A consciência ambiental dentro de sua empresa

Meio ambiente não se resume à matagal, rios e baleias. O respeito ambiental não é apenas a preocupação com o meio ambiente lá fora, mas também com o seu ambiente de trabalho, seu escritório, sua empresa e a sua influência no meio ambiente.

Meio ambiente não se resume à matagal, rios e baleias. O respeito ambiental não é apenas a preocupação com o meio ambiente lá fora, mas também com o seu ambiente de trabalho, seu escritório, sua empresa e a sua influência no meio ambiente.

Aqui vão algumas pequenas dicas para tornar a sua empresa um ambiente saudável e responsável:

Imprima menos

É realmente necessário imprimir tantos documentos? Seu computador provavelmente já fica ligado durante todo o horário comercial, você pode muito bem consultar seus documentos diretamente no seu monitor.

Imprima só o que é completamente indispensável. Nada de usar o modo hiperultrafotográfico, dê preferência para o modo de impressão econômico preto e branco e tente fazer uso de fontes que gastem menos tinta (por exemplo a Century Gothic).

Utilize e reutilize

Evite usar papel em branco para fazer rabiscos. Até onde se sabe, todo papel possui dois lados.  Pegue documentos impressos velhos, recorte em quatro, grampeie e voilà, um bloquinho de notas totalmente artesanal!

Moro num país tropical

Acho que todo mundo sabe como no Brasil é quente para chuchu. E é comum os escritórios instalarem verdadeiras centrais de refrigeração do tamanho de uma usina nuclear para refrigerar as pessoas com seus paletós. É realmente necessário que seus funcionários tenham de ir trabalhar vestidos tão formais? Se é possível eles trabalharem de roupas leves, incentive. E diminua a potência do ar condicionado.

Bom dia, portas e janelas!

Existe algo mais gostoso do que sentir o ar fresco de uma manhã? Abra as portas e janelas, deixe o ar da manhã arejar o escritório, deixe a luz natural iluminar sua sala. E é de graça!

Ar condicionado ecológico

Sabe aquele seu bom e velho ar condicionado de parede dos anos 90, que um dia já foi branco e que faz mais barulho que o fusquinha do seu vizinho de madrugada? Aquele bicho consome mais eletricidade do que você imagina e gela muito menos do que os aparelhos atuais.

Troque seu aparelho jurássico por um aparelho que faça uso de gás natural. Além de diminuir o impacto ambiental, esses aparelhos são mais econômicos e silenciosos. E, na conta de luz, já compensa a troca.

Lixo seletivo

Mesmo evitando, escritórios acabam descartando uma quantidade razoável de papel como lixo. Não misture papel com chicletão. Tenha latas separadas para lixo reciclável e não reciclável. Pilhas e baterias devem ser guardadas separadamente para os papa-pilhas.

Cada um traga sua canequinha

Todo mundo bebe água todo santo dia, e isso pode ser feito no mesmo copo, sempre! Evite o uso desnecessário de copinhos plásticos e descartáveis. Presenteie ou incentive seus colegas e funcionários a terem suas próprias canequinhas.

Incentive a carona

Um carro geralmente é concebido para carregar entre 4 a 5 pessoas. Incentive as pessoas a racharem o combustível. Todo mundo sai economizando.

Escritório limpo

Deixe seu ambiente de trabalho mais bonito, limpo e mais verde. Uma pequena plantinha ao lado da porta ou em cima da mesa, já é suficiente para alegrar e acalmar o local. Não deixe papelada nem material acumular. Um ambiente organizado ajuda na criatividade e produtividade das pessoas que ali frequentam.

Conclusão

Vale a pena lembrar que muito mais do que algo bonitinho, ter uma postura sustentável ajuda a reduzir custos, aumentar sua organização e consequentemenete, a criatividade da empresa.

Para ler mais sobre o assunto, confira o artigo Planeje a sustentabilidade social e ecológica desde o início da sua empresa.

Abraços,
Mauro (vai planeta!)

  • os melhores jogos gratis http://www.jogos-jogos.org

  • Michael

    Parabéns a vocês do empreendemia!
    Mais uma vez mostrando a grande organização que hoje é!
    Continuem assim !

  • Dicas Ecologicamente corretas.

    Seguindo essa linha de artigos o site deverá travar de tantos acessos, só pode :P.
    Parabéns.

    • Opa, valeu João Paulo!

      De fato, felizmente já tivemos alguns problemas com servidor caindo hehe

      Espero que goste dos outros artigos também e se torne um leitor assíduo daqui!

      Abração

  • Rafael A. Gregorini

    Ótimo artigo!!

    Vocês acreditam que é economicamente viável o investimento de micro e pequenas empresas em sustentabilidade?