A hora de seguir em frenteEquipe Empreendemia em 2009, ainda sem barba e precisando de terno para alguém acreditar que éramos empresários

">

A hora de seguir em frente

Equipe Empreendemia em 2009, ainda sem barba e precisando de terno para alguém acreditar que éramos empresários

Equipe Empreendemia em 2009, ainda sem barba e precisando de terno para alguém acreditar que éramos empresários

Caro(a) leitor(a),

Hoje tenho a honra de anunciar oficialmente uma notícia que me deixa ao mesmo tempo muito feliz e muito triste: a equipe Empreendemia não é mais a responsável pelo Saia do Lugar.

Triste pelo fato de que ninguém gosta de ver seu filho saindo de casa, mesmo que para voar com as próprias asas e criar seu próprio caminho. Feliz pela confiança que temos na nova equipe que vai assumir o portal, a galera da Rock Content, maior referência nacional em marketing de conteúdo.

Desde o 1o post, há pouco mais de 7 anos, fomos visitados por 6.7 milhões de pessoas. Nada mau para 3 moleques que começaram em uma kitnet ainda durante a faculdade!

Mesmo que a conta bancária não ande lá essas coisas, posso bater no peito com orgulho e falar que ficamos milionários no nosso legado. Fico extremamente feliz em saber que demos nossa contribuição para desenrolar o empreendedorismo brasileiro.

Por isso, em homenagem a você, que nos acompanha a tanto tempo, vale a pena aprofundar um pouco mais sobre o significado dessa experiência e deixar algumas lições aprendidas no processo.

O que motivou a decisão?

Sobre o motivo para o repasse do portal, a resposta mais honesta e transparente o possível é de que nossa startup infelizmente não conseguiu encontrar um modelo de negócios que sustentasse o crescimento.

Apesar de diversos patrocinadores que foram essenciais para que o portal exista até hoje, chegou um momento em que as necessidades financeiras pessoais foram apertando, ao mesmo tempo em que foi ficando claro que nossa experiência de mercado ainda era pequena para o tamanho que queríamos que o projeto chegasse.

Nesse momento, a melhor coisa a fazer é ser humilde e admitir que não é aqui que utilizaremos ao máximo nosso potencial.

O início do processo

Com a decisão tomada no início de 2014 de cada um buscar um novo rumo, tínhamos em mente 2 coisas muito claras:

  1. Mesmo que com dedicação parcial, o projeto era bacana demais para ser desligado
  2. Nenhum dos 3 sócios era “empregável” em organizações tradicionais

A primeira parte foi razoavelmente fácil.

A grande maioria dos artigos foi projetada para que não ficasse “datada”. Ou seja, o conteúdo criado é atemporal, por isso conseguimos configurar um robô que reenviava os artigos a cada mês em nossas redes sociais, mantendo um volume constante de visitas mesmo que a frequência de novos artigos diminuísse.

Além disso, alguns anos de experiência fizeram com que conseguíssemos produzir conteúdo de forma muito eficiente, sem exigir tanto tempo. Isso sem contar com a rede de colunistas convidados que foram essenciais no período, com direito a um agradecimento especial ao Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil, que quinzenalmente, nos envia excelentes artigos desde 2010.

Deixo aqui uma nota pública de admiração à disciplina espartana que ele possui, cumprindo os prazos a risca por um período tão grande de tempo!

Também não podemos esquecer de pessoas extremamente importantes que fizeram parte da equipe e merecem um agradecimento muito especial: Gabriel Costa, Lucas Hoogerbrugge, Rafael Erthal, Lucas Gaspar, Gabriel Franco, Lucas Coelho, Danilo Cabello, Lucas Kalado, André Resende, Rodrigo Makoto e Erick Gallani.

Sobre os novos rumos de cada um:

  • Mauro realizou seu sonho de morar no exterior e hoje é pesquisador em data analytics na Western University, no Canadá;
  • Luiz se tornou o responsável pelo marketing da Sensedia, startup brasileira com serviços e tecnologia que auxiliam a integração (via APIs) entre diferentes sistemas e na criação de ecossistemas digitais;
  • Eu assumi a área de Projetos Digitais da Fundação Estudar, organização fundada por influentes empresários brasileiros que possui o objetivo de potencializar a carreira de jovens que queiram causar impacto positivo no país.

E agora, quais os próximos passos do Saia do Lugar?

Como falei antes, passamos 2 anos escolhendo quem seria o melhor parceiro para tomar conta do nosso bebê, que passou de “blog com dicas empresariais” para “um dos maiores portais de empreendedorismo do país”.

Falo sem medo de parecer puxa-saco que a equipe da Rock Content é a mais competente do Brasil para levar o projeto adiante e expandir a quantidade e qualidade do conteúdo publicado. Sempre mantendo o foco no nosso mantra, que acabou sendo copiado posteriormente “empreendedorismo sem enrolação“.

Aproveito também para deixar um agradecimento especial à pessoa que liderou essa negociação na Rock, Diego Gomes.

O Diego é nosso parceiro desde 2009 e um dos profissionais que mais admiro na internet brasileira. Ele consegue ao mesmo tempo ser uma máquina no domínio das técnicas de marketing digital e um cara extremamente carismático, com uma das maiores redes de relacionamento que já vi.

Tenho certeza absoluta de que a equipe da Rock fará um trabalho primoroso, dando continuidade a esse sonho iniciado na década passada. Por mais que seja triste ver “nosso filho sair de casa”, não há duvidas de que não poderia haver melhor mentor para levá-lo para os próximos passos.

Como bom nerd, não poderia deixar de citar Star Wars para finalizar essa parte.

Se fomos um Obi Wan, despertando o espírito guerreiro do Saia do Lugar; a Rock Content o Yoda será, em Jedi transformando o portal.

Conclusão

Apesar de torcer para ainda ter espaço de colunista convidado, a partir de hoje a Rock Content assume completamente a  operação do portal, desde as publicações do dia a dia até parcerias comerciais e conserto de bugs do site.

Que venha uma nova era de prosperidade e vida longa ao Saia do Lugar!

Abraços,

Millor Machado (orgulhoso do passado, emocionado no presente e animado pelo futuro)

P.S.: A título de curiosidade, seguem alguns itens de nostalgia da história do Saia do Lugar até hoje

  • Vinicius Perroni
    • Muito bacana Vinicius!

      Realmente, o Mauro mandou muito bem nesse post. Fico feliz em saber que nosso conteúdo te ajudou de alguma forma.

      Grande abraço e sucesso pra você!

  • Alice Salvo Sosnowski

    Acompanhei o Saia do Lugar desde os primeiros passos e até hoje o site é uma fonte de referência para mim. Parabéns pelo belo trabalho que vocês realizaram, meninos! 😉 O Pulo do Gato continuará acompanhando o portal! 😉

    • Letícia Abrantes

      Agradecemos por continuar acompanhando o nosso blog, Alice! 😉