4 lições que te auxiliarão no seu desenvolvimento pessoal

O caso de empreendedorismo de hoje foi contado por Valter Mello, engenheiro da Clínica Logística, em seu blog. Nele, Valter conta algumas lições aprendidas na sua carreira de consultor e que podem fazer a diferença para quem quer se destacar.

Clínica logística

Seja mais agressivo
Agressividade no bom sentido é sempre bem vinda! A agressividade nesse contexto significa não ser acomodado, não se deixar levar pela situação, e sim desafiar os fatos e enfrentá-los de forma positiva. Significa também correr riscos e assumir suas consequências. Lembre-se que só erra quem faz!

Atualize-se / Informe-se / Leia
A informação em nossos dias é uma entidade extremamente volátil. A verdade de agora poderá ser posta à prova e refutada nos próximos 5 minutos. Por isso é imprescindível a atualização constante.

Informe-se sempre ainda que de forma autodidata. Só não acredite em tudo piamente. Critique e duvide!
Leia manuais, livros técnicos, “white papers”, catálogos, inclusive fora de sua área específica de trabalho, e mais biografias, livros de arte, páginas esportivas, até bulas de remédio. O importante é que se tenha informações constantes. Traçar uma meta diária de atualização e informação e tão importante para o seu cérebro quanto ir pra academia.

Use um pouco mais do seu tempo para inovar
Pense diariamente naquilo que você faz e como poderia ser feito de forma diferente.

Se você produz algo, pense nas alternativas que poderiam substituir ou eliminar o seu produto. Quer um exemplo? Pense na reviravolta provocada pela fotografia digital para os “reveladores de fotografias”, ou nos fabricantes de agulhas fonográficas quando a Philips inventou o CD. Nos fabricantes de fitas entintadas para máquinas de escrever, etc… Salve-se! Pense no futuro do seu produto ou serviço e INOVE!

Provoque para si “notoriedade.
Uma velha história à respeito disso é aquela sobre as qualidades do ovo de pata. Pode ser fantástico mas quem vende mais é a galinha porque faz mais barulho!

É tudo uma questão de propaganda. Dentro dos limites éticos e sem pisar no ombro de ninguém, é sempre bom estar sob os holofotes. Portanto, escreva, dê palestras, mostre que você é um especialista.

Valter Mello já tinha escrito antes no Saia do Lugar. Confira seu ótimo artigo: Caso de empreendedorismo, como um consultor pode ser realmente útil ao cliente.

Se quiser entrar em contato com Valter, seguem seus perfis no Empreendemia:

comments powered by Disqus