mesa com computador para assinatura gmail

Como criar uma Assinatura gmail para seu email profissional

No post de hoje vamos explicar um pouco sobre assinatura gmail e como colocá-lo em prática. Acompanhe a leitura e aprenda tudo sobre o tema!

As tecnologias conquistaram um espaço de destaque no globalizado mundo empresarial, e sua influência nas formas de interação é um dos fatores que auxiliou no rompimento de barreiras físicas. Neste contexto, os emails são um exemplo de método idôneo de comunicação profissional, oferecendo inclusive a personalização de conta para manter a individualidade do usuário. Conhece a assinatura gmail?

Pois bem, no post de hoje vamos explicar um pouco sobre esse recurso e como colocá-lo em prática. Acompanhe!

O que são e para que servem as assinaturas de email?

Uma assinatura de email nada mais é do que um texto contendoinformações profissionais relevantes. Feita essa caracterização, ela será adicionada automaticamente no rodapé das mensagens.

A assinatura gmailé um recurso muito útil para personalizar a sua correspondência. Seja nos emails pessoais ou corporativos, elas facilitam a identificação e o fornecimento de outros meios de interação com o titular da conta.

Nos e-mails corporativos, por exemplo, podem ser inseridas informações como:

  • logomarca da empresa;
  • links dos perfis nas redes sociais;
  • links do site e blog, se for o caso;
  • telefone, celular ou ramal, dentre outras.

Como criar uma assinatura gmail?

Primeiramente, para ter acesso a esta função é essencial ter um conta na plataforma do Google. Então o próximo passo será customizá-la com os dados que você julgar pertinente, por meio das seguintes orientações.

Acesse o menu de configurações

Com o email aberto, vá ao menu de configurações que se se encontra no canto superior direito da página – ele é representado por um ícone de engrenagem.

Neste botão, você terá a sua disposição, diversas ferramentas para personalização da caixa de entrada, tais como: o tema, o modo de exibição das mensagens, o tamanho dos itens exibidos na lista etc.

Habilite a assinatura

Para o objetivo da assinatura, é preciso clicar no botão “Configurações”, e, na aba “geral”, rolar até localizar o comando “assinaturas”.

Logo depois, habilite a criação da assinatura clicando na caixa de texto ao lado do bloco de edição – esta é uma opção que, por padrão, vem desabilitada. Então, inclua nesse espaço os seus dados de contato:

  • nome;
  • telefone;
  • endereço profissional;
  • email;

Personalize a assinatura

Os primeiros ícones de edição tem relação com a formatação da fonte – o estilo da letra, o tamanho, negrito, itálico, sublinhado, cor, plano de fundo.

Nessa barra de ferramentas, também é permitido ao usuário adicionar links em alguns trechos da assinatura.

Para tanto, clique no ícone parecido com um elo de corrente, acrescente a URL no campo “endereço da web” e depois aperte “ok”. Talfuncionalidade possibilita a inserção dos links das mídias que você desejar.

Adicione imagens

Dentre as serventias de uma assinatura de email, sabemos que a adição de imagens é um ponto diferencial. Então, para deixá-la ainda mais com a sua cara, execute os seguintes passos:

Selecione o ícone de paisagem que se encontrada nas opções de edição, assim serão abertas as pastas que contém imagens armazenadas, em regra do próprio computador ou do Google Drive. Ademais, basta dar um duplo clique no item desejado que ele será carregado na página.

Sua escolha aparecerá no corpo da assinatura, com a possibilidade de optar entre as dimensões:

  • pequeno;
  • médio;
  • grande;
  • tamanho real.

Formate o design do texto

Por fim, ainda contamos com as ferramentas para mudar o alinhamento do parágrafo, criar listas (marcadores em pontos ou números), tabulação, aplicar citação e remover formatação. Tudo isso para deixar a assinatura ajustada com as suas preferências.

Concluídas as modificações, role a página até o final e pressione “salvar alterações”.

Com a assinatura gmail, seus contatos terão um fácil acesso a todos os dados que você julgar importante compartilhar, tornando a comunicação do ambiente corporativo mais ágil e produtiva.

O que achou do nosso post? Gostou de aprender a personalizar as mensagens do seu correio eletrônico? Então leia também o artigo O que é a comunicação empresarial integrada?