reunião para delegar tarefas

7 dicas para delegar tarefas para sua equipe

Sabemos que é um desafio e tanto! Por isso, preparamos esse post com 7 dicas para que você possa delegar tarefas para sua equipe de forma efetiva. Confira!

Delegar tarefas nem sempre é algo fácil de se fazer, principalmente para quem se tornou um líder a pouco tempo. Afinal, a vontade de fazer as coisas acontecerem acaba forçando-os a centralizar muitas demandas para si.

Saiba que isso pode prejudicar não somente a sua rotina, mas a empresa como um todo, pois não será possível conseguir atender a todas essas tarefas com excelência.

Portanto, é preciso delegar tarefas e mais do que isso, é preciso saber desempenhar essa função.

Sabemos também que é um desafio e tanto! Por isso, preparamos esse post com 7 dicas para que você possa delegar tarefas para sua equipe de forma efetiva. Confira!

1. Entenda que ninguém pode fazer tudo sozinho

O primeiro passo para saber delegar tarefas é criar a consciência que você não é a única pessoa capacitada a realizar tarefas dentro da empresa.

Os motivos de delegar podem ser inúmeros, mas o mais comum é o medo de que a tarefa não seja entregue da maneira como se espera.

É preciso mudar esse pensamento, pois ao delegar algo para um colaborador, a chance dele realizar esse trabalho de forma exemplar é muito grande. Afinal, ele possui uma sobrecarga de atividades menor quando comparado com o líder.

2 . Conscientize sobre a importância da tarefa

Saiba também que ao delegar uma tarefa, é preciso conscientizar a sua equipe do quanto aquilo é importante e o quanto aquilo é uma excelente oportunidade.

Afinal, os colaboradores precisam sentir que estão contribuindo com algo maior. Isso ajudará também para que você possa ficar mais tranquilo, pois saberá que confiou atividades nas mãos de pessoas que estão com as expectativas alinhadas.

3. Saiba a diferença entre delegar e ordenar

Saber que delegar não é simplesmente ordenar é um grande passo para vencer esse desafio. A grande verdade é que muitos líderes se deixam levar pelo autoritarismo e simplesmente acham que basta apenas mandar seus colaboradores o que fazer.

É importante entender que delegar envolve dividir responsabilidades, dar apoio no entendimento e na execução da tarefa, ou seja, dar todo tipo de atenção que for necessária para que o colaborador saiba o que precisa ser feito e realizar um bom trabalho.

4. Faça um acompanhamento

Entenda que o seu trabalho não acabará ao delegar uma tarefa, pois é preciso acompanhá-la para saber se está sendo executada da melhor maneira possível.

Por isso, combine com a sua equipe as possíveis entregas e faça um acompanhamento do que está sendo feito, do que precisa fazer, do que não está saindo conforme o esperado, dentre outras necessidades.

Afinal, delegar tarefas não isenta totalmente o empreendedor da responsabilidade.

5. Não se esqueça do feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para que as tarefas delegadas sejam executadas de maneira eficiente.

Perceba, que não estamos falando do feedback após a realização dela, mas sim do que pode acontecer durante o processo.

Isso ajudará muito no desenvolvimento dos colaboradores e também evita que uma tarefa seja entregue de forma errônea.

6. Seja claro

Saber delegar tarefas diz muito a respeito de deixar claro o que deve ser feito. Dessa forma, dificilmente a tarefa será executada de forma errada ou incompleta.

Saiba que esclarecer todos os pontos é essencial para que o colaborador consiga cumprir o seu papel da melhor maneira possível.

Para ajudar nessa questão, faça um exercício de pensar como você gostaria que alguém explicasse uma tarefa que você deverá realizar e replique para toda vez que for delegar algo.

7. Conheça sua equipe

Conhecer cada membro do seu time também é essencial para saber delegar tarefas.

Afinal, será possível entender como cada um lida com suas tarefas do dia a dia e quando surgir uma demanda, saberá melhor com qual deles ela pode se encaixa melhor.

Entendeu agora como delegar tarefas para a sua equipe? O que acha então de aprender Como gerar leads para sua startup?