
Millor Machado (fã incondicional do Google)

  • muito bom o artigo. parabéns.
    o mkt360.blogspot.com é PR 4
    Abs

  • muito bom o artigo. parabéns.
    o mkt360.blogspot.com é PR 4
    Abs

  • Pingback: Estúdio Design Deforma – Marcas, Websites, materiais promocionais, rótulos e muito mais » Blog Archive » Algumas dicas sobre indexação do Google()

  • ricardofschrammjr

    Muito boa e sucinta explicação!
    Vou linkar no meu blog e apresentar pros meus clientes.
    Abraço
    ricardo F. Schramm Jr.
    http://www.deforma.com.br

  • Valeu Ricardo!

    Muito obrigado pelo link e pela indicação do texto. Espero que possa
    auxiliar seus clientes na hora de colocar suas páginas no Google.

    Abraços!

  • Josias

     É importante não acreditar em empresas que garantem o 1º lugar etc, etc… afinal SEO bem feito da resultado porém, não não é uma formulá exata, depende de várias variáveis.

    http://www.giga4.com.br

  • Millor, parabéns pelo post. Tb sou fã incondicional do Google. Tenho até medo de pensar nisso, mas me considero um escravo das ferramentas do Google. Mas confesso que nos últimos meses tive umas decepções amadores com o Google que me colocou em check. Algumas coisas simples e bem solicitadas pelos usuários na internet tenho tido a impressão que o Google vem ignorando, ou demorando pra desenvolver como por exemplo, sincronizar ou exportar o Task do Outlook para o Google Calendar (agilizaria muito minha vida), ou fazer uma versão do Toolbar compatível com o Firefox 5.0, acho que lançado a meses. Tenho a impressão que o Google está deixando a peteca cair. Gostaria de ver teus comentários a respeito das minhas colocações.
    Abs

    Carlos Amorim Jr
    @camorimjr:disqus
    http://www.camorimjr.com (já to usando tua dica)

  • diego bencke

    Ótimo texto. Mas infelismente os empresarios só querem construir um site e da noite para o dia já estarem na página principal do google, e em primeiro lugar. (Tive um caso que o site nem estava no ar e o cliente já queria estar em primeiro hehehe).
    Dependendo do ramo de empresa, talvez se leve até um ano para se conseguir ótimos resultados.

    Abraço a todos.

    Digoo WebSites Gramado – RS | http://www.propague.net |  @diegobencke:disqus

  • EmpresaHost Soluções

    As pessoas que estão fazendo por conta própria, ou mesmo,
    que estejam contratando alguém para fazer a otimização… seria bom conhecer um
    pouco sobre Back Hat SEO e por onde não começar a divulgação do seu Site | http://goo.gl/c6564

  • DavidWeb

    hoje em dia eu resumo que o conteúdo é 80% e os links building 20%, fazendo um bom trabalho neste dois itens acredito que é possível posicionar o sites nas primeiras páginas sem a necessidade de trabalhar os outros parâmetros exigidos pela robótica. http://www.destaqueweb.com.br

  • Excelentes informações, nos projetos da +Código1ti estamos atentos a tudo isso!
    Parabéns!

    http://www.codigo1ti.com.br | @codigo1ti | @rafabs20

  • Votuporanga Zap

    Parabéns, dicas relevantes.
    Paulo Oliveira – http://www.guiavotuporanga.com