6 lições de trabalho em equipe aprendidas com os mineiros do Chile

6 lições de trabalho em equipe aprendidas com os mineiros do Chile

A dica de hoje foi dada por Rafael Gonçalves no blog AtitudeBR

A dica de hoje foi dada por Rafael Gonçalves no blog AtitudeBR

Presos por mais de dois meses, os 33 mineiros no Chile, resgatados a partir de hoje, deram uma forte demonstração de humanidade. Além do forte instinto de sobrevivência e da evidente persistência, algumas outras lições podem ser tiradas da situação. Será que você consegue aplicar na sua empresa?

1- Eleja um líder para contornar crises
Todo processo precisa de gestão. Uma crise, então, necessita com mais urgência ainda. Tome por base os acidentes aéreos. As companhias sempre encontram um porta-voz, certo? Lembre-se que, em uma crise na empresa, todos são afetados e alguém com mais experiência pode, além de acalmar os mais jovens, pensar em soluções práticas de forma mais rápida.

2- Energia positiva gera energia positiva
Mesmo confinados, os trabalhadores geravam ótimas imagens. Sempre brincando, rindo, conversando. Ficar nervoso não agrega em nada, e cooperatividade é importante para resolver problemas.

3- Esqueça o complexo de Big Brother
Quando pessoas se unem, o conflito não precisa ser “a primeira coisa a ser criada”. Se fosse criado um conchavo dentro da mina, tendo em vista o limite psicológico ao qual todos estavam submetidos, certamente o resgate de todos não seria possível. Sua empresa pode ser um lugar produtivo se sua liderança conseguir unir a equipe em torno de um objetivo.

4- Planeje, afinal, a situação sempre pode piorar
A 600m de profundidade, era necessário cuidar da higiene e racionar o consumo dos mantimentos. Felizmente, com a abertura do túnel, os 33 trabalhadores conseguiram receber mais comida. Dessa forma, prepare-se para o pior. Qualquer coisa “menos ruim” do que isso será muito mais fácil de lidar se o planejamento for adequado.

5- Comunicação é a chave
Manter todos informados a todo momento é uma das principais formas de se manter a liderança e o foco do grupo. É muito mais fácil olhar o problema e enxergar a solução quando estão todos olhando para o mesmo ponto.

6- Resiliência, sempre
A capacidade de contornar desafios ou superar obstáculos precisa ser exercitada a todo momento em situações difíceis. Quando desistir não é uma opção, o único caminho a seguir é para cima!

Vale a pena ressaltar que para um bom trabalho de equipe, um bom líder é peça chave no processo. Para se aprofundar no assunto, confira nossos artigos sobre o que é liderança e características de um líder.

Para mais dicas sobre liderança, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.

  • Muito boa.

    Mas ainda bem que nada técnico dependia do presidente. Ele não parava de estar atento a actuar para a câmara.

    Foco e atenção bem direccionados na solução técnica é o que conseguiu que as coisas realmente acontecerem bem.

    Tudo bem com contagiar os outros de emoções boas, mas tem que ser na medida boa (também).

    • É, sem dúvidas a capacidade técnica foi essencial pra operação ser um
      sucesso. Concordo plenamente com você.

      Abração!

  • Samantha

    Meninos,
    Concordo com vcs, esses caras deram um show de trabalho em equipe. Particularmente, acho que o líder deu o tom da cooperatividade entre eles, e isso transformou o grupo em uma rede de apoio mutuo. Fico arrepiada só de pensar!