4 passos para fazer anúncios da sua empresa

4 passos para fazer anúncios da sua empresa

Os fundamentos para você fazer anúncios da sua empresa

Existem duas frases que resumem muito bem a importância de você medir o retorno de qualquer campanha de divulgação da sua empresa:

  1. “Se você gastar dinheiro suficiente, você consegue vender qualquer coisa”
  2. “50% do gasto publicitário é desperdiçado. Porém, não sei qual 50%”

Dando um exemplo prático, se você gastar MUITO dinheiro em Publicidade, você provavelmente consegue vender qualquer tipo de produto, até os que não têm os atributos CUS.

Diga “Nãããoooo!!!” ao desperdício de dinheiro

 

A questões são:

  • isso vai gerar lucro pra sua empresa?
  • gerando lucro, como otimizar isso?

1- Antes de medir, saiba que tipo de anúncio usar: quão fácil é explicar o seu produto/serviço?

A complexidade de produtos/serviços varia muito e, com isso, a maneira como você os comunica para seu potencial cliente também varia.

Por exemplo, compare o anúncio de um computador com o de uma consultoria em precificação. Todo mundo sabe pra quê um computador serve, então o anúncio fica bastante concentrado na marca, características (potência), preço etc. – quem anuncia o computador, não precisa convencer seu potencial cliente que o computador pode ser útil, ele já sabe disso.

Isso já não acontece com quem quer vender consultoria em precificação – nesse caso, o trabalho consiste muito mais em ensinar sobre os benefícios dessa consultoria e mostrar a real necessidade. Isso porque não adianta nada falar “minha consultoria em precificação é muito melhor que a do concorrente x“, se o seu potencial cliente não está convencido de que precisa desse serviço.

Seguindo esse raciocínio, não adianta você falar “É só anunciar minha consultoria em precificação no outdoor com maior visibilidade da cidade que eu to feito, vou vender sem parar!” – claro, você pode conseguir vendas, mas será que a conta fecha?

2- Você sabe como seus clientes chegam até você?

Esse é o tipo mais simples, mas provavelmente o mais essencial de medição: pergunte aos potenciais clientes que chegam até você “Como você nos achou?”. Mas atenção! Não dependa da memória deles somente, mostre as opções de divulgação que você tem utilizado. Uma lista bastante comum seria:

  • Google
  • Google AdWords (anúncios no Google – aliás, o pessoal da Locaweb tem um serviço que te ajuda a configurar, otimizar, analisar, é só clicar aqui)
  • Facebook
  • Empreendemia (a-há!)
  • Recomendação pessoal/boca-a-boca (perguntar de quem)
  • Panfleto
  • Passou em frente à loja/escritório
  • Outro (pedir descrição)

Esse é o 1º passo para que você veja o que tem funcionado ou não. Pra isso, faça testes e vá alterando o orçamento/esforço em cada um para que você ache o balanço ideal.

3- Como medir o desempenho sem depender inteiramente da memória do seu cliente

A Internet possibilita uma imensidão de medições, o que facilita muito a vida de quem quer descobrir seus melhores canais de potencias novos clientes. Se você tem seu próprio site, não tem como não utilizar o Google Analytics, já que com ele você mede a eficiência das suas páginas, fontes de tráfego, conversões e muito mais.

Considerando também ferramentas específicas de anúncio (Google AdWords, Empreendemia, Facebook, Twitter, Buscapé e vários outros), elas mesmos geram relatórios de desempenho de suas ações, então trabalhar acompanhar de perto essas ações e comparar com o seu resultado real de vendas também fará grande diferença na sua tomada de decisão.

Mas, mesmo sem a internet, existem maneiras de medir o retorno específico de ações offline. A principal forma é colocando um código ou palavra-chave que identifique o veículo ou o local onde foi utilizado.

Por exemplo, ao fazer uma campanha com vários outdoors pela cidade você consegue colocar em cada um deles um código próprio (valendo desconto ou alguma outra facilidade). Quando o código é utilizado, você consegue computar as informações e realmente medir a eficiência da campanha.

4- Não crie expectativas que não serão alcançadas

De acordo com o seu produto/serviço e o perfil do seu potencial cliente, o que mais acontece? Ele vê seu anúncio e vai direto comprar o produto, ou ele vê o anúncio, vê que ele tem a demanda, pesquisa outros fornecedores e aí sim faz a compra?

Entender isso também fará grande diferença para você estabelecer expectativas e metas referentes às suas campanhas. Ter um ciclo de vendas mais longo não significa que você não tem que investir ou tem que investir mais em Publicidade – significa que o retorno não é automático.

Claro, existem vários outros detalhes que devem ser definidos pra qualquer campanha, mas entender esses fundamentos é a base pra você gerir o marketing da sua empresa. Para ver mais dicas sobre como fazer sua marca ser lembrada, sugiro o artigo Como entrar na cabeça do cliente e ficar lá.

