Acentuando diferenças

Acentuando diferenças

O que adianta se comparar com um concorrente se o cliente não sabe como seu produto fará a diferença?

A dica de hoje foi enviada por Seth Godin através de seu blog.

A maneira mais fácil de descrever seu produto (ou serviço ou causa ou candidato) é descrevendo como ele é diferente dos concorrentes.

“O que temos é igual ao da marca X, mas 5% mais barato, 10% mais rápido, com usabilidade 20% melhor e ainda vem no sabor chocolate…”.

Nós fazemos isso tão frequente e naturalmente que, muitas vezes, esquecemos de falar o porquê de termos construído aquilo.

Quando vendemos A em comparação com B, nós podemos até fazer um bom trabalho explicando porque A é melhor que B, mas é fácil esquecer que esses potenciais clientes têm uma 3ª opção: não comprar nenhum.

Para se aprofundar no tema, recomendo o artigo Nunca diga “eu não tenho concorrentes”.

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  • Luiz,

    Para varias, Seth Godin foi sensacional!
    Esse é um erro que muitas empresas cometem ao tentar criar produtos.
    Pensam em formas de divulgar, mas pouco se pesquisa para saber o que o seu consumidor quer.
    No final das contas, do que vale tentar diferenciar o seu produto, se ninguém se interessa por ele.