1 ano de Saia do LugarInício da Jornada. Esse post inaugurou nosso querido Saia do Lugar e hoje digo com orgulho que estamos cumprindo o objetivo da nossa saga empreendedora.

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8 lições aprendidas com um ano de blog

Há exatos 365 dias era publicado o post Início da Jornada. Esse post inaugurou nosso querido Saia do Lugar e hoje digo com orgulho que estamos cumprindo o objetivo da nossa saga empreendedora.

Há exatos 365 dias era publicado o post Início da Jornada. Esse post inaugurou nosso querido Saia do Lugar e hoje digo com orgulho que estamos cumprindo o objetivo da nossa saga empreendedora.

Contaremos aqui tudo que aprendemos nesse ano e como nos tornamos um dos maiores blogs de empreendedorismo do Brasil (segundo uma agência do Tadjiquistão).

1 ano de Saia do Lugar

Como decidimos sair do lugar
Nosso objetivo desde a começo era conectar e orientar empreendedores sob a bandeira “Empreendedorismo sem enrolação”. Na época não achamos blogs brasileiros que tivessem dicas diretas e objetivas auxiliando empreendedores, então começamos o nosso.

Você não precisa de habilidades de programação e design (no início)
Nosso layout era horroroso e não sabíamos quase nada sobre RSS, SEO, Twitter, etc. O que importa é que começamos, não porque dava dinheiro ou porque queríamos que fosse o maior do Brasil, simplesmente porque era divertido.

Em maio Mauro passou a fazer parte da equipe e profissionalizou o blog, levando nossas visitas as alturas. Porém, no início você precisa muito mais de disciplina e conteúdo do que de habilidades técnicas.

Existem milhares de blogs por aí, seja diferente
Hoje temos entrevistas, dicas diáriaso Cara, vídeos, etc. Nada disso foi planejado, apenas nos preocupamos em começar a criar conteúdo sem enrolação, todo o resto é consequência.

Por várias vezes pensamos “Caramba, agora já temos muitas visitas, será que não é melhor falar menos besteiras?”. Depois vimos que se tínhamos visitas era por causa da identidade: dicas simples, práticas e com um tom de humor. Nunca perca sua essência.

Não se preocupe com divulgação, as pessoas vão aparecer
Sempre que publicávamos um post, só divulgávamos no Gtalk e no status do Orkut. Mesmo assim, apareciam pessoas que não eram nossos familiares e amigos. A internet é fantástica, as pessoas simplesmente aparecem.

Conforme você tiver mais conteúdo, aí sim vale a pena fazer um planejamento de divulgação. Com 3 posts no ar, nem se preocupe em fazer seu blog aparecer na 1a página da Uol. Foque em fidelizar sua meia dúzia de leitores, eles se multiplicarão mais rápido do que você imagina, boca-a-boca é tudo para um blog.

Defina uma frequência de postagens e leve isso a sério
Não faz diferença se são 2 posts por dia ou 1 por mês. O que importa é que o leitor tenha uma ideia de quando virá o próximo post para acompanhar seu blog, que nem uma novela.

Nós somos frenéticos, 10 posts por semana e 20 twittadas por dia em média. Isso emputece algumas pessoas e é ótimo para outras. Decidimos agradar quem gosta do conteúdo frenético, esses são os que falarão de nós. O dia que perdermos isso, perderemos nossos leitores mais fiéis.

Tenha um bom contato com seus leitores
É nossa política responder todos os comentários o mais rápido o possível. Acredite, pessoas que comentam no seu blog tendem a ser pessoas interessantes, vale a pena conversar com elas.

As pessoas mais ativas tendem a ser as que mais trazem leitores, valorize seus entusiastas.

Parcerias são importantes, mas não exagere
Quero deixar uma coisa bem clara: estar no blogroll de um blog grande não vai te tornar famoso do dia pra noite. Muitos blogueiros iniciantes são verdadeiros pedintes de links e as coisas não funcionam assim.

Tenha um bom contato com os blogueiros influentes do seu setor, principalmente para trocar ideias e aprender mais. Só pedir um link e nunca mais voltar a falar com o cara não vai funcionar tão bem quanto parece.

Caso você seja realmente relevante, em algum momento o blogueiro te mencionará em algum post, aí sim você vai conseguir visitas. Quase ninguém clica nos links no blogroll.

Para crescer você precisa de divulgação
Depois de MUITO trabalho de formiguinha, aí sim você estará preparado para ter uma boa divulgação. Nós testamos várias formas de divulgação e decidimos focar no Twitter. O legal do Twitter é que as pessoas que te seguem estão mais interessadas no seu conteúdo, o alcance (seguidores) sempre aumenta e é muito fácil para seus seguidores “espalharem a palavra”.

Conclusão
Como dito antes (leia aqui), não blogue por dinheiro ou fama. Blogue para oferecer conteúdo útil e diferente. Os resultados não virão do dia pra noite, mas virão. Estar cercado de pessoas inteligentes (seus leitores) é uma experiência indescritível, recomendamos a todos.

Abraços,
Millor Machado (o primeiro escriba)

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