5 dicas importantes para terceirizar e ter sucesso – parte 2

5 dicas importantes para terceirizar e ter sucesso – parte 2

Esse texto foi desenvolvido pelo Guilherme da Luz, editor dos sites Emprestimo, Seguro Auto e Educação.

Esse texto foi desenvolvido pelo Guilherme da Luz, editor dos sites Emprestimo, Seguro Auto e Educação.

Mês passado publicamos no Saia do Lugar um excelente artigo sobre terceirização (veja aqui). Hoje, estamos publicando mais 5 dicas para que você continue empreendendo com bastante sucesso:

6 – Comece pequeno. Quando você utilizar pela primeira vez um fornecedor terceirizado, comece com um projeto pequeno e simples para conhecer o perfil dele.

7 – Defina claramente as etapas para o pagamento. 
 Programe o pagamento de acordo com a conclusão de cada etapa. Dê uma entrada ao fornecedor de 20% a 30% do preço total e divida o restante em 3 ou 4 parcelas.

8 – Negocie antecipadamente a propriedade intelectual do projeto. Certifique-se que o fornecedor irá aprovar a utilização do produto ou serviço de acordo com os seus objetivos. É substancialmente diferente o desenvolvimento de  um projeto personalizado para o seu uso pessoal do que um projeto que você pretende vender e ganhar dinheiro.

9 – Não esqueça de definir o suporte técnico após a conclusão do projeto. É mais fácil negociar uma cláusula antes de o fornecedor começar a trabalhar no projeto. Talvez você precise de algumas mudanças com base no feedback que você recebeu dos seus clientes. Especifique a quantidade de suporte gratuito e negocie os preços com um desconto para futuras modificações.

10 – Faça tudo por escrito. Garanta uma comunicação clara e precisa sobre quaisquer mudanças no escopo da programação ou pagamento dos serviços e obtenha todas as alterações por escrito. Guarde as cópias de todas as trocas de e-mails entre vocês.

O artigo em inglês foi publicado por Keith Crosney, freelancer to site Elance.

Vale lembrar que no Empreendemia você consegue achar facilmente qualquer tipo de empresa e ainda conferir sua reputação. Busque em nossa Lista de Empresas.

Para saber mais sobre como escolher fornecedores, receba nossas dicas diárias através de nosso RSS ou Twitter: @empreendemia.