- Nossas projeções são conservadoras
Nós aprendemos que as estimativas de venda são SEMPRE chutadas. Existem modelos e outras ferramentas para melhorar a precisão do chute, mas ele continua sendo um chute. O empreendedor normalmente pensa “Se a estimativa for muito baixa, não vai valer a pena. Se for muito alta, vou parecer arrogante. Então vou pegar minha projeção mais alta, cortar pela metade e falar que estou sendo conservador.”. No final das contas, raramente as metas da projeção inicial são alcançadas. Se você acha que sua estimativa não é boa, pode ter certeza que poucas são. - Nós estamos vendo se a ideia é garantida
A única forma de garantir que uma ideia dá dinheiro é depois que ela der dinheiro. Se já existe alguém ganhando dinheiro com a sua ideia, significa que ela é boa, mas que alguém já faz isso. Ser empreendedor significa acreditar que algo vai dar certo e fazer a aposta. Lógico que é necessário se planejar, mas normalmente quando um empreendedor diz que está se planejando, ele está esperando uma iluminação divina dizendo “Vai meu filho.”, ao invés de conversar com possíveis clientes. - Ninguém faz o que nós fazemos
Se ninguém faz o que você faz, isso pode significar 2 coisas. Ou você não se deu ao trabalho de pesquisar o suficiente ou você está indo em um mercado que não existe. Logicamente existem ideias completamente novas, mas se não há nada absolutamente parecido, normalmente é um sinal de que alguma coisa está errada. - Nós não teremos concorrência
Lembre-se que se o cliente simplesmente não comprar seu produto você estará concorrendo com o nada. Ou seja, não existe falta de concorrência. Queira sempre fazer o melhor e satisfazer seu cliente ou você começará a perder clientes para o nada, que é sempre um concorrente brutal. - Nós temos um time provado que levará a empresa
Um time provado significa um time que já abriu uma empresa e deu milhões de reais para os investidores. Se o time for realmente provado, você não precisará falar isso. Mostre que tem experiência relevante na indústria, vontade de trabalhar muito para sempre melhorar e que você tem pessoas para te aconselhar. Isso é o suficiente para mostrar que você tem potencial. - Ainda estamos aprendendo, só depois vamos abrir a empresa
O melhor lugar para aprender sobre o seu negócio é o seu negócio. Se você enxerga uma oportunidade, Saia do lugar. Lógico que é importante aprender e se capacitar, mas se você sente que já é capaz de produzir em quantidade suficiente um produto que fará melhor a vida das pessoas, não espere que um dia esteja escrito nas nuvens “Você está pronto para empreender”. - Nós temos uma patente que nos protegerá da concorrência
Patentes ajudam, é lógico. Mas, se for uma patente de algo que ninguém queira comprar, o nada será um concorrente voraz. - Temos um mercado de X milhões de pessoas, só precisamos de 1% dele
Essa mentira mostra 2 problemas no seu discurso. O primeiro é que ninguém quer investir em empreendedores que só querem 1% de algum mercado. O outro é que conseguir 1% de um mercado não é tão fácil assim. Seja mais realista e mostre que conhece as dificuldades de entrar no mercado e você não parecerá bobinho(a).
Caso você não concorde conosco ou tenha mais mentiras para mandar, por favor, estamos abertos a feedbacks!
Abraços!
Millor Machado (por um mundo sem mentiras)
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Ótimas sugestões do nosso leitor Jacques Chicourel:
a) “Estamos conversando com alguns investidores”: Investidores sempre estão dispostos a conversar, conhecer etc. Muito raro receber um “não” e isso não quer dizer que você será investido.
b) ” A gente garante que existe um mercado. Já temos 3 clientes”. Em um startup, no ínicio a abordagem de mercado acaba sendo mais fácil em um early market. Garantir um mercado só quando uma startup atinge o mainstream
c) “É claro que a empresa X (empresa grande) será nossa parceira. Nós temos uma tecnologia que eles não possuem” . Não é por que você tem um “secret sauce” que fará uma empresa lhe enxergar como uma plataforma de tecnologia complementar. Antes prove que os clientes dela já demandam isso e de forma bastante clara com dados efetivos.