ansiedadesocietárias saudáveis.

">

Faça da ansiedade sua aliada em 9 situações

Preparamos esse conteúdo com algumas dicas para transformar a ansiedade em algo que seja benéfico para sua vida empreendedora.

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Saber lidar com as emoções e sentimentos também faz parte da rotina do empreendedor. Porém, é muito comum rotularmos essas sensações como vilões ou aliados, sem sabermos o efeito que elas causam em nosso comportamento do dia a dia.

Até porque, o que define se um estado emocional é bom ou ruim não é a sua definição em si, mas sim o que ele provoca na vida das pessoas. Ou seja, uma sensação específica em um certo contexto pode ser benéfica para uns, mas também pode ser algo ruim para outros.

Portanto, é preciso que o empreendedor saiba tirar o máximo proveito do seu lado emocional, fazendo com que ele “jogue o seu jogo”. Nesse post, vamos falar de um desses sentimentos em específico: a ansiedade.

O fato é que muita gente que está empreendendo é ansiosa por natureza e isso pode se tornar uma dificuldade enorme para que possa focar em sua rotina de trabalho durante o seu dia a dia.

Nesse sentido, queremos propor que você, empreendedor, utilize essa ansiedade de uma maneira positiva, sabendo lidar com ela e transformando-a em uma grande aliada nessa jornada!

Então, preparamos esse conteúdo com 9 dicas para transformar a ansiedade em algo que seja benéfico para sua vida empreendedora. Se interessou? Então, acompanhe a leitura conosco!

Saiba mais sobre a ansiedade

Antes de listarmos as maneiras de como você poderá lidar com a ansiedade de forma positiva, é importante saber que ela não é um comportamento natural do ser humano, ela aparece devido a desequilíbrios no nosso cérebro.

Dessa forma, ela provoca atitudes que não são intencionais e fazem com que sofremos como vítimas delas.

A explicação para isso é que o nosso cérebro é um poderoso computador biológico e ele funciona baseado em experiências anteriores, ou seja, é totalmente influenciável por esse fator, o que pode causar ansiedade em situações futuras que sejam parecidas.

Portanto, ela pode ser gerada por algo que já aconteceu ou por algo que pode acontecer. Mas saiba que isso é algo particular de cada indivíduo, o que quer dizer que não existe um padrão global que define a ansiedade de forma precisa.

É importante entender quando isso acontece, pois assim é possível que a reação sobre esse sentimento em si seja a melhor possível! Afinal, estamos acostumados a encará-la como algo ruim, mas o correto é deixar esse “rótulo” de lado e direcionar a nossa energia para transformá-la em algo positivo.

Tirando vantagem da ansiedade

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o contexto da ansiedade, vamos listar algumas maneiras para que possa tirar benefício dela. Confira:

1. Utilize a pressão a seu favor

Estar sob pressão não é algo ruim, muito pelo contrário, ficamos mais alerta quando estamos enfrentando momentos como esse. Falando fisiologicamente, nosso cérebro nos passa a imagem de que é preciso lutar ou fugir, pois a nossa própria reputação pode estar em jogo.

Sendo assim, é muito comum que a ansiedade apareça nessas situações. Então, é importante utilizar esse momento para agir e sair da zona de conforto, pois situações decisivas como essa nos fazem partir para a ação.

E é exatamente isso que um empreendedor precisa: agir! Saiba que encarando a ansiedade nos momentos de pressão, ajudará muito a construir coisas novas e que precisam ser feitas, evitando que a procrastinação esteja presente em sua rotina!

2. Ouça seus instintos

Aprender a ouvir os seus instintos nos momentos de ansiedade pode ser a resposta que está procurando em cada desafio que está enfrentando em sua vida profissional.

Pois é muito comum procuramos as respostas certas para as mais diversas situações e isso pode nos deixar ansiosos demais para encontrá-las logo. Dessa maneira, essa vontade pode causar uma certa urgência que nos deixa “cegos”, fazendo com que essa busca seja muito difícil.

Saiba que a melhor maneira de lidar com isso é relaxar, desacelerar nosso pensamento, esperar um pouco e deixar seu instinto agir. Pois, quando desaceleramos e ouvimos o que está por trás desse sentimento, a probabilidade de tomarmos a decisão certa é muito maior.

Por isso, aprenda a fazer pausas para ouvir seus instintos, deixe que eles trabalhem por você quando isso acontecer e tudo será resolvido de forma muito mais fácil.

3. Saiba lidar com os riscos das situações

Todas as pessoas que de alguma maneira tiveram sucesso em algum momento na vida, correram algum tipo de risco que as fizeram sair da zona de conforto, isso proporcionou que fizessem a diferença e por isso tornaram-se bem sucedidas.

Obviamente que é natural que essas situações de risco podem trazer uma certa carga de ansiedade consigo. O fato é que muitas vezes há também o sentimento de excitação junto a essa ansiedade e a tendência é que isso seja interpretado como algo negativo.

