mulher feliz mostrando bem-estar dos seus funcionários

5 dicas eficientes para garantir o bem-estar dos seus funcionários

Em meio a correria do dia a dia, nem sempre podemos parar e dar a atenção necessária ao bem-estar dos seus funcionários, não é mesmo?

Em meio a correria do dia a dia, nem sempre podemos parar e dar a atenção necessária ao bem-estar dos seus funcionários, não é mesmo? Entretanto, é possível investir na qualidade de vida dos seus colaboradores sem empreender muito esforço. Ficou curioso? Continue lendo este texto!

Você já deve saber da importância de profissionais saudáveis e dispostos para a produtividade da corporação. Eles se tornam mais eficientes e ajudam o negócio a obter melhores resultados — o que é o desejo de todo empreendedor.

Existem várias maneiras de promover saúde e mais disposição na empresa, mas sabemos que é uma tarefa desafiadora. Por isso, elencamos cinco dicas de bem-estar práticas e eficientes para auxiliar o dia a dia dos seus colaboradores. Confira a seguir!

1. Aposte na ginástica laboral

Esforços repetitivos e a má postura podem provocar dores e até mesmo problemas de saúde nos funcionários. Isso reduz a produtividade deles e ainda os deixam insatisfeitos com o trabalho. Esse é um cenário indesejado tanto por você quanto por seus colaboradores, não é mesmo?

É justamente aí que entra a ginástica laboral, que nada mais é do que a prática de exercícios físicos no próprio ambiente de trabalho. Baseada em técnicas de respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos, ela contém, em sua maior parte, exercícios de alongamento.

O objetivo dessa atividade é prevenir problemas osteomusculares, como, por exemplo, a dor nas costas, nos pulsos, lombar ou braços.

Além disso, a ginástica laboral também é eficiente para fortalecer os músculos, reduzir o estresse e integrar a equipe. E o melhor: ela é realizada em curto períodos, entre 10 e 15 minutos. Ou seja, ocupa pouco tempo e gera muitos benefícios.

Para implementar a ginástica laboral em sua empresa, você pode contratar um educador físico, um fisioterapeuta ou uma consultoria especializada em bem-estar corporativo. Esses profissionais criarão um plano que o guiará no processo.

2. Cuide bem da ergonomia do ambiente de trabalho

A ergonomia está diretamente associada à ginástica laboral, mas vai além. Ela impacta diretamente na produtividade, no bem-estar, na saúde e na segurança dos colaboradores. Trata-se também de uma exigência feita por lei, que está regida pela Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho.

Resumindo e deixando de forma mais clara, a ergonomia tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação do trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Cada atividade apresenta diferentes riscos ergonômicos, que podem ser avaliados e evitados por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Levando para o dia a dia, é preciso ter cuidado com o manuseio de cargas, a má postura, a repetição de movimentos, uma luminosidade incorreta e até mesmo com jornadas prolongadas sem pausas adequadas.

3. Ofereça a quick massage

Colaboradores adoram a quick massage! Se você não a conhece, nós explicamos: quick significa rápido, e massage é massagem. Ou seja, quick massage é uma massagem rápida, com duração de aproximadamente 15 minutos.

A quick massage requer pouca estrutura: apenas um profissional qualificado e uma cadeira específica. Também não há necessidade de nenhuma roupa especial, por isso é ideal para ambientes corporativos.

O principal objetivo desse tipo de massagem é o relaxamento muscular das regiões dorsal, cervical e membros superiores. A quick massage também melhora a postura, equilibra o fluxo energético do corpo e desbloqueia tensões. É um instrumento perfeito para revigorar os colaboradores em poucos minutos.

Além disso, a quick massage também colabora com a produtividade dos funcionários, funcionando como uma pausa produtiva. As energias são renovadas, e eles voltam para o trabalho prontos para gerar mais resultados.

Uma solução simples, de baixo investimento e com um alto retorno para os colaboradores e para a produtividade do seu negócio.

4. Promova palestras de conscientização

Palestras de conscientização são ótimos instrumentos para promover a saúde e fazer com que o bem-estar dos seus funcionários seja estendido do profissional para o pessoal.

Assuntos como sedentarismo, alimentação saudável, saúde emocional e até temas relacionados, como a própria ergonomia, podem ser abordados em palestras curtas ou em intervenções educativas pelos profissionais da saúde. Você também pode apostar em dinâmicas ou oficinas, para ações mais interativas e descontraídas.

Ter um calendário trimestral, semestral ou anual, em que você possa planejar essas palestras, ajudará bastante a implantação dessa ação. Que tal testar e avaliar como seus colaboradores vão reagir?

5. Tenha uma cultura organizacional saudável

Uma cultura organizacional clara e saudável é essencial para o bem-estar dos seus funcionários. Caso esse seja um termo novo para você, fique tranquilo, a gente explica.

A cultura organizacional é um compilado dos hábitos, crenças, comportamentos, valores éticos e morais e as políticas da empresa. Sabe sua missão, visão e valores? Eles também fazem parte da sua cultura organizacional e são essenciais para o bom desenvolvimento do seu negócio.

O primeiro passo para estruturar sua cultura organizacional é definir sua missão, visão e valores. É a partir deles que a cultura do seu negócio será desenvolvida.

Não pense que apenas empresas grandes, como multinacionais, devem definir sua missão, visão e valores e construir sua cultura organizacional. Essas são ações estratégicas que devem ser adotadas por todos os tamanhos de negócios.

Ter essas definições ajudará no desenvolvimento da sua empresa, a entender quais são as parcerias que combinam com seu negócio, a gerar resultados por meio da produtividade de seus funcionários, entre tantos outros benefícios.

Já estamos no fim do conteúdo, mas queremos recapitular nossas cinco dicas para investir na qualidade de vida dos seus funcionários:

  1. aposte na ginástica laboral;
  2. cuide bem da ergonomia no ambiente de trabalho;
  3. ofereça a quick massage;
  4. promova palestras de conscientização;
  5. tenha uma cultura organizacional saudável.

Esperamos que este post tenha sido útil e que você possa aplicar essas dicas de bem-estar para garantir melhor desempenho dos seus colaboradores. Lembre-se de que eles são peça fundamental para o sucesso do seu negócio e também são seus parceiros.

E então, gostou das nossas dicas para garantir o bem-estar dos seus funcionários e, consequentemente, ter mais sucesso em seu empreendimento? Ficou alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário e interaja conosco!

Artigo desenvolvido pela BeeCorp, empresa que oferece bem-estar corporativo através da promoção da saúde, segurança e qualidade de vida nas empresas.