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Dicas de empreendedorismo para seu negócio.

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As mentiras que os empreendedores contamPowered by Rock Convert

Dica de hoje dada por Anthony Portuesi. Ele é o autor do blog sobre liderança DrivenLeaders.com, que dá foco no desenvolvimento pessoal e profissional de líderes emergentes.

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As mentiras que os empreendedores contam

Por Autor Convidado,
pela Rock Content.
Powered by Rock Convert
Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.
A ideia desse post é mostrar algumas mentiras que os empreendedores contam. Na maioria dos casos os empreendedores realmente acreditam nas suas mentiras, mas nem por isso elas são menos mentiras. Seguem as mais comuns que nós ouvimos ou de empreendedores ou de investidores reclamando dos empreendedores.
  1. Nossas projeções são conservadoras
    Nós aprendemos que as estimativas de venda são SEMPRE chutadas. Existem modelos e outras ferramentas para melhorar a precisão do chute, mas ele continua sendo um chute. O empreendedor normalmente pensa “Se a estimativa for muito baixa, não vai valer a pena. Se for muito alta, vou parecer arrogante. Então vou pegar minha projeção mais alta, cortar pela metade e falar que estou sendo conservador.”. No final das contas, raramente as metas da projeção inicial são alcançadas. Se você acha que sua estimativa não é boa, pode ter certeza que poucas são.
  2. Nós estamos vendo se a ideia é garantida
    A única forma de garantir que uma ideia dá dinheiro é depois que ela der dinheiro. Se já existe alguém ganhando dinheiro com a sua ideia, significa que ela é boa, mas que alguém já faz isso. Ser empreendedor significa acreditar que algo vai dar certo e fazer a aposta. Lógico que é necessário se planejar, mas normalmente quando um empreendedor diz que está se planejando, ele está esperando uma iluminação divina dizendo “Vai meu filho.”, ao invés de conversar com possíveis clientes.
  3. Ninguém faz o que nós fazemos
    Se ninguém faz o que você faz, isso pode significar 2 coisas. Ou você não se deu ao trabalho de pesquisar o suficiente ou você está indo em um mercado que não existe. Logicamente existem ideias completamente novas, mas se não há nada absolutamente parecido, normalmente é um sinal de que alguma coisa está errada.
  4. Nós não teremos concorrência
    Lembre-se que se o cliente simplesmente não comprar seu produto você estará concorrendo com o nada. Ou seja, não existe falta de concorrência. Queira sempre fazer o melhor e satisfazer seu cliente ou você começará a perder clientes para o nada, que é sempre um concorrente brutal.
  5. Nós temos um time provado que levará a empresa
    Um time provado significa um time que já abriu uma empresa e deu milhões de reais para os investidores. Se o time for realmente provado, você não precisará falar isso. Mostre que tem experiência relevante na indústria, vontade de trabalhar muito para sempre melhorar e que você tem pessoas para te aconselhar. Isso é o suficiente para mostrar que você tem potencial.
  6. Ainda estamos aprendendo, só depois vamos abrir a empresa
    O melhor lugar para aprender sobre o seu negócio é o seu negócio. Se você enxerga uma oportunidade, Saia do lugar. Lógico que é importante aprender e se capacitar, mas se você sente que já é capaz de produzir em quantidade suficiente um produto que fará melhor a vida das pessoas, não espere que um dia esteja escrito nas nuvens “Você está pronto para empreender”.
  7. Nós temos uma patente que nos protegerá da concorrência
    Patentes ajudam, é lógico. Mas, se for uma patente de algo que ninguém queira comprar, o nada será um concorrente voraz.
  8. Temos um mercado de X milhões de pessoas, só precisamos de 1% dele
    Essa mentira mostra 2 problemas no seu discurso. O primeiro é que ninguém quer investir em empreendedores que só querem 1% de algum mercado. O outro é que conseguir 1% de um mercado não é tão fácil assim. Seja mais realista e mostre que conhece as dificuldades de entrar no mercado e você não parecerá bobinho(a).

Caso você não concorde conosco ou tenha mais mentiras para mandar, por favor, estamos abertos a feedbacks!

