vendedora trabalhando e lendo sobre dicas de vendas

4 dicas de vendas para pessoas tímidas

Quem deseja ser um vendedor de sucesso deve aprender a trabalhar alguns pontos na personalidade. Assim, preparamos algumas dicas de vendas para pessoas tímidas.

Um indivíduo tímido é alguém que sente dificuldades em manter relações sociais e se expressar em público. Para parte das pessoas, isso pode nem ser um problema, mas quem deseja se tornar um vendedor de sucesso deve aprender a trabalhar esse aspecto de sua personalidade e, por isso, preparamos algumas dicas de vendas para pessoas tímidas.

Se você está entre o grupo de pessoas menos desinibidas, mas sabe a importância de adotar uma postura mais ativa para conquistar bons resultados para sua empresa, então fique ligado nas dicas que preparamos para hoje!

Acompanhe!

O modo de agir e pensar dos tímidos

A timidez é um traço de personalidade bem comum e não está associado ao medo, tampouco a fobias. Na verdade, trata-se de uma inibição em certas situações que podem, inclusive, ser acompanhada de algumas reações fisiológicas, como suor e aceleração dos batimentos cardíacos.

Importante observar que a maioria das pessoas considera-se um pouco tímida, ainda que isso não seja tipicamente introvertida. Isso acontece porque a timidez pode se manifestar de várias maneiras e, em algum momento, todos nós podemos ter:

  • dificuldades para falar em público;
  • resistência ao expor suas opiniões;
  • falta de habilidade para se aproximar e conversar com pessoas que não conhece;

Apesar de trazer alguns problemas, é importante ressaltar que a timidez pode ser trabalhada. Isto é, até mesmo pessoas mais introvertidas podem utilizar estratégias para se soltarem e interagirem um pouco mais.

Por essa razão, não existe qualquer limitação para essas pessoas e mesmo aquelas profissões que exigem contato direto com o público podem ser aprendidas e desenvolvidas com sucesso.

Dicas de vendas para pessoas tímidas

Conforme dito, uma pessoa tímida pode exercer qualquer profissão e, portanto, ser um vendedor de sucesso é algo plenamente possível. Mas, para isso é necessário adotar algumas estratégias inteligentes.

Se você é um vendedor tímido, fique tranquilo! Nós reunimos algumas dicas infalíveis para se expressar e se portar melhor, aumentar suas vendas e se destacar em sua profissão. Acompanhe a seguir!

1. Venda somente algo em que você acredita

Falar e convencer alguém sobre alguma coisa é uma tarefa complicada para qualquer vendedor. Mas, quando se é tímido isso parece se tornar um desafio maior ainda.

Porém, nos dois casos, uma estratégia que ajuda bastante é conhecer e acreditar naquilo que está vendendo. Quando sabemos da qualidade e utilidade de algo, a missão de expor suas vantagens se torna muito mais fácil.

No caso dos tímidos, isso facilita que se sintam mais seguros ao apresentarem o produto, pois estarão mais preparados para tirar dúvidas e defender seus benefícios.

Quer um exemplo? Imagine que você seja um vendedor de celulares. Caso conheça a marca do aparelho que vende e suas principais funções, certamente se sentirá mais tranquilo e seguro de demonstrar ao cliente as razões para adquirir o produto.

Assim sendo, quanto mais informações o vendedor tem sobre o produto ou serviço, maior será sua autoridade sobre o assunto e capacidade de expor para o consumidor o porquê ele é imprescindível em sua vida.

2. Dê muito valor à escuta

Todos sabem que pessoas tímidas sentem dificuldade para falar, mas elas são excelentes ouvintes e isso é uma das grandes habilidades esperadas em um vendedor. Afinal, não adianta empurrar algo para o cliente quando ele, na verdade, precisa de outra coisa.

Ademais, se você parar para observar, verá que boa parte dos empreendedores são pessoas expansivas e adoram se comunicar e falar com outras pessoas. Paralelo a isso, gostam de interagir com indivíduos que prestam atenção naquilo que falam e é aí que você pode se destacar nas seleções de funcionários!

Aliás, isso também pode ajudá-lo a converter mais vendas. Quando você se mostra mais atento à fala de seus clientes, faz com que eles se sintam importantes. Isso favorece a criação de um laço de confiança, o que é um grande fator de convencimento para a compra.

Portanto, dê mais valor à escuta e ouça atentamente tudo o que o seu cliente tem a dizer, pois isso pode fazer a diferença ao fechar negócios.

3. Procure solucionar o problema do seu público-alvo

Muitos vendedores, afoitos para concluírem vendas, acabam ignorando o que o cliente realmente precisa e isso pode se tornar em um grande obstáculo para a concretização de uma transação.

Como as pessoas tímidas têm mais aptidão para ouvir, conseguem identificar com mais facilidade os problemas e demandas de seu público, ou seja, eles prestam mais atenção no que realmente importa no momento de realizar uma venda.

