As 3 características de um serviço que impressiona seus clientes

Acima de tudo, existe uma característica que valorizamos em uma empresa, essa característica é o bom atendimento. Apesar de sempre associarmos atendimento a gastar muito dinheiro, existe uma forma muito mais barata e eficiente de ter um atendimento excepcional: assumir o compromisso com o cliente e resolver seu problema até o fim.

Além de exemplos já conhecidos, como a Zappos, existem empresas iniciantes que se baseiam no serviço ao cliente e isso tem sido um ótimo diferencial competitivo.

![Exemplo de bom atendimento: Klaxus](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/08/photopodborka_030-1.jpg "Exemplo de bom atendimento: Klaxus")Quem não gosta de poder contar com alguém para resolver seus problemas?
**1. Não adianta só vender, manter o cliente é o que vai te levar mais longe **Cada lugar da internet diz um número diferente, mas o que importa é que é MUITO mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. Se você valoriza seu orçamento de marketing, foque seus esforços em seu cliente atual.

**2. Conveniência é alma do negócio
**Não sei quem inventou essa história de que a propaganda é a alma do negócio, mas eu discordo. As pessoas pagam por algo porque acreditam que aquilo vai ser interessante para eles, não por causa da propaganda. A propaganda é só um meio de convencer as pessoas de que o produto é conveniente.

**3. Adapte seu serviço à realidade do cliente
**Digamos que sua empresa faz sites. Se o seu público-alvo é composto por empresas que querem estar na internet mas não têm dinheiro para pagar a criação do site, uma opção é fazer seu site de graça e cobrar uma pequena taxa mensal para atualizar seu conteúdo e garantir que ele esteja sempre supimpa.

No final, o cliente consegue um site com preço acessível e a empresa consegue manter seus clientes e ter uma fonte de renda estável. É ou não é um modelo de negócios sensacional?

**Extra: Tenha uma boa reputação no Empreendemia
**Além de indicações diretas, o cliente satisfeito poderá te dar depoimentos que com certeza agregarão muito ao seu material de vendas.

**Conclusão
**Não importa se você vende produtos, sempre haverá um serviço envolvido. Ter um serviço diferenciado é de longe a forma mais eficiente de alocação dos seus recursos de marketing.

Abraços,
Millor Machado (grande entusiasta do bom serviço ao cliente)

Se você também é entusiasta do bom atendimento, confira nossa sessão só sobre bom atendimento.

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