captação de leads com vídeos

Por que criar uma estratégia de captação de leads com vídeos?

Vamos te explicar tudo sobre captação de leads com vídeos, e mostraremos o passo a passo para a utilização dessa eficiente ferramenta de marketing digital.

O mercado digital é um dos que mais cresce no mundo atualmente, principalmente no que diz respeito à abertura de novos negócios. Esse crescimento é graças à toda tecnologia disponível, que permite que se compre praticamente qualquer produto ou serviço sem sair de casa.

Se você tomou a iniciativa de empreender online, é provável que tenha algumas dúvidas sobre isso, já que esse é um mercado relativamente novo e você está iniciando sua jornada.

Uma das principais questões que são levantadas até mesmo por pessoas que já trabalham com a internet é sobre como chamar a atenção dos usuários para fazê-los conhecer seu negócio. Afinal, a internet é concorrida, então, é necessário saber se destacar sempre.

Se este é seu caso, respire fundo e acompanhe este post. Nele, vamos te explicar tudo sobre captação de leads com vídeos, e mostraremos o passo a passo para a utilização dessa eficiente ferramenta de marketing digital.

A importância do marketing no mundo digital

Antes de entrarmos no assunto sobre captação de leads com vídeos, vamos reforçar um pouco mais a importância do marketing para os empreendedores digitais. Afinal, não basta apenas criar um produto, afiliar-se à dezenas de outros ou abrir um e-commerce, é preciso saber como divulgar seu negócio.

Você já sabe que o marketing, no mercado tradicional e físico, é o conjunto de ações e ferramentas que fazem com que os consumidores tenham contato com seu empreendimento.

Para divulgar uma marca, as empresas utilizavam, anteriormente, campanhas de publicidade em meios de comunicação, outdoors, panfletos, anúncios em jornais e revistas e outras estratégias.

No meio digital, o marketing tem a mesma função. Porém, as ferramentas utilizadas são diferentes, já que seus potenciais clientes estão em todo lugar, acessando a internet o tempo todo.

Se, por um lado, o número de pessoas a ser atingida é infinitamente maior, por outro, é mais difícil encontrar esse potencial cliente, pois sua presença é apenas virtual.

Dentre as diversas ferramentas de marketing digital, a captação de leads com vídeo é uma das mais efetivas, já que esse formato de conteúdo está em toda parte da internet, não apenas no YouTube.

As redes sociais também foram invadidas pelos vídeos. Além disso, eles também apresentam diversas vantagens em relação à outras formas de divulgação digital.

O que é um lead?

Nesse processo de aprendizagem pelo qual você está passando, você já deve ter ouvido uma série de novos termos, todos importantes. A palavra lead é muito comum e provavelmente já deve ter aparecido várias vezes para você.

Um lead é um potencial cliente, um provável consumidor, alguém que demonstrou um real interesse pelo seu produto ou serviço oferecido pela internet. Portanto, quanto mais leads seu negócio capturar, maior será seu banco de dados e maiores as chances de concretizar negócios.

Para que uma pessoa que visita seu site ou blog decida se cadastrar, ou seja, virar um lead, é preciso que ela realmente se interesse pelo que você oferece. Ela tem que ter em mente que o produto ou serviço vai resolver um problema, curar uma dor ou trazer um benefício.

Mas nem sempre é tão fácil fazer com que uma visita se transforme em um lead. Muitas vezes, é preciso oferecer algo em troca do cadastro, o que é chamado de recompensa digital.

Essa recompensa pode ser:

  • Um e-book com conteúdo relevante sobre o assunto relacionado a seu produto;
  • Um desconto na compra de determinado produto;
  • Um cupom de vantagens que pode ser trocado por algum outro item;
  • Uma vídeo aula experimental sobre um curso online;
  • Um vídeo com dicas sobre algo relevante.

A recompensa oferecida pode ser de qualquer espécie, e vai depender de seu ramo de atuação e sua criatividade. O importante é que o visitante se sinta valorizado e instigado a receber a recompensa em troca de seu cadastro.

Agora, vamos ver as vantagens da captação de leads com vídeos.

Por que usar uma estratégia com vídeos?

Você pode capturar leads nos mais diversos ambientes da internet, seja em seu site, blog, perfis de redes sociais ou nas plataformas de streaming. Porém, a forma de captação é que precisa ser entendida.

Digamos que você busque o lead apenas em seu blog no qual, no final de um artigo, você tente capturar o cadastro da pessoa que leu o texto.

Para começar, ela terá que ler seu post até o fim. Além disso, o artigo tem que ser bem persuasivo e tem que causar um grande impacto.