Assim sendo, ouça o problema e foque em ajudar o cliente a superá-los. Analise todas as opções disponíveis para e ofereça aquela que melhor se encaixa às suas atuais necessidades.

Lembre-se de que esse tipo de atitude fortalece a sua imagem de bom vendedor e ajuda a criar uma clientela fiel.

4. Não tenha medo de críticas

Todos que trabalham em contato direto com o público devem estar preparados para receber críticas. Mais do que isso, é fundamental transformar um comentário negativo em uma oportunidade para crescer e se transformar em um vendedor melhor.

Por mais que a sua timidez possa tornar esse tipo de situação ainda mais constrangedora, procure ser maduro e aprender a ouvir críticas e sugestões com seriedade e tranquilidade.

É importante salientar que um vendedor que jamais aceita ouvir críticas — ou ouve, mas as ignoram — dificilmente conseguirá evoluir em sua profissão.

Por isso, se você acredita e conhece bem o produto e serviço que está vendendo e se sente parte responsável pelo sucesso do negócio, arrisque-se e esteja preparado para ouvir tudo o que o cliente tenha a dizer, inclusive as críticas.

Conseguiu anotar nossas dicas de vendas para pessoas tímidas? Sabemos que o dia a dia de um vendedor que sofre de timidez não é fácil e costuma ser bem desafiador. No entanto, conforme visto, é possível superar os obstáculos e se tornar um destaque em sua empresa. Basta ter força de vontade e, claro, colocar em prática tudo o que aprendeu no post de hoje!

Gostou deste conteúdo? Ele lhe ajudou de alguma maneira? Então, que tal aprender um pouco mais? Acompanhe 9 dicas para começar um negócio mesmo sendo tímido!

  • andressa

    “Uma venda é cerca de 1% do tempo falando e 99% do tempo ouvindo…Não fique sentado esperando que a outra pessoa termine de falar para que você comece a falar.” se eu preciso escutar a outra pessoa falar como vou interrompê-lo? :S contraditório isso, confuso…

    • Lucas

      Oi Andressa, tudo bem?

      A idéia vem de uma frase que ouvi de um professor esses dias, ele disse que “o ser humano só escuta, porque sabe que quando a outra pessoa parar de falar, é hora dele falar”. E isso não é o correto, é importante escutar com atenção ao invés de ficar formulando seus próprios pensamentos enquanto a outra pessoa fala.

      Coloquei um “somente” entre o “sentado” e o “esperando”. Vê se ficou mais claro. 😉

      Valeu por comentar e dar suas impressões.

      Abraços,

  • Fernando

    VENDEDOR DE PRIMEIRA VIAGEM

    O que fazer quando finalmente após alguns treinamentos na empresa você sai para enfrentar o Cliente sozinho? Nas primeiras vezes, seu chefe estava presente te dando apoio e não foi assim tão complicado. Mas agora é só você e o Cliente.

    Quando aconteceu comigo, confesso que muitas vezes fiquei aterrorizado. Cheguei a desistir e voltar para casa, dando várias desculpas, evitando enfrentar o problema.
    Na verdade, temos medo de fracassar diante do Cliente. Temor de cometer erros que possam comprometer a empresa ou a nós mesmos.

    Anime-se, a experiência tem mostrado que nada acontece. Seu Cliente não conhece aquilo que será apresentado. Caso cometa um pequeno deslize na apresentação, ele não vai perceber. Entretanto, o que me ajudou foi conhecer profundamente aquilo que vendia.
    Quando não conhecemos, ou o conhecimento é apenas superficial daquilo que vendemos, acaba por gerar a famosa insegurança.
    Você já imaginou um ator de teatro que não consegue decorar sua fala? Com certeza, ficará completamente inseguro no palco e com grande possibilidade de falhar. Isso gera medo e insegurança.

    Sendo assim, aí vão 13.5 dicas:
    A recomendação que dou a você que acaba de entrar no mundo maravilhoso das vendas, é dedicar tempo para estudar tudo sobre seus produtos e sua empresa. Faça o dever de casa! Estude, leia, pergunte, treine sozinho. Eu fazia e ainda continuo treinamento diante do espelho.

