As realidades de ser um Empreendedor: 2

A dica de hoje foi dada por Jason Baptiste no blog On Startups.

A dica de hoje foi dada por Jason Baptiste no blog On Startups.

Realidade 2: Seus amigos e/ou sua família não irão entender o que você faz.

“Você é um empreendedor, isso significa que você está desempregado?” ou “Ah, que legal!” são alguma das várias reações que você vai receber de amigos próximos, membros de sua família e outras pessoas ao longo de sua jornada rumo a consolidação de seu próprio negócio.

Mesmo que você alcance objetivos que denotem sucesso no mundo empreendedor, as pessoas ainda não entenderão o que você faz, a não ser que você seja responsável por um produto campeão de vendas no mercado. Quando se trata de um negócio b2b é ainda mais difícil pra eles entenderem, até porque eles não são seus clientes diretos.

O simples fato de não entenderem o que você faz não significa que você está fazendo algo errado ou inaceitável. Eu duvido que Larry Ellison conseguiu fazer com que sua família entendesse a Oracle, e as coisas acabaram dando bem certo pra ele.

__

Não é fácil ser um empreendedor, não é mesmo? Veja mais da nossa série de posts sobre as realidades de ser um Empreendedor.

Se quiser receber sempre nossas dicas, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter:@empreendemia.

  • renan

    ótimo desabafo

  • O pior é quando você tenta explicar, mas já sabendo que a pessoa não vai entender nada.

    • Nobrito

      Oi Helton, neste caso pode ser que você nao esteja preparado para errar. A melhor coisa a fazer é nos prepararmos para erra e abrir para as críticas. Eu prefiro as críticas, que os elogios.

  • Nô Brito

    Se você tiver que fazer alguma coisa, faça-a na maoir velocidade possível, sem medo de errar.
    quem faz tudo rápido tem tempo de errar mais uma vez, mais duas vezes.
    quem tem medo de errar e faz errado, a primeira vez, não tem tempo para fazer a segunda vez.

  • Gustavo Gubert

    Realmente as pessoas não entendem o que é ser empreendedor. As definições se dividem em “não trabalha nada” e “não conseguiu trabalhar em lugar nenhum”.

  • Você é um empreendedor, isso significa que você está desempregado?

  • Eu sou prova do que vou falar.
    Esqueça as pessoas! Esqueça todo mundo, inclusive seus familiares.
    Mergulhe de cabeça naquilo que vc acredita ou em muitos casos, no que te restou, sua única alternativa. Faça bem feito e cada vez melhor. Não compare, apenas faça, seja eficaz.
    Das duas uma, ou vc quebra a cara logo ou vai avançando, melhorando. Mas saiba que quebrar a cara e tão importante quanto acertar, pois só se quebra a cara quando se toma o caminho errado e ninguém quer permanecer no caminho errado. E falando nisso, o que é caminho certo e caminho errado? Aquele que te deixa feliz ou te tráz infelicidade, ponto.
    Parece tão óbvio, não é mesmo?
    Mas a verdade é que facilmente nos deixamos enganar por nós mesmos. Nossos medos, ressentimentos e fraquezas. E isso é uma venda nos olhos, pois julgamos saber, dizemos que estamos cientes, que estamos fazendo tudo certo, só não sabemos pq os resultados bons não aparecem. Baita engano. Na real mesmo, seu maior inimigo é vc mesmo. Pense nisso.
    Isso aqui já virou uma coluna de jornal, mas olha só. Outro dia eu tava pensando no tal ditado sobre o cavalho encilhado, que quando passa vc deve pegar, a tal da oportunidade.
    Velho, o cavalo é vc mesmo. Chucro, perdido no meio do mato. Precisa encontrar seu caminho, encilhar a si mesmo, treinar a si mesmo, crescer por si mesmo e então buscar seu destino.
    Digo tudo isso, pq eu chutei o balde e abandonei todas as pessoas que não me apoiavam. Dei uma de dark sith. Fui julgado, ameaçado e abandonado. Quer saber o que está acontecendo um ano depois? Depois de uma barra de falta de grana e tudo o mais? Meus negócios estão melhorando e eu estou mais entusiasmado do que nunca. Tudo pq parei para ouvir a mim mesmo.
    Valew é isso aew…. maxwillian.com