Abraços,
Luiz Piovesana (por departamentos de marketing que sabem o que tão fazendo)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu sistema de loja virtual como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • Danilo Lima

    Parabéns. Muito bom.

    Danilo Lima
    http://www.danilolimablog.wordpress.com

  • Danilo Lima

    Parabéns. Muito Bom.

    Danilo Lima
    http://www.danilolimablog.wordpress.com

  • Valeu pela dica.

  • alexandrez.alexandrez

    GOSTEI DAS DICAS.

  • Helder

    Vou utilizar estas dicas e aplicar as atitudes, muito bom.

  • Claudia

    Muito bom!!  Parabéns!!

  • Lillian Camargos

    Ola Luis, gostei do se texto , muito bom.
    Estou com grandes problemas de faturamento na minha empresa , talvez vc pode me ajudar. Tenho uma loja de informatica, e serviços de manutençao. Ha 4 anos, estou trabalhando para crescer, meu ponto é alugado (o lugar é bom ) e tenho 2 funcionarios,  Sò que toda a receita que tenho, acaba sendo gasta na propria loja. Estou sempre sem grana. E eu nem tiro dinheiro da empresa apenas pago a minha faculdade, os funcionarios e os custos da loja mesmo. 
     Tenho produtos com otimos preços, e o meu serviço tb é bom , bom atendimento e tudo. O que vc acha que ta faltando?

    • Anônimo

      Oi Lillian, tudo bem?

      É complicado falar sobre isso à distância, mas existem alguns fatores que podem fazer o seu faturamento ser maior ou menor:

      – Você falou que seus preços são bons. Mas a margem de lucro sobre eles vale a pena? Não adianta jogar o preço lá em baixo, se isso faz a empresa sangrar. Por isso, a análise da margem de lucro ideal deve ser calculada já pensando nos custos que você tem para fazer o negócio se sustentar.
      – Você mencionou que o ponto da loja é legal. Esse fato isolado traz mais vendas? Se não, você poderia ir facilmente para outro lugar e economizar no aluguel.
      – Como é a visitação à sua loja? Existem meios de você atrair novos visitantes?
      – Quem entra na loja normalmente compra, ou vai muita gente só olhar e depois vai embora? Os produtos estão bem colocados, com seus preços etc.? – Você tem acordos com empresas próximas para fornecer recorrentemente materiais pra eles? Você dá um pequeno desconto, mas abocanha aí uma receita recorrente que pode ajudar bastante.

      Acho bacana você fazer uma análise do porquê o faturamente estar baixo. Então vá por etapas:

      1. Os clientes chegam até você? Se sim, veja a próxima pergunta. Se não,
      como fazer isso aumentar? Anúncios, promoções?
      2. Os clientes entram e compram? Se sim, veja a próxima pergunta. Se
      não,como tornar os preços/visual/vitrine mais atraente?
      3. Na hora do pagamento existe algum problema com
      cartões/dinheiro/cheque? Caso não,veja a próxima pergunta. Se sim,qual o
      problema? Tem como resolver isso?
      4. Você encoraja os clientes a voltarem ou te recomendarem? Descontos,
      cartão de bônus ou um ‘muito obrigado’?

      É isso. Espero que com esses insights você consiga analisar o seu problema
      específico.

      Abraços,
      Luiz

  • Propeq

    Olá Luis, texto muito bom. Sou da equipe de marketing da Propeq e a empresa júnior está passando por uma etapa de começar a fazer anúncios na internet através de ferramentas como o Google Adwords e o Mala Direta. Acredito que essa matéria será de grande ajuda. 

  • Dessarielemener

    Parabéns, Luiz.

  • Edvaldo

    Achei a matéria muito bacana, rápida e sucinta. Como todo, e qualquer, conteúdo rápido fica superficial pelo fator tempo/espaço, mas você agiu com lisura ao declarar no final do texto que “existem vários outros detalhes que devem ser definidos pra qualquer campanha”. Por isso parabéns.

  • Cleriston

    Este texto é muito interessante, fala de uma coisa dificil de forma fácil. Acredito que estes passos vão me ajudar muito a otimizar meus anicnios.

  • ESTOU COM SITE NOVO DE VENDA DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA COMO FAÇO PARA DIVULGAR ESSES SITE, PANFLETOS, INTERNET ETC, COMO. AGUARDO RESPOSTA

  • André Luis Meireles

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  • Paulo Cesar Cardoso

    Digo e repito quero uma Empresa que ajude a outra Empresa a captar clientes s/cobrar altas taxas por este serviço…mas que cobre muito baixo…se der certo e eu tiver pelo menos um numero de clientes que recupere o que já investi em propaganda e marketing..eu aceito uma cobrança de serviço maior..posteriormente a recuperação do que já gastei…”Esta de propaganda é a alma do Negócio não funcionou para a minha Franquia.”