Bom atendimento: Cultive aliados para complementar seu serviçoSuperdicas para conquistar clientes e para um atendimento 5 estrelas

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Bom atendimento: Cultive aliados para complementar seu serviço

Se você é responsável pelo atendimento, identifique se há algo de que seu cliente necessita e que, por algum motivo, a sua empresa não faz ou não vende. Estabeleça parceria com quem presta tal serviço ou vende tal produto, de forma que o cliente veja em você uma solução.

A dica de hoje foi dada por César Souza no livro Superdicas para conquistar clientes e para um atendimento 5 estrelas

Se você é responsável pelo atendimento, identifique se há algo de que seu cliente necessita e que, por algum motivo, a sua empresa não faz ou não vende. Estabeleça parceria com quem presta tal serviço ou vende tal produto, de forma que o cliente veja em você uma solução.

Se você é secretária ou recepcionista, estabeleça uma relação com a senhora que serve cafezinho. Combine que, sempre que um cliente estiver no escritório onde você trabalha, ela seja atenciosa. Peça a ela que anote se o cliente gosta de açúcar ou adoçante, se prefere água com gás ou sem gás, se lê algum jornal ou revista enquanto espera. Da próxima vez que ele entrar na sua empresa, você e ela já sabem o que deve ser servido, sem precisar perguntar.

Estabeleça, também, uma relação com a recepcionista ou o porteiro do prédio. Assim, sempre que aquele cliente chegar, pode-se gastar o menor tempo possível nas formalidades de segurança e acesso.

Faça parceria com o ponto de táxi mais próximo para atenderem seus clientes. Se você percebe o cliente angustiado porque está atrasado para ir ao aeroporto, providencie um motorista de confiança para levá-lo após a reunião.

Interesse-se pela pessoa que entrou, por algum motivo, no local onde você trabalha. Tenha aliados na empresa e fora dela para colaborar no atendimento ao seu cliente, que ficará sempre grato por suas atitudes nesse sentido.

Cultive aliados!

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  • Lion

    Millor, bom post. Você teria algum conselho para dar Millor? Eu gostaria de saber mais sobre como atingir a excelência em atendimento.
    Desde já agradeço e te desejo sucesso !
    Abraços!

  • Lion,

    Mais do que qualquer técnica, o que importa para ter um atendimento
    excelente é a postura que as pessoas da empresa tem. Ter o espírito de
    servir o cliente é algo que precisa estar na cultura da empresa.

    No geral, recomendo você conferir um ótimo artigo que Luiz escreveu
    abordando os principais fundamentos de bom atendimento:
    http://saiadolugar.com.br/2009/03/16/bom-at

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Abraços!

  • Lion,

    Mais do que qualquer técnica, o que importa para ter um atendimento
    excelente é a postura que as pessoas da empresa tem. Ter o espírito de
    servir o cliente é algo que precisa estar na cultura da empresa.

    No geral, recomendo você conferir um ótimo artigo que Luiz escreveu
    abordando os principais fundamentos de bom atendimento:
    http://saiadolugar.com.br/2009/03/16/bom-at

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Abraços!

  • Uma moça que trabalha(va) na recepção do CPqD percebia isso sozinha, Jéssica (ou alguma variante gráfica). Eu era cliente lá (representando a Motorola) e, quando eu chegava, cumprimentava-me pelo nome e já me entregava o crachá com os acessos de que eu precisava, sempre extremamente simpática.

    As outras eram simpáticas, algumas sabiam o meu nome, mas não era a mesma coisa. Faz muita diferença sim. (E eu acho que a Jéssica merecia uma promoção! :P)

  • Pois é Luís, uma pena que existam poucas profissionais como Jéssica. Ser bem
    tratado é algo que faz uma diferença muito grande.

    Isso é algo que vamos fazer muita questão de ter sempre na Empreendemia,
    tratar bem as pessoas. Bom atendimento é tudo!

    Abraços

  • Janlucas

    Millor, os últimos posts daqui estão sendo diretamente para a minha empresa que ainda está em formação. QUe ótimo! 
    Se fosse combinado não daria certo, rsrs. Estão retratando o que estamos passando.

    Belo Post! Parabéns.