Essa é uma ótima maneira de atrair clientes em potencial. Porém, parece menos provável que todos os visitantes passem por todas essas etapas, não é mesmo?

Entenda que, nem todo mundo lê um texto até o final. Muitas pessoas apenas escaneiam o conteúdo escrito e pode ser que o formulário para deixar um e-mail, por exemplo, passe despercebido.

Por conta dessas dificuldades, a captação de leads com vídeos é muito efetiva. Afinal, os conteúdos compartilhados nesse formato são muito mais fáceis de consumir do que um texto muito técnico.

É claro que uma estratégia não exclui a outra. Portanto, você deve tentar capturar leads também no blog. Mas para aumentar esse número, você pode unir as duas estratégias.

Quais são as vantagens de captar leads com vídeos?

É provável que você já tenha entendido o motivo para utilizar a estratégia de vídeos em seu negócio. Porém, vamos te mostrar mais algumas vantagens desse formato.

  • O vídeo, assim como os textos de um blog, pode ser acessado em qualquer lugar, desde que o usuário tenha acesso à internet;
  • É muito mais fácil assistir um vídeo do que ler um conteúdo escrito muito longo;
  • Nas redes sociais, os vídeos podem viralizar com maior facilidade;
  • Geralmente, vídeos são muito mais chamativos do que textos;
  • Os vídeos são mais pessoais, pois podem ser feitos pelo próprio empreendedor, dando mais credibilidade ao produto ou serviço;
  • Os vídeos podem ter diversas durações, dependendo da intenção de sua estratégia (você pode fazer desde vídeos curtos para o Instagram, por exemplo, até vídeo mais longos para o YouTube);
  • Atualmente, existem programas e aplicativos de edição que facilitam muito a vida dos produtores de vídeo;
  • Você pode gravar os vídeos em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos sofisticados.

Variação, diversidade e criatividade

Agora que você já percebeu as diversas vantagens de fazer uma captação de leads com vídeo, é hora de seguir buscando a perfeição.

O primeiro passo é determinar o público para quem se direciona seu vídeo. Isso é muito importante, pois é a partir dessa definição que você encontrará a linguagem e o tom adequados para a gravação dos conteúdos.

Se o usuário consegue entender bem sua proposta no vídeo e se seu conteúdo consegue gerar empatia no visitante, é possível que ele preencha os dados que você solicitar no final do vídeo.

Se sua atuação é em diversos nichos, cada um deles demandará vídeos específicos. Um dos erros mais recorrentes dos empreendedores é imaginar que um mesmo conteúdo atrairá a atenção de pessoas completamente diferentes.

Portanto, lembre-se, cada persona demanda um vídeo, uma linguagem e um conteúdo específicos.

Outro item fundamental é a criatividade. Nada de ficar copiando vídeos feitos por outros empreendedores de sucesso. Não existem fórmulas mágicas para gerar milhões de leads por dia, tudo depende de sua proposta e conteúdo.

Aposte na inovação e na criatividade. Ninguém conhece seu produto melhor do que você, portanto, a pessoa ideal para gerar o conteúdo é você mesmo.

Sempre que achar necessário, mude o tom, seja espontâneo e demonstre todos os benefícios de seu produto ou serviço de maneira clara e objetiva, sem rodeios e sem enrolação.

A qualidade da gravação é fundamental

Falamos aqui que seu material para captação de leads com vídeo deve ser espontâneo e criativo, certo? Porém, esses atributos não devem significar que o conteúdo final seja de má qualidade, descuidado e difícil de entender.

Para garantir a qualidade de gravação, tome cuidados básicos, como:

  • Luminosidade adequada na hora da gravação;
  • Uso de microfone para a captação do áudio, já que, muitas vezes, o material final fica inaudível e comprometido;
  • Evite o uso de vozes robóticas automáticas;
  • Se houver narração ou fala direta, fique atento à dicção e à pronúncia das palavras e frases;
  • Não seja formal demais, porém, não assassine a língua portuguesa. Lembre-se do que já falamos: sempre adequar a linguagem à persona;
  • Evite vídeos muito longos, senão eles cairão na mesma problemática dos textos muito técnicos;
  • Seja espontâneo e autêntico, mostre quem você tem autoridade sobre o assunto.

Para ter uma boa qualidade em seus vídeos, você não precisa de um super equipamento profissional à princípio. Um bom smartphone, uma câmera digital de qualidade ou mesmo um boa webcam já são suficientes.

Além disso, aposte também na edição de seu material, para que ele fique mais interessante e adequado para ser postado.

Você gostou dessas dicas, quer começar a criar material em vídeos, mas ainda não sabe como editá-los? Aproveite também para ler nosso post com 9 programas de edição de vídeos para você usar.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.