Plano de Marketing

As características de um bom plano de marketing

Se você está lançando um produto ou reposicionando seu produto no mercado, você provavelmente vai começar esse processo através de um Plano de Marketing.

Se você está lançando um produto ou reposicionando seu produto no mercado, você provavelmente vai começar esse processo através de um Plano de Marketing.

É um momento mágico, quando você começa a imaginar como o seu produto vai virar uma venda e assim tornar você e o seu cliente pessoas mais felizes. O Plano de Marketing serve justamente para planejar os passos para que essa “transformação” seja feita da melhor maneira possível.

Plano de Marketing

Plano de Marketing: o caminho entre produto e venda

Um bom Plano de Marketing tem algumas características básicas:

Uma boa análise Oferta X Demanda
Entender qual é a dinâmica do mercado em que você entrando é extremamente importante. Além de conhecer as necessidades do seu cliente e saber como ele as satisfaz atualmente, você precisa também conhecer como irá estabelecer sua marca, quais os possíveis canais de distribuição, conhecer qual o seu maior diferencial para o seu cliente, política de preços etc.

Isso não significa que você vai fazer tudo igual ao que existe, muito pelo contrário: conhecer o mercado é a melhor forma de criar diferenciais competitivos que vão te destacar.

Uma lista de ações priorizadas
Agora que você sabe qual é o posicionamento que você quer ter, como você vai chegar lá? Quais são as ações pra você fortalecer sua marca? Quais serão os próximos canais de venda que serão usados? Faremos promoções, quando, como e quanto?

Definir ações prioritárias (lembre-se, é impossível que TUDO seja prioridade), te ajuda a ter foco e crescer estruturadamente dentro do seu mercado.

Métricas
“O que não é medido não é gerenciado”. Não sei quem falou isso, mas essa frase também vale pra esse caso.

Por exemplo, se você precisa fazer uma campanha por telefone. Quantas ligações você irá fazer por dia? Dessas ligações, quantas serão convertidas em vendas?

Fazer um planejamento desses números e avaliar se eles fazem sentido na prática é fundamental pra que você possa sempre melhorar seus processos.

Se você ainda se sente inseguro com alguns fundamentos de marketing e quer fazer um bom plano de Marketing, uma boa opção é curso à distância de Marketing da Anhembi Morumbi. Clique aqui para entender mais sobre o curso.

Abraços,
Luiz Piovesana (trabalhando nas prioridades do plano de marketing do Empreendemia)

p.S.: Nós do Empreendemia também já passamos por isso e falamos sobre o assunto quando publicamos nosso plano de comercialização.

  • Perfeito!

    O Plano de Marketing sempre deve ser o primeiro passo para se começar qualquer negócio.
    Em especial, no primeiro parágrafo, é muito clara a aplicação do benchmarking e também da aplicação prática dos pontos de paridade e pontos de diferença.

    Parabéns!
    http://www.aprendendoparaempreender.com.br