5 coisas que Avatar pode te ensinar sobre desenvolvimento de produtos

5 coisas que Avatar pode te ensinar sobre desenvolvimento de produtos

A dica de hoje foi dada por Megan Berry no blog Planning Startup Stories

A dica de hoje foi dada por Megan Berry no blog Planning Startup Stories

Avatar é um fenômeno mundial e é atualmente o filme com maior bilheteria da história. Seguem dicas de como aprender com seu sucesso e aplicar nos seus projetos (mesmo que não sejam filmes de bilhões de dolares).

1. Tecnologia faz diferença
James Camerson escreveu Avatar em 1994, mas ele esperou até 2005 para voltar a tocar o projeto porque a tecnologia necessária ainda não existia. Saiba do que sua ideia precisa para sair do papel. Se ela ainda não funcionar bem, coloque-a de lado por um tempo e trabalhe em outra coisa.

2. Ame seu produto
O filme finalmente saiu depois de 15 anos da ideia inicial. Cameron não simplesmente esqueceu do projeto, ele esperou pelo momento e fez acontecer. E agora é rico (quer dizer, mais rico).

3. Tenha entusiastas, não apenas uma platéia (usuários)
Avatar foi tão bem sucedido por você não simplesmente pensa “bom filme” e vai dormir. Você fica com vontade de contar para todo mundo sobre o filme. Após assistir esse filme eu imediatamente comecei a contar sobre ele para minha família e amigos. Na hora.

4. Um pouco de polêmica é algo bom
Avatar é uma crítica sobre a guerra do Iraque e sobre como destruimos o meio-ambiente. É uma crítica aos militares, uma apologia ao politeísmo e trata sobre racismo. Ou então não tem nenhuma dessas coisas, mas te fez falar sobre isso, não fez?

5. Faça seu produto ser fantástico
Avatar é uma obra de arte do cinema. É fantástico! Não se satisfaça com menos que isso no seu produto. Se o seu produto for a coisa mais linda que eu já vi, eu não apenas irei usá-lo como também o indicarei para todo mundo que conheço.

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

Depois de assistir Avatar, por que não conferir nossas outras dicas sobre desenvolvimento de produtos?

Para dicas diárias de como inovar, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia

Veja nas palavras do próprio Cameron. Simplesmente Fantástico!

http://www.ted.com/talks/lang/eng/james_cameron_before_avatar_a_curious_boy.html
(Dá pra por legenda em português)

Obs.: Valeu pela indicação Roberto!

  • Erika Jantorno

    Muito legal este Post! Não somos James Cameron, que é um visionário, mas com certeza temos projetos e idéias que por acharmos inviáveis acabamos abandonando-as, o que é errado!
    Se tivermos um pouco de paciência e acreditar de verdade em nosso projetos, como fez James Cameron, o SUCESSO pode nos surpreender!
    Ótimo Post para inspiração!

  • Com certeza Erika! James Cameron realmente surpreendeu a todos com Avatar e
    seu caso passa muita inspiração.

    Por sinal, como andam seus projetos nas mídias sociais?

    Abraços!

  • Roberto Fermino

    Veja nas palavras do próprio Cameron. Simplesmente Fantástico! http://www.ted.com/talks/lang/eng/james_cameron… Dá pra por legenda em português

  • Juliana Sabino

    Muito bom!

  • Helio Souza

    Este artigo já vai fazer 4 anos. 4 anos! E nunca ninguém alertou para aquele erro crasso no primeiro parágrafo? Aquele “fenônomo” displicentemente ignorado dói. E demonstra o que mesmo, depois de tanto tempo? No mínimo uma puta falta de atenção… No mínimo…

    • luizpiovesana

      Oi Helio, bom dia!

      Erro corrigido, obrigado por apontá-lo.
      Infelizmente alguns erros podem acontecer e sempre contamos com nossos leitores para podermos corrigi-los.

      Abs
      Luiz