    1. Após estar seguro quanto ao conhecimento de seus produtos ou serviços, outra coisa se torna muito importante.
    2. A integração em seu setor ou área de atuação. A amizade com seus colegas e concorrentes é uma poderosa rede de Network. Não se isole. Ao contrário, faça questão de ser conhecido por todos, isso aliviará sua tensão. Seus colegas poderão ser de grande ajuda, em particular, quando você estiver começando no seu setor de vendas.
    3. Acabo de ler um livro, onde o autor teve a coragem de dizer que nossos concorrentes são nossos inimigos. Que absurdo; como acha que será convidado para uma empresa melhor, se tratar desta maneira seu concorrente?
    4. Tenha um registro atualizado de seus Clientes. Seja detalhista em anotar tudo sobre eles. Estas informações podem ser úteis em conseguir sua confiança;
    5. Nunca faça uma visita sem antes, primeiro, fazer uma retrospectiva mental sobre o perfil do Cliente. Consulte suas anotações e as use sabiamente. Faça isso com calma. Depois de ter tudo claro em sua mente, aí sim, parta para a visita; (Certa vez, como representante de um grande laboratório, fui visitar um médico importante no meu setor. Seria minha primeira visita a esse médico. Infelizmente, não me dei ao trabalho de ler os dados sobre esse médico em minha ficha cadastral. Assim que cheguei, como era de praxe, apoiei minha pasta sobre uma cadeira. Levei uma enorme bronca, pois este médico não gostava de ver as pastas dos representantes sobre as cadeiras, e sim no próprio chão do consultório. Envergonhado, pedi desculpas e apoiei a pasta no chão. Quer dizer, comecei mal)
    6. Saia cedo e volte tarde. Trabalhe duro. Não fique preso ao seu relógio. Seus Clientes serão seu maior patrimônio. Trate este patrimônio com seriedade. Lembrem-se, os resultados só aparecem para quem trabalha! Pelo menos para a esmagadora maioria dos mortais;
    7. Mostre prontidão. Esteja sempre disposto a servir. Seus Clientes ficarão gratos de ter um representante que está sempre pronto;
    8. Cumpra sempre aquilo que prometer. Quando não for possível, não enrole. Seja transparente. Não minta.
    9. Evite falar como papagaio. Converse. Faça amizade e relacionamentos em vez de vendas.
    10. Surpreenda sempre seu Cliente a cada visita. Seja ousado. Invente!
    11. Sempre haja com entusiasmo. Contagie os Clientes e as pessoas com seu entusiasmo. Sorria sempre;
    12. Mesmo que sua empresa não patrocine, faça cursos de vendas. Vá a seminários e a work shops. Leia muito. Invista em você;
    13. Faça sempre mais do que lhe for solicitado. Seja diferente.Mantenha sempre uma atitude positiva. Afaste-se dos pessimistas;
    14. Seja sempre leal ao seu Líder e a sua empresa.

    Aí, você me diz: Mas se o Cliente disser “NÃO!”

    Tenham em mente os seguintes pontos:

     Torne importante cada hora da verdade. Nem sempre você conseguirá fazer uma venda, mas pode sempre fazer algum progresso em direção à sua meta final. Conquistar e manter os Clientes. Por Exemplo, você pode:
     Perguntar aos possíveis Clientes se poderá ajudá-los no futuro;
     Marcar outra reunião;
     Obter mais informações para descobrir se esse seria um bom Cliente para você;
     Pedir indicações;
     Aprender com os erros que cometeu;
     Deixar sempre uma boa primeira impressão.

    Procure nunca sair de um Cliente sem ter conseguido atingir um destes pontos.

     Pense em longo prazo e tenha em mente o quadro geral. O importante não são os clientes que você perde, mas sim aquilo que conquista e mantém.
     Não tome as recusas como pessoais, nem deixe que os desarme. Quando o cliente diz Não, ele está dizendo Não para seus produtos os serviços e nada tem haver com você. Quando isso acontecer, não se intimide. Pergunte por quê? Tente descobrir as razões da recusa. Seja lá como for não deixe transparecer seu desapontamento. Lembrem-se, as emoções são contagiantes.
     Procure Aprender alguma coisa com cada recusa. Toda pessoa que lhe diz não, pode estar lhe dando uma boa oportunidade para um Feedback. Não tenha como um fracasso, mas como uma lição. Eis algumas coisas que poderá considerar:

     Você tinha um conhecimento completo de seus produtos ou serviços?
     Você realmente tentou escutar e descobrir as necessidades e desejos do Cliente?
     Você salientou as vantagens que o cliente obteria com a compra e foi claro ao conversar com ele?
     Que espécie de impressão você causou? Mostrou-se à disposição, atento e bem apresentável?Portou-se como um profissional?
     Discutiu com o Cliente, exagerou aos expor as vantagens, falou mal dos concorrentes, ou tentou pressioná-lo para que comprasse?
     Como você solicitou o pedido? Esperou pelos sinais de compra?

     Continuou amigável e polido mesmo depois do NÃO? Sempre que um Cliente lhe disser Não, reveja os pontos acima.
     Nunca desista de buscar a alta performance em vendas, visando atender melhor seu Cliente. Lembrem-se, ele é seu melhor patrimônio.
     Faça sempre mais do que lhe é solicitado. Não seja apenas mais um rosto na multidão. Sua atitude faz a diferença.

    Um forte abraço,

    Fernando Fernandes
    http://www.programacases.com.br