avaliação de desempenho

Como uma avaliação de desempenho pode ajudar a crescer minha PME?

Em qualquer empresa são as pessoas que fazem a diferença entre resultados medíocres e extraordinários. Por isso, avaliação de desempenho é tão importante!

Em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, são as pessoas que fazem a diferença entre resultados medíocres e extraordinários.

Uma das maiores potências do mundo já sabe disso há algum tempo. É por isso que segundo uma pesquisa realizada pela Rise DH em 2015, os Estados Unidos investem 80% a mais do que a média mundial em horas de treinamento por colaborador.

Para verificar se, de fato, esses treinamentos estão colaborando para o desenvolvimento da empresa, costuma-se realizar ciclos de avaliação de desempenho.

Recursos às vezes escassos e concorrência feroz incentivaram pequenas e médias empresas a também implementar processos de avaliação de desempenho. Nesse artigo, você vai ver quais são os benefícios da avaliação de desempenho para o crescimento de PMEs, além de entender por que você deve automatizá-la com um sistema.

O que a empresa ganha com uma avaliação de desempenho?

Os objetivos de uma empresa devem ser alcançados pelo trabalho individual de vários colaboradores, que possuem suas próprias metas e competências. A avaliação de desempenho garante que cada esforço individual esteja contribuindo para o cumprimento dos objetivos do negócio.

Do contrário, os resultados não virão e o desenvolvimento da empresa é estancado.

Os processos de avaliação de desempenho devem fazer parte de uma estratégia para desenvolver a equipe e reforçar os comportamentos valorizados por sua empresa.

Veja abaixo como uma avaliação de desempenho pode ajudar você a:

  • Oferecer aos funcionários a oportunidade de realizar uma discussão frequente com seu gerente sobre seus comportamentos, seu desempenho e suas competências no período;
  • Fornecer ao gerente uma forma de visualizar os pontos fortes e a melhorar de cada membro da equipe;
  • Construir um histórico de desempenho do empregado para que seja usado como base para reajustes de salário, mudanças de função ou promoções;
  • Definir o PDI (Planos de Desenvolvimento Individual) de cada colaborador e apoiar a estratégia da área de T&D;
  • Evitar um alto índice de rotatividade para impedir desgastes de equipe e manter a credibilidade com os clientes.

PMEs, ao considerarem todas as vantagens que ganham com a realização de avaliações de desempenho, começam então a incluí-las nas suas rotinas. No entanto, muitas ainda fazem isso de forma manual.

Por que automatizar a avaliação de desempenho?

Economize tempo e energia

A execução manual, física ou por meio de planilhas pode não ser a melhor opção se você pensa em realizar avaliações de desempenho de forma contínua. Por isso, utilizar um sistema para coletar e analisar dados é o melhor caminho para obter de forma ágil a informação que você precisa para apoiar sua tomada de decisão.

Proteja os dados da sua empresa

As informações da avaliação de desempenho são sensíveis e muito do seu sucesso deve-se ao anonimato de quem a avalia.

Para garantir que sua equipe participe e esteja engajada no processo, é preciso confiança. Se você não puder garantir a segurança da informação durante a avaliação de desempenho, é melhor nem realizá-la.

Por isso, o uso de um software, além de agilizar a coleta de dados, restringe o acesso a usuários específicos.

Vá ao que interessa: a informação

Com um sistema de avaliação de desempenho, você e seus funcionários param de perder tempo com formulários para se voltar ao que realmente importa: o que fazer com a informação gerada pelos resultados do processo?

O esforço se volta para a análise das informações em si e não para seu processo de coleta e transformação.

Com um software de avaliação de desempenho, você:

  • Cria avaliações com agilidade;
  • Envia de forma automática os formulários para sua equipe, que poderá respondê-los de qualquer lugar (até pelo smartphone);
  • Cria e envia automaticamente os relatórios para líderes;
  • Mantém um histórico das avaliações passadas para comparar o desenvolvimento de cada funcionário ao longo do tempo.

Com mais tempo e energia para o que interessa, você será capaz de ampliar sua visão de negócios. Tudo isso baseado em dados confiáveis sobre a performance da sua equipe e da sua empresa, colhidos por um processo de avaliação de desempenho

Realizar ajustes em equipes, promover treinamentos, dar feedback e aumentar a colaboração entre funcionários e líderes são apenas algumas das possibilidades da gestão do capital humano trazidas pela realização de avaliações de desempenho com frequência.

Como saber se os treinamento estão alinhados com o resultado desejado?

Muito bem. Por meio da avaliação de desempenho, você infere que precisa oferecer alguns treinamentos para melhorar a performance do seu time. No entanto, seus recursos são limitados e você precisa ter a certeza do Retorno sobre o Investimento (ROI).

Existem 2 formas de avaliar se o programa de capacitação da sua empresa está trazendo os resultados desejados.

A primeira, que nós já citamos é a avaliação de desempenho. Elas podem incluir uma autoavaliação do colaborador, a presença do gestor e até mesmo o insight de clientes e fornecedores. É a chamada avaliação 360º.

É por meio da avaliação de desempenho que a performance das equipes é analisada e é possível confirmar se os treinamentos de fato estão trazendo melhorias na performance das equipes. Qualquer coisa fora disso pode ser perda de tempo e recursos financeiros.

A segunda forma de verificar o alinhamento de treinamento e performance do time é através dos indicadores-chave de desempenho (KPIs). Definir que números sobre o seu negócio indicam uma evolução rumo aos objetivos é o ponto de partida para avaliar se o retorno sobre o investimento é positivo.

Investir em T&D demanda tempo e dinheiro. Por isso, é essencial ter parâmetros para garantir que os investimentos estão sendo alocados de acordo com os objetivos do negócio.

Consegue enxergar agora como tudo isso contribui para o crescimento de sua PME?

Uma forma incrível de otimizar essa entrega de treinamentos é através do e-learning. Os custo dos projetos com LMS ainda podem ser um impeditivo para grande parte das PMEs. Mas não deixem de considerar essa opção se já está com alguns treinamentos sendo realizados com frequência.

A boa notícia é que hoje existem no mercado excelentes softwares criados especialmente para a realidade de PMEs, a preços muito acessíveis. Um que recomendo é o ImpulseUP.

Com ele, você terá uma solução completa para fazer avaliações de desempenho na sua empresa e só paga pelo que usar e quando usar. Vale a pena conferir!

Espero que o conteúdo traga novas ideias para engajar e manter sua equipe sempre motivada. Uma dica que não podia deixar passar é: use as avaliações com foco no desenvolvimento do colaborador, seu melhor retorno desse processo é o crescimento profissional da sua equipe.

Produzido pela equipe da Impulse!