Bom atendimento: Aprenda a antecipar necessidadesQual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar?”, a marca é o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto, serviço ou outra pessoa). É algo marcado mais pela emoção e paixão do que pela razão e pelos sentidos vitais (como a visão).

">

Bom atendimento: Aprenda a antecipar necessidades

Como o bom atendimento pode ser a diferença para identificar as necessidades que o seu cliente nem sabe ainda que tem

A dica de hoje foi dada por Micah Solomon no portal Entrepreneur.com

Quando uma necessidade do cliente é atendida antes dele pedir, isso passa a mensagem de que você se importa com ele como um indivíduo. E isso não requer habilidade de telepatia, é só prestar atenção e conhecer os seus clientes. Vale muito a pena.

O sentimento de ser bem tratado aparece quando os desejos do cliente são antecipados. É aí que você conseguirá a fidelidade desse cliente.

Por exemplo: ao invés de colocar um aviso genérico do tipo “Se há algo errado no banheiro, por favor nos avisa”, o restaurante Charlie Trotter’s em Chicago decidiu ter um sistema pró-ativo: eles mesmos conferem discretamente as toalhas e sabonetes, sem deixar o próximo presenciar alguma sujeira do anterior.

Isso também evita que o cliente fique na posição desconfortável de ter que pedir ajuda pra alguém da equipe do restaurante.

Se você acha que só é possível achar esse nível de serviços nos EUA, confira um caso que aconteceu comigo: A Caixa, exemplo de bom atendimento.

Para mais dicas de bom atendimento, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.