10 perguntas fundamentais para analisar uma nova oportunidade

10 perguntas fundamentais para analisar uma nova oportunidade

A dica de hoje foi dada por Joaquim José Rodrigues Torres (Joca) em seu blog Joca on stuff

A dica de hoje foi dada por Joaquim José Rodrigues Torres (Joca) em seu blog Joca on stuff

Nunca vi em nenhuma organização uma situação em que abundavam os recursos e havia escassez de oportunidades. Via de regra sempre há muitas oportunidades pela frente e não sabemos qual ou quais perseguir, pois não conseguimos perseguir todas já que não temos os recursos necessários (tempo, dinheiro ou pessoa) disponíveis.

Nessas situações gosto de usar o modelo de análise de oportunidade proposto por Marty Cagan.

Respondendo a um conjunto de 10 perguntas pode-se ter melhor base para decidir se vale ou não a pena ou perseguir um determinada oportunidade agora, ou se é melhor deixar para reavaliá-la no futuro. As perguntas são bem simples:

  1. Qual problema vai resolver? (proposição de valor)
  2. Para quem esse problema será resolvido? (mercado alvo)
  3. Qual o tamanho dessa oportunidade? (tamanho do mercado)
  4. Que alternativas existem? (cenário competitivo)
  5. Por que somos os melhor qualificados para perseguir essa oportunidade? (nossa diferenciação)
  6. Por que agora? (janela de oportunidade)
  7. Como levaremos essa oportunidade ao mercado? (estratégia de lançamento)
  8. Como vamos medir o sucesso e ganhar dinheiro com esse produto? (métricas e receita)
  9. Que fatores são críticos para o sucesso? (requisitos essenciais)
  10. Dado o acima, qual a recomendação? (go ou no-go)

As perguntas 1 a 4 servem para entender melhor a oportunidade.

As 5 e 6 são bem interessantes pois não basta só entender a oportunidade e ela ser muito boa. É preciso ter certeza de que esse é o momento certo e que nós somos os melhores qualificados para perseguir essa oportunidade.

Da 7 a 9 são perguntas do tipo “e se…”, ou seja, supondo que se decida por perseguir essa oportunidade, como ela vai ser levada ao mercado, como será medido o sucesso e que fatores são críticos para o sucesso.

Esse tipo de análise é fundamental tanto para lançar novos produtos dentro da sua empresa ou iniciar um produto a partir disso. Lembrando que se você quiser se aprofundar no tema desenvolvimento de produtos, vale a pena conferir nosso livro: Desenvolvimento de produtos sem enrolação.

Para mais dicas sobre desenvolvimento de produtos e empreendedorismo, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.

  • Wagner

    MEU NOME É WAGNER W. V. SOUZA. E-MAIL: [email protected] CONHECI A ONG FIND, GOSTARIA QUE VOÇÊS TAMBEM CONHECE E ANALIZA-SE ESTA OPORTUNIDADE DE DOAÇÃO E GANHO. ACESSE O SITE: http://www.ongfind.com/bolinha ,GRATO PELA ATENÇÃO.

  • Muito bom o texto, parabéns! Sigo o trabalho de vocês a um tempo e gosto muito.
    @dyegoturl @actionplus

    • Valeu Dyego!

      Espero que continue acompanhando nosso trabalho e o conteúdo seja útil pra
      você.

      Por sinal, você já viu nosso livro sobre desenvolvimento de produtos?

      Abração!

  • Saulosboccanera

    Muito bom este texto, terei uma boa base para alguns investimentos futuros.

    • Valeu Saulo!

      Fico feliz em saber que as dicas serão úteis.

      Abração e sucesso nos seus projetos!

  • Muito bom artigo Millor, nas perguntas residem as respostas. Como estou avaliando oportunidades de negócios, o artigo chegou em minhas mãos na hora certa. Obrigado!

    Acredito que você vai gostar do artigo Inovação nas organizações: http://wp.me/pMSqs-1H , o artigo Fazendo as Idéias Acontecerem: http://t.co/eZu0MS8 e o artigo: Organize idéias, conceitos e informações com Mapas Mentais: http://wp.me/pMSqs-1s

    Att.

    Nei Grando
    http://neigrando.blog.br

  • Muito bom mesmo. Vai ser muito útil para nós!

    Caliane
    http://www.conssoli.com.br

  • Muito bom mesmo.

    Abