dois homens de terno amadores e profissionais

6 diferenças entre amadores e profissionais

“Nos negócios, a diferença entre uma pessoa de sucesso e uma amadora é a velocidade de implementação das ideias. - Eben Pagan”

O sucesso é para poucos é uma frase clichê do mundo dos negócios. O pior é que ela é verdadeira. Não é possível estar no topo junto com todo mundo, pois não haveria glória, não faria sentido. É nesse momento que ficam mais visíveis as diferenças entre profissionais e amadores.

Para se destacar da multidão e atingir resultados acima da média não basta apenas ser o aluno mais dedicado, o funcionário que chega mais cedo na empresa ou aquele que está há mais tempo no mercado.

É preciso desenvolver habilidades inatas que o tornarão mais atento e eficiente. Pode parecer algo longe da sua realidade, nesse momento, e é exatamente assim que tem de ser.

Existem pessoas que passam anos persistindo e alcançam bons resultados em suas áreas de atuação, enquanto outras, por mais que se esforcem, simplesmente não decolam.

O que há de diferente entre profissionais e amadores? Quais habilidades fazem com que eles sejam tão precisos nas suas escolhas?

Se o que você está buscando é se aproximar cada vez mais do perfil do empreendedor profissional, então leia este artigo até o final e descubra como não ser amador.

#1 Empreendedores profissionais não perdem tempo

A internet proporciona para qualquer pessoa uma enorme quantidade de informação, tanto gratuita quanto paga, e isso é algo extremamente valioso. Mas, o que deveria ser um benefício, acabou se tornando uma desculpa. As pessoas querem aprender tudo, um curso atrás do outro, depois um artigo, uma conferência etc.

O excesso de informações deixa quem busca por elas confuso. São tantas alternativas que entre um curso e outro, você já está pensando em outra ideia, de algo que você ainda terá que aprender mais e mais, alimentando o ciclo vicioso de adquirir conhecimento sem colocar em prática.

“Nos negócios, a diferença entre uma pessoa de sucesso e uma amadora é a velocidade de implementação das ideias. – Eben Pagan”

Aprender é essencial para se destacar no mercado, mas um profissional é aquele que sai na frente com o que já tem e descobre como melhorar no caminho.

#2 Profissionais têm medo, mas agem mesmo assim

O medo é um dos fatores mais importantes na formação de um empreendedor. É algo instintivo, pois serve de alerta para que não cometamos falhas que coloquem nossa segurança em risco, inclusive a financeira.

Ele sempre estará presente em tudo que você fizer, principalmente se for algo ainda inexplorado. A grande diferença entre profissionais e amadores nesse caso é que os primeiros realizarão seus planos, mesmo com todas as probabilidades de algo dar errado. Quando se arrisca em um mar azul, as chances de sucesso exponencial também são muito maiores.

Por outro lado, se algo não deu certo, é preciso lembrar que aprender com os próprios erros é muito mais significativo do que receber os conselhos do coach mais caro. Quanto mais você erra, mais você aprende, menos você erra, mais sucesso você tem.

#3 Profissionais estão sempre inspirados

Enquanto os amadores acreditam que o ideal seria um mundo onde pudessem relaxar e refletir sobre a vida enquanto a inspiração para criar algo novo ou fazer coisas de maneiras diferentes não chega, os profissionais têm hora marcada para se sentir inspirados: todos os dias, assim que acordam.

Aqui, é gritante a diferença entre amadores e profissionais. O medo de errar está presente em cada passo que o profissional dá, mas ele se dedica ao máximo para garantir que está dando o seu melhor. Aprende diariamente como ser excepcional.

A prática leva à perfeição, como já é conhecido pela sabedoria popular. No empreendedorismo, ela conduz o profissional ao sucesso.

#4 Profissionais cumprem suas promessas

A determinação em alcançar seus objetivos é uma constante. Para conseguir realizar tudo que deseja, um empreendedor profissional tem plena consciência das limitações que possui, inclusive de tempo.

Eles entendem que se não tiverem uma rotina que lhes permita definir prioridades e organizar as tarefas que desempenharão diariamente, estarão completamente perdidos ao final de cada dia.

Um profissional jamais deixará um cliente na mão, pois esse é um dos seus compromissos vitais. Ele sabe o quão importante é para o cliente que entregue o prometido, ou até mais e melhor, dentro do prazo acordado. Além de receber de volta maior credibilidade, entregar bons resultados faz toda diferença.

#5 Profissionais têm propósitos maiores que suas metas

Estipular metas, com bases bem definidas e prazos para cumpri-las, é uma maneira de manter-se focado naquilo que precisa ser feito. Ter propósitos que ultrapassam essas metas é o que diferencia profissionais e amadores.

Essa é uma percepção bastante simples. Basta entender que a grande maioria das pessoas não quer um emprego que pague um salário alto apenas pelo dinheiro. Elas estudam muito, se esforçam para aprender o máximo e conquistar a vaga pelo fato de saberem que são boas para aquela função, que serão reconhecidas pelo seu talento e se sentirão realizadas.

Ser feliz e contagiar positivamente todos a seu redor é o propósito inicial de qualquer pessoa. O dinheiro é apenas o meio utilizado para adquirir a viagem dos seus sonhos, o sítio para passar os momentos de descanso, o carro para se locomover com mais conforto.

Ter um propósito de vida torna as tarefas mais árduas as mais gratificantes. Mesmo aquelas que parecem não ter fim e muito menos retorno financeiro ou reconhecimento. Se realizá-las te aproxima dos seus propósitos de vida, ela será facilmente cumprida.

#6 Profissionais jamais se dão por vencidos

Um profissional é aquele que sempre conseguirá o que deseja, de uma forma ou de outra. Enquanto o amador inventa uma desculpa e desiste no primeiro obstáculo, o profissional aprende que algo não dá certo e procura outra maneira de atingir o objetivo que idealizou.

Mais que resilientes, eles são apaixonados pelos seus propósitos e não admitem que algo atrapalhe sua jornada. Eles sabem o que os espera no pódio e não medem esforços para chegar lá de cabeça erguida.

Então, se você chegou até aqui, saiba que, das diferenças entre profissionais e amadores, essa é a mais importante: profissionais sempre vencem! Se não foi dessa vez, é por que ainda não terminaram a tarefa. E eles só irão parar quando conseguirem.

Esperamos que você possa tirar o maior proveito desse artigo e seja um empreendedor profissional de sucesso. Aproveite o embalo e confira outro texto incrível: O monge e o executivo: Como aprender a liderar sua equipe.

  • Janiel Santos

    Tô no trabalho, vou ler quando chegar em casa, pois, parece bem interessante.

    • Letícia Abrantes

      Olá, Janiel! E aí, gostou do nosso conteúdo?

    • Olá, Letícia!
      Gostei muito do artigo. As dicas apresentadas são realmente valiosas. Acredito que esses conselhos vão me ajudar bastante a priorizar o que realmente importa.

    • Letícia Abrantes

      Ei, Janiel 🙂 Fico extremamente feliz em saber que o nosso conteúdo foi útil para você. Boa sorte na sua jornada empreendedora!