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Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.
A ideia desse post é mostrar algumas mentiras que os empreendedores contam. Na maioria dos casos os empreendedores realmente acreditam nas suas mentiras, mas nem por isso elas são menos mentiras. Seguem as mais comuns que nós ouvimos ou de empreendedores ou de investidores reclamando dos empreendedores.
  1. Nossas projeções são conservadoras
    Nós aprendemos que as estimativas de venda são SEMPRE chutadas. Existem modelos e outras ferramentas para melhorar a precisão do chute, mas ele continua sendo um chute. O empreendedor normalmente pensa “Se a estimativa for muito baixa, não vai valer a pena. Se for muito alta, vou parecer arrogante. Então vou pegar minha projeção mais alta, cortar pela metade e falar que estou sendo conservador.”. No final das contas, raramente as metas da projeção inicial são alcançadas. Se você acha que sua estimativa não é boa, pode ter certeza que poucas são.
  2. Nós estamos vendo se a ideia é garantida
    A única forma de garantir que uma ideia dá dinheiro é depois que ela der dinheiro. Se já existe alguém ganhando dinheiro com a sua ideia, significa que ela é boa, mas que alguém já faz isso. Ser empreendedor significa acreditar que algo vai dar certo e fazer a aposta. Lógico que é necessário se planejar, mas normalmente quando um empreendedor diz que está se planejando, ele está esperando uma iluminação divina dizendo “Vai meu filho.”, ao invés de conversar com possíveis clientes.
  3. Ninguém faz o que nós fazemos
    Se ninguém faz o que você faz, isso pode significar 2 coisas. Ou você não se deu ao trabalho de pesquisar o suficiente ou você está indo em um mercado que não existe. Logicamente existem ideias completamente novas, mas se não há nada absolutamente parecido, normalmente é um sinal de que alguma coisa está errada.
  4. Nós não teremos concorrência
    Lembre-se que se o cliente simplesmente não comprar seu produto você estará concorrendo com o nada. Ou seja, não existe falta de concorrência. Queira sempre fazer o melhor e satisfazer seu cliente ou você começará a perder clientes para o nada, que é sempre um concorrente brutal.
  5. Nós temos um time provado que levará a empresa
    Um time provado significa um time que já abriu uma empresa e deu milhões de reais para os investidores. Se o time for realmente provado, você não precisará falar isso. Mostre que tem experiência relevante na indústria, vontade de trabalhar muito para sempre melhorar e que você tem pessoas para te aconselhar. Isso é o suficiente para mostrar que você tem potencial.
  6. Ainda estamos aprendendo, só depois vamos abrir a empresa
    O melhor lugar para aprender sobre o seu negócio é o seu negócio. Se você enxerga uma oportunidade, Saia do lugar. Lógico que é importante aprender e se capacitar, mas se você sente que já é capaz de produzir em quantidade suficiente um produto que fará melhor a vida das pessoas, não espere que um dia esteja escrito nas nuvens “Você está pronto para empreender”.
  7. Nós temos uma patente que nos protegerá da concorrência
    Patentes ajudam, é lógico. Mas, se for uma patente de algo que ninguém queira comprar, o nada será um concorrente voraz.
  8. Temos um mercado de X milhões de pessoas, só precisamos de 1% dele
    Essa mentira mostra 2 problemas no seu discurso. O primeiro é que ninguém quer investir em empreendedores que só querem 1% de algum mercado. O outro é que conseguir 1% de um mercado não é tão fácil assim. Seja mais realista e mostre que conhece as dificuldades de entrar no mercado e você não parecerá bobinho(a).

Caso você não concorde conosco ou tenha mais mentiras para mandar, por favor, estamos abertos a feedbacks!

Abraços!
Millor Machado (por um mundo sem mentiras)

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Ótimas sugestões do nosso leitor Jacques Chicourel:

a) “Estamos conversando com alguns investidores”: Investidores sempre estão dispostos a conversar, conhecer etc. Muito raro receber um “não” e isso não quer dizer que você será investido.

b) ” A gente garante que existe um mercado. Já temos 3 clientes”. Em um startup, no ínicio a abordagem de mercado acaba sendo mais fácil em um early market. Garantir um mercado só quando uma startup atinge o mainstream

c) “É claro que a empresa X (empresa grande) será nossa parceira. Nós temos uma tecnologia que eles não possuem” . Não é por que você tem um “secret sauce” que fará uma empresa lhe enxergar como uma plataforma de tecnologia complementar. Antes prove que os clientes dela já demandam isso e de forma bastante clara com dados efetivos.

Escrito por Autor Convidado em Empreendedorismo on mar 18, 2009
Marcados artigos, caracteristicas de uma boa oportunidade, características do empreendedor, dicas ao empreendedor, mitos sobre empreendedorismo.

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