5 perguntas que você precisa fazer para todos seus clientes

5 perguntas que você precisa fazer para todos seus clientes

A dica de hoje foi dada por John Jantsch no blog Duct Tape Marketing

A dica de hoje foi dada por John Jantsch no blog Duct Tape Marketing

Crie um formulário e pegue o hábito de conversar com os clientes todo mês. Eu acho que você será recompensado com ideias preciosas. Além disso, os clientes gostam de ser perguntados sobre o que gostam.

Um cuidado que você precisa tomar é: não aceite respostas vagas como “você tem um bom serviço”. Mesmo isso podendo ser verdade e ser bom de ouvir, não dá pra fazer muita coisa com isso. Insista um pouco mais e pergunte o que significa bom serviço e se possível, descubra algo específico que gostaram no serviço.

  1. O que te fez comprar de nós inicialmente?
  2. Qual o fator principal em que somos melhores do que as outras empresas que você faz negócios?
  3. O que nós podemos fazer para criar uma experiência melhor para você?
  4. Você nos indica para outras pessoas? Se sim, por que?
  5. O que você digitaria no Google para encontrar uma empresa como a nossa?

Agora que você já sabe que perguntas fazer, confira o post Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos e mãos a obra!

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  • vamary

    gostei muito do blog.
    parabens!!
    sou estudante de administraçao e apaixonada por marketing.

  • Oi Vamary.

    Muito obrigado pelo elogio! Espero que nosso conteúdo te anime com a ideia
    de empreender.

    Na medida que tiver sugestões de conteúdo e temas que considere relevantes
    para abordarmos, fique a vontade para entrar em contato.

    Abraços!

  • px42

    existem outras formas mais eficientes de conseguir as respostas para a última pergunta. Analisando suas estatíticas de acesso, Google Keyword Tool…

    • millor

      Gabriel,
      A questão é que é possível que o cliente imagine um posicionamento bem diferente do planejado pela empresa, dessa forma as informações não apareceriam nas estatísticas de acesso.

      De qualquer forma, é sempre importante conversar com o cliente e reavaliar o posicionamento da marca. Por que não aproveitar e fazer a 5a pergunta?

      Abraços!

  • Millor, me ocorreu uma coisa aqui!!

    Eu já tinha lido esse post, e li hoje de novo!

    Pensei, que talvez, deva mencionar aí que devemos estar preparados para todo tipo de resposta, e todo tipo de reação.

    Uma vez que daremos a oportunidade do nosso cliente se questionar, para nos responder, ele pode também gerar um pensamento no sentido contrário, e perceber algo como “é mesmo né, porque eu compro desse povo?? Não se destacam em nada” e por aí vai.

    Importante ter a clareza de que você vai ouvir muita coisa boa, e eventualmente coisas ruins, e deve estar preparado.

    Não sei……Só um pensamento que me ocorreu!!

  • Diogo Moura

    Muito acadêmico, ainda bem que é dica.