5 dicas para identificar os enroladores da sua equipe

**Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
**Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Vamos lá leitor, em tempos de estremada competitividade, nada é mais prejudicial para um negócio do que uma equipe desconectada com objetivos, metas e padrões de eficiência.

Contudo, sabemos que em meio a um grupo de colaboradores encontram-se distintos perfis profissionais, cada um destes portando a sua respectiva dose de comprometimento e valor agregado a oferecer. Sabemos também que a perfeição não existe, mas também é verdade que sempre há algo a se fazer para potencializar o desempenho, e muitas vezes isso passa por uma boa observação.

Desta vez, destacamos para você algo que não passará desapercebido diante de uma boa percepção,  e que uma vez identificado e devidamente eliminado, trará consideráveis benefícios aos resultados do seu negócio. Trata-se da caçada ao colaborador enrolador.

Eles são terríveis, camuflam-se atrás de posturas performáticas e frases de efeito. Destroem o senso da competição saudável, desagregam equipes e furam cronogramas.

Sendo assim, destacamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a identificar esta espécie que está longe da extinção:

  1. Fique atento para demonstrações exageradas de serviço. Todo enrolador usa este disfarce para mascarar a própria inação;

  2. Fique de olho para aqueles que nas reuniões emitem comentários e indagações necessariamente retóricas. Esse método objetiva transmitir uma atitude de participação e comprometimento, mas na realidade geralmente esconde apenas uma participação teatral;

  3. Desconfie de colaboradores que estão sempre tentando lhe agradar. Diante daqueles que além de tentar lhe agradar a todo tempo, ainda são incapazes de discordar dos seus posicionamentos e opiniões, bem, desconfie duas vezes.

  4. Observe os comentários do grupo. Enroladores em geral são eficientes na sua capacidade de persuasão, mas não se pode enganar a todos o tempo todo.

  5. Atente para a capacidade de foco dos membros da sua equipe. Enroladores enfrentam enorme capacidade de concentração.

É possível que o leitor esteja se perguntando sobre qual seria a recomendação para lidar com o representante identificado da espécie. Demita-o. Simples assim. O seu negócio e a sua equipe vão lhe agradecer.

Até o próximo.

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Quer saber como sua empresa pode gerar mais resultados?
Veja mais artigos em nossa seção sobre Produtividade e baixe nosso mais novo eBook: Produtividade sem enrolação!

comments powered by Disqus