Como usar redes sociais para fazer promoções

5 formas de usar as redes sociais para fazer uma promoção

As redes sociais são ótimas ferramentas para promoções: veja aqui alguns formatos para sua empresa

Nas últimas semanas tivemos ótimas experiências organizando diversas promoções. Cada uma delas tinha um objetivo específico e usamos um meio diferente para alcançar esse objetivo.  Todas elas foram um sucesso e foram ou de graça, ou bem baratas.

Como usar redes sociais para fazer promoções

É importante entender a função da promoção você quer fazer

Spameada
Conceito – Fazer uma divulgação frenética para que o maior número possível de pessoas fique sabendo da promoção e compre seu produto.

Objetivo – Acelerar as vendas de um produto/serviço em um curto período de tempo.

Vantagens – Gera resultados imediatos nas vendas que podem ser medidos no curto prazo.

Desvantagens – Precisa ser usada com moderação, caso contrário irá emputecer seus entusiastas que já ouviram a mesma mensagem 3 milhões de vezes.

Como fizemos – Lançamento do nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Fizemos um post no Saia do Lugar, mandamos uma cópia antecipada pra alguns blogueiros fazerem um review do livro, lançamos um release de imprensa, envio na Newsletter semanal do Empreendemia, twittamos freneticamente o link para o livro e pedimos para diversos twitteiros influentes repassarem a mensagem.

Pré-requisitos – Ter uma boa plataforma de divulgação e rede de contatos. É possível também comprar publicidade, o que exige certa grana.

Resultado – R$650,00 em vendas no primeiro mês.

Sorteio
Conceito – Sorteie seu produto/serviço para quem participar da promoção comentando no seu blog ou te seguindo em alguma rede social específica (Twitter, Facebook, Empreendemia, etc).

Objetivo – Fortalecimento de marca através do aumento do número de pessoas que seguem sua empresa.

Vantagens – Ideal para empresas que dependem de audiência para fortalecer sua marca (Ex.: blogueiros e comunidades online).

Desvantagens – O impacto nas vendas não é tão direto quanto na Spameada.

Como fizemos – Sorteio do livro Delivering Happiness da Zappos. Fizemos um post no Saia do Lugar e o sorteamos entre as pessoas que deixassem um comentário falando o que os motiva a empreender.

Pré-requisitos – Ter algo bacana para sortear e algum tipo de métrica de engajamento que você queira fortalecer.

Resultado – 60 comentários no post e um leitor MUITO FELIZ falando da gente. Confira a reação do Rudolfh Bantim quando recebeu o livro autografado pela nossa equipe.

Divulgue a mensagem no Twitter
Conceito – Para participar, a pessoa precisa mandar o link da promoção no Twitter.

Objetivo – Fazer mais pessoas ficarem sabendo da sua promoção através do Twitter.

Vantagens – Muito bom para empresas que tenham o Twitter como parte da estratégia de marketing

Desvantagens – Corre o risco da participação ser muito baixa se seu público não estiver em peso no Twitter.

Como fizemos – Para baixar a 1ª versão do nosso e-book gratuito sobre Marketing Digital, a pessoa tinha que enviar uma mensagem para seus seguidores sobre ele. Usaremos o sistema Pay with a Tweet.

Pré-requisitos – Estar num setor em que as pessoas tenham uma forte presença no Twitter/Facebook.

Dê-me ideias
Conceito – Para participar da promoção a pessoa precisa responder algum tipo de pergunta que irá te servir como pesquisa de mercado. As melhores respostas ganham a premiação.

Objetivo – Ouvir ideias de melhorias do produto/serviço direto do seu cliente .

Vantagens – É uma forma extremamente eficiente de fazer uma pesquisa de mercado e se aproximar dos seus entusiastas.

Desvantagens – Você terá que ler cada pérola…

Como fizemos – Desafio: A internet não traz resultados mágicos (feita em 2011). Colhemos ideias sobre como mostrar para o usuário do Empreendemia que ele precisa ser ativo para fechar novos negócios.

Pré-requisitos – Acesso a alguma plataforma para gerenciar as ideias e divulgar a promoção nas principais.

