automação empresarial

Porque adotar automação empresarial imediatamente

Softwares de automação de processos, API para integração de tarefas repetitivas, automação de marketing e outras dicas de automação empresarial.

Não, adotar a automação empresarial não significa que seu negócio será tomado por robôs executando seu trabalho e, muito menos, que tudo será resolvido por meio da Inteligência Artificial.

Robôs e Inteligência Artificial (AI) fazem, sim, parte de alguns tipos de automação empresarial, mas, antes de chegar nesse ponto (se é que seu negócio precisará disso, realmente) existem outras providências muito mais úteis e práticas a serem tomadas.

Veja nesta postagem algumas ideias para melhorar a empresa ao adotar a automação empresarial em seu negócio de forma ágil, prática e que trará excelentes resultados.

Automação Empresarial: ganhe tempo e qualidade

Este é o porquê de adotar automação empresarial: alguns processos que são executados por pessoas (alguns!) podem ser realizados mais rapidamente e com mais precisão de outras maneiras, sem o uso de humanos.

E isso não necessariamente significa usar robôs. A automação nas empresas, na maioria dos casos, envolve softwares específicos ou a integração entre alguns deles.

Veja 4 formas de fazer isso em seu negócio de uma maneira muito mais fácil do que você imagina.

4. tipos de automação nas empresas

Vamos começar com um tipo de ferramenta criada especificamente para a automação de processos nas empresas, é a mais complexa das que vamos analisar, porém, pode trazer excelentes resultados.

1. Softwares de BPM Low Code

Calma! É tudo bem mais simples do que você imagina.

Toda empresa conta com processos, isto é: uma sequência de tarefas encadeadas em ordem cronológica. Normalmente esses processos são mapeados em fluxogramas, como este (um exemplo bem simples):

automacao-empresarial

Um software Low Code BPM nada mais é que uma ferramenta simples e intuitiva de usar até por leigos (sem códigos complicados) que ajuda a desenhar e Gerenciar Processos de Negócios (Ou Business Process Management – BPM, em inglês).

O resultado são processos empresariais mais ágeis e eficientes e com menos desperdícios, gargalos e atrasos.

Além disso, esses softwares podem também automatizar esses processos, enviando pedidos de aprovação por celular (substituindo o uso de emails) ou fornecendo painéis de controle com indicadores de performance, evitando ter que se preencher planilhas eletrônicas manualmente, por exemplo.

Esta ferramenta, inclusive, pode ser encontrada em versões Freemium, mas com menos funcionalidades.

2. Automação de tarefas repetitivas

Pense assim: você deve ter diversas planilhas de controle em sua empresa. Imagine que tem uma com os dados de todos os seus clientes.

Vamos dizer que seu negócio é um e-commerce. Assim, toda vez que um cliente faz uma compra, você (ou um funcionário) pega os dados desse cliente e coloca na planilha, para usar futuramente para entrar em contato com ele.

Isso, além de muito chato, leva um tempo enorme, que poderia ser usado por você ou pelos membros de sua equipe para executar atividades mais lucrativas e estratégicas.

Já pensou se isso acontecesse automaticamente? Quanto tempo iria ser ganho com isso, sem falar na precisão maior na coleta dos dados?

E este tipo de integração pode ser feita com diversos outros tipos de programas baseados na nuvem, automatizando tarefas repetitivas para, por exemplo, envio de emails do seu disparador, emissão de notas fiscais, lançamentos em programas de gerenciamento financeiro, softwares de automação de marketing e muitos outros.

3. Automação de marketing

Você usa uma newsletter para se relacionar com seus clientes? Tem um blog com artigos e faz postagens nas redes sociais?

Já pensou em integrar tudo isso e conseguir os melhores resultados para sua empresa?

A automação de marketing é uma forma de automação empresarial que ajuda a qualificar oportunidades de negócios analisando o comportamento de seus clientes ao abrir os emails que você envia e os posts em seu blog que mais leem, por exemplo.

Usualmente, este tipo de estratégia inclui também a oferta de materiais gratuitos, como ebooks, trails de softwares ou acesso a seminários online (em troca de informações como nome email).

Os softwares de automação de marketing conseguem te ajudar a definir quais destes clientes deveriam receber um telefonema com uma oferta, por exemplo, ou qual sequência de email marketing é mais adequada para diferentes segmentos de clientes.

Os resultados são surpreendentes. Uma empresa que se destacou recentemente nesta área foi a LAHAR, que recebeu o Prêmio de Melhor Ferramenta Digital da ABComm em 2017.

4. Automação da emissão de notas fiscais

Além de fazer todo esse trabalho de cálculo de imposto, criação dos arquivos XML e PDF para envio por email, ter um contato mais direto com os sites das prefeituras (evitando quedas na comunicação) e te fornecer dados para controle financeiro, softwares como o NFe.io ainda podem ser integrados facilmente com outros apps, gerando ainda mais automação nas empresas.

Estas foram apenas 4 maneiras rápidas e práticas de promover a automação empresarial em seu negócio. Existem diversa outras. O importante é detectar qual delas pode trazer mais benefícios para sua empresa e começar agora mesmo a providenciar sua implantação.

Este post foi escrito pela equipe do HEFLO, um software de modelagem e automação de processos que é intuitivo e baseado na nuvem.

Conteúdo produzido pela equipe da VENKI!

  • Jacqueline Gonçalo

    Ótimas dicas! O blog do Sebrae https://sebrae.ms/ também pode ajudar quem busca algumas informações sobre empreendedorismo.