5 características que empreendedores e vestibulandos têm em comum

Recentemente nosso amigo Renato Fonseca do Sebrae-SP, editor do blog Conselheiro Criativo, mandou um artigo muito interessante sobre características que um estudante precisa ter para mandar bem no vestibular.

Depois de ler o artigo Dicas do Conselheiro Criativo para o vestibular, cheguei à conclusão de que empreendedores e vestibulandos tem muitas características em comum.

Características de empreendedores e vestibulandos

Foco no conteúdo
Assim como no caso do estudante, saber aprender é a primeira característica do empreendedor.

A principal dica que Renato dá para o estudante é ter constância no processo de aprendizado. É fundamental que o empreendedor esteja sempre aprendendo e estudando seu mercado. Lembre-se que o mundo muda muito rápido, manter-se sempre atualizado é a única forma de acompanhar essas mudança e quem sabe até criá-las.

Visão sistêmica
Renato destaca bem a questão de **multidisciplinaridade, **cada vez mais valorizada nos vestibulares.

No caso do empreendedor, ele normalmente é responsável por vendas, finanças, produção, gestão de pessoas, assobiar, chupar cana, etc. Sem uma visão sistêmica, é muito difícil conseguir coordenar tudo isso. Lembra-se dos diferentes níveis de visão dentro de uma empresa?

Estratégia
Estratégia, do grego στρατηγική, do espanhol estrategia, do hindi रणनीति, etc. é o ato de definir um plano de ação para alcançar um objetivo.

Qualquer empreendimento que queira crescer precisa de uma boa estratégia, normalmente representada no plano de negócios. Lembrando que não é necessário gastar 3 meses fazendo um documento bonitinho, o importante é definir alguns pontos sobre a empresa e constantemente revisar esse plano. No nosso caso, o plano de negócios inicial foram as 11 perguntas a responder antes de começar sua empresa.

Equilíbrio psicológico
É fato que empreender não é fácil. Além do próprio risco do negócio não dar certo, vez ou outra surgirão pessimistas para te desanimar.

Para sobreviver a toda essa pressão, auto-confiança é fundamental.

Espírito competitivo
No vestibular existe um número limitado de vagas e é fato que boa parte dos candidatos ficará de fora.

No mundo do empreendedorismo, o mata-mata também existe. Estar preparado para enfrentar concorrência é essencial para quem quer estar entre os vencedores.

Conclusão
A principal diferença do empreendedor para o vestibulando é que o vestibulando depende basicamente dele enquanto o empreendedor precisa formar uma equipe forte e interagir com diversas pessoas (clientes, fornecedores, parceiros, jornalistas, etc.). Fora isso, sem dúvidas o vestibular é um ótimo exemplo de empreendimento e quem já passou por isso pode aplicar as lições do vestibular para a carreira empreendedora.

Abraços,
Millor Machado (praticamente um vestibulando)

Para se aprofundar nas características do empreendedor, recomendo conferir o artigo Quais são as características do empreendedor?

comments powered by Disqus