Portanto, entenda que correr riscos por estarmos enfrentando o desconhecido faz parte da vida e o sucesso exige enfrentar esse medo e a ansiedade que permeiam nossos questionamentos se aquilo vai dar certo ou não.

Saber lidar com essas situações de forma positiva, encarando-as como uma oportunidade para entrar de cara nesse desafio, é o caminho certo para trazer bons frutos em busca do sucesso!

4. Controle o seu tempo

A tendência é que quanto mais ansiosa a pessoa é, mais preocupada ela será com o seu tempo. Pois a ansiedade vem da preocupação de querer mostrar um bom trabalho ou uma boa impressão no ambiente em que se está inserido.

Nesse sentido, a ansiedade pode ser uma grande aliada para nos tornarmos melhores gestores do tempo. Pois ela nos força a fazer entregas antes do prazo, nos prepararmos com antecedência para reuniões e apresentações, dentre outros compromissos.

Ou seja, utilize essa ansiedade como algo que estimule você a cumprir com suas obrigações com antecedência para jamais perder qualquer prazo de entrega, além de ajudar a se preparar melhor para seus compromissos de negócio.

5. Tenha pensamentos mais inovadores

Quanto mais ansiosos formos, a tendência é que os nossos pensamentos sejam os mais diferentes possíveis sobre o futuro. Dessa forma, há um grande potencial de termos cada vez mais ideias inovadoras.

Então, não perca tempo, quando estiver em momentos de ansiedade, deixe a sua criatividade fluir nos seus pensamentos. Quem sabe não surge aquela ideia que você está buscando há um bom tempo?

Caso queira aprofundar mais nesse exercício, carregue sempre consigo uma caneta e um papel para registrá-los. Faça isso sem julgamento. Pois, uma vez que externalizamos nossas ideias, é possível enxergá-las com muito mais clareza.

6. Observe melhor as pessoas

Saiba que a ansiedade é uma ferramenta poderosa quando se trata de observar e sentir o ambiente em que estamos inseridos e também os indivíduos que estão contidos nele.

Isso torna quem é ansioso, alguém mais sensível em relação aos detalhes de cada pessoa, principalmente em relação ao seu caráter e se podemos confiar nelas. Isso é uma grande vantagem, pois é possível prever possíveis padrões comportamentais com quem está se relacionando.

Dessa forma, nos tornamos mais conscientes em relação às decisões que tomamos nesses relacionamentos, que vão desde a forma que nos comunicamos com o outro até na escolha de quem é interessante manter um contato constante para possíveis parcerias, por exemplo.

7. Canalize a sua energia de forma positiva

Quando estamos ansiosos, a tendência é de produzirmos mais energia em tudo que formos fazer, gerando um alto grau de agitação. A boa notícia é que essa energia pode ser muito produtiva se for canalizada de forma correta.

Portanto, utilize essa energia para ampliar o foco nas suas tarefas ou até mesmo assumindo mais atividades ao longo do tempo. Dessa maneira, você estará utilizando a sua ansiedade a seu favor e também da sua produtividade.

Além disso, é preciso que o empreendedor seja capaz de enfrentar qualquer obstáculo que possa aparecer e utilizar essa pressão da ansiedade para alimentar a sua capacidade de produzir e criar coisas novas.

Junto a isso, há a questão de que esse tipo de comportamento pode ser uma grande inspiração para qualquer pessoa, motivando-as para que elas possam acelerar seu ritmo de trabalho também.

8. Desenvolva suas habilidades

Estar ansioso nos deixa inquietos em relação às nossas habilidades, o que nos leva a buscar uma melhoria contínua em relação a elas.

Ou seja, isso nos ajuda a ver o que precisamos fazer para melhorar e conseguir um destaque ainda maior naquilo que somos bons ou que achamos que precisamos melhorar.

Sendo assim, a tendência é que isso nos motive cada vez mais a buscar nossos objetivos e fazer o que precisa ser feito nos momentos decisivos. Para um empreendedor isso é extremamente importante pois muitas vezes é necessário aquela motivação a mais para continuar acreditando no seu sonho e não desistir dos seus objetivos e metas.

9. Conheça você mesmo

Por fim, nossa última dica é utilizar a ansiedade para conhecer a si mesmo. Pois quando nos sentimos ansiosos, essa situação nos coloca cara a cara com nós mesmos. Ou seja, nos deparamos com nossos medos e dúvidas frente a frente.

Sendo assim, é possível nos conhecer melhor e utilizar esse conhecimento para direcionarmos os próximos passos, para que eles sejam dados da maneira correta. Esse é um excelente exercício de auto-reflexão em busca do sucesso e também dos nossos objetivos!

Percebeu que a ansiedade é uma ótima oportunidade para lidarmos com as situações do dia a dia, não é mesmo? Então, saiba mais sobre o Poder de persuasão: Como convencer pessoas e aumentar suas vendas