5 dicas para ouvir seu cliente na hora de venderstartup vem sendo constantemente citada quando se fala de empreendedorismo e também do atual cenário econômico mundial.

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5 dicas para ouvir seu cliente na hora de vender

Dicas de postura e comportamento para ouvir seu cliente

A dica de hoje foi dada por Filipe Iorio no seu blog Empreende.

  1. Motivação, atenção e interesse: Entre de cabeça na conversa ou negociação. Esteja motivado para ouvir!
  2. Ficou com dúvida? Interrompa e pergunte! Peça para repetir, explicar melhor.
  3. Dê feedback. Nada mais chato do que você estar falando com alguém e a pessoa não expressar nenhuma reação de concordância, resistência, ou até mesmo, discordância. O feedback não precisa necessariamente ser algo falado, a expressão corporal nos ajuda muito nesta ocasião.
  4. Observe além do que está sendo falando. A comunicação não verbal é, em alguns casos, até mais importante do que o que está sendo dito. Segundo pesquisas realizadas por James Kouzes e Barry Posner, somente 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor.
  5. Cuidado com interrupções quando a outra parte estiver falando. Não troque de assunto repentinamente, pois pode refletir desinteresse no que a outra parte estava dizendo.

Vemos que são ações simples que podem render frutos satisfatórios em uma venda ou negociação. Por isso, coloque-as em prática.

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