5 verdades óbvias sobre a estratégia da sua empresa

5 verdades óbvias sobre a estratégia da sua empresa

“Não sei o segredo para o sucesso, mas o segredo para o fracasso é tentar agradar a todos” e outras 4 grandes verdades

A dica de hoje foi dada por Tim Berry no seu blog Up and Running.

Forças e fraquezas
Estratégia é uma questão de focar nas suas forças, sobre gerenciar recursos. Isso significa trabalhar para minimizar o impacto das fraquezas. Uma das coisas mais difíceis sobre estratégia é ter disciplina para dizer não.Foque no que é mais importante.

O segredo para o fracasso
Minha fala favorita é de Bill Cosby: “Não sei o segredo para o sucesso, mas o segredo para o fracasso é tentar agradar a todos”.

Consistência
Melhor ter uma estratégia medíocre bem executada por um longo período de tempo do que uma série de estratégias brilhantes executadas num curto espaço de tempo, contrariando umas as outras.

Quando seguir e quando mudar o rumo
Tem a velha canção, The Gambler, que diz que a vida é um jogo de cartas em que o segredo é saber quando segurá-las e quando usá-las. Com estratégia, isso acontece muito. Quando as coisas não estão indo bem, devemos abandonar a estratégia? Ou devemos mantê-la pois para dar resultado demora mais tempo do que o esperado?

Não existe uma regra simples pra isso. Por isso as pessoas tem estratégias, não algoritmos. Ajuda conferir se a estratégia está sendo bem executada e se as premissas mudaram.

Resumo
Um grande amigo e cliente uma vez me disse “Administrar não é nada mais nada menos do que saber quando dizer não”. O mesmo vale para estratégia.

Uma boa estratégia para receber dicas sobre empreendedorismo é nos seguir no Twitter: @empreendemia

  • Elisangela – AAZ Offices

    Hey..achei mais alguém que curte (pelo menos cita) Bill Cosby!!! Nice!

  • Patriciabrito21

    Essa citação de Bill Cosby deve ser reformulada. Uma vez que o fracasso e o sucesso depende do seu tipo de consumidor. No caso, o foco deverá ser o publico-alvo. A nova estratégia de marketing foca o novo consumidor, ‘o consumidor consciente’; pois revolucionar a experiência para adquirir satisfação deverá ser o tema mais abordado nos próximos anos. Agrade a todos os consumidores e possíveis consumidores. Você não estará querendo agradar o mundo; agrade apenas os que te interessam. 🙂