Resultado – No primeiro dia de promoção já recebemos ótimas ideias mostrando como enfatizar os casos de sucesso dentro do Empreendemia. Muitas das ideias serão aproveitadas para guiar os próximos passos da nossa estratégia de marketing.

“Gostei!”
Conceito – Você faz um post no blog e pede para as pessoas comentarem. Os comentários que receberem mais votos “Gostei” ganham a premiação.

Objetivo – Fazer com que os próprios participantes chamem seus amigos para conhecer a promoção, eles precisam disso para ganhar.

Vantagens – Estimular seus entusiastas a chamar outros entusiastas, fazendo uma divulgação espontânea da sua marca.

Desvantagens – Algumas pessoas conseguem MUITO mais votos do que os outros, o que pode desanimar os “meros mortais” a participar das próximas promoções.

Como fizemos – Promoção “Sua empresa bonitaça!”. Em parceria com a Maturi Comunicação, entregamos serviços gratuitos na área de comunicação visual, que incluem redesign da marca, personalização do perfil em redes sociais e criação de material institucional.

Pré-requisitos – Ter um blog com um sistema como o Disqus ou comentários do Facebook instalado.

Resultado – 39 comentários e mais de 1000 “Gostei!” no post da promoção.

Conclusão
Perceba que esses 5 tipos de promoções estão completamente relacionados entre si e podem se misturar. É importante entendê-los e criar sua campanha da forma que for mais interessante para sua empresa.

Para aprender mais sobre como fazer uma promoção, confira o artigo 3 passos para realizar uma campanha promocional.

Abraços,
Millor Machado (promovendo promoções)

  • Em meio a um ‘mundarél’ de informações é legal e muito bom encontrar um local que reune as idéias mais efetivas para uma única finalidade ‘interagir o público alvo com a marca e/ou o blog’. Fico feliz por ter encontrado este artigo, sucesso.

  • gledson

    Pessoal gostei muito de quase tudo. Um detalhe técnico: coloque os links para abrirem em uma outra página… sai sem querer da página de vocês algumas vezes… nem todos voltam! adorei a matéria.

    Gledson Vinícius
    http://www.poemese.com
    @poemese:twitter

  • gledson

    Pessoal gostei muito de quase tudo. Um detalhe técnico: coloque os links para abrirem em uma outra página… sai sem querer da página de vocês algumas vezes… nem todos voltam! adorei a matéria.

    Gledson Vinícius
    http://www.poemese.com
    @poemese:twitter

  • Fabiano Machado

    Millor e gurizada do Saia do Lugar, parabéns pelo trabalho feito por aqui!
    Venho acompanhando a caminhada de vocês, faz algum tempo, e acho muito interessante a forma objetiva, simples e eficaz como a informação é passada. E também é bacana ver como vem a evolução de vocês.
    Estou em processo de abertura de uma estética animal, e como muitos visitantes do Saia do Lugar, larguei uma grande empresa para realizar o “sonho do negócio próprio”. Aqui pego várias dicas para este novo desafio!

    Sucesso para todos nós!

    Abraços!

    Ahh… Tu tens alguma matéria para indicar para quem está abrindo uma Estética Animal / Pet Shop?

    • Oi Fabiano, tudo bem?

      Muito obrigado pelo apoio! Bacana demais esse tipo de mensagem, de quem está nos acompanhando e vendo que a luta contra a enrolação nas empresas brasileiras continua firme e forte!

      Especificamente sobre a sua empresa, é um setor que não temos muitos conhecimentos. Te recomendo dar uma conferida nas dicas para pequeno varejo (http://saiadolugar.com.br/tag/dicas-para-pequeno-varejo/), que te darão uma boa noção, mas não chega ser nada tão específico.

      Normalmente o Sebrae tem materiais bem focados em tipos de lojas, pode ser uma boa opção. Você já chegou a trocar uma ideia com o escritório deles na sua cidade?

      Abraços!

  • John

    O artigo é bem bom. Só tenha cuidado ao usar palavras como “emputecer”, pois embora faça bastante sentido, você não sabe quem está lendo, e isso pode soar muito amador e pouco profissional.
    É apenas uma dica.
    Parabéns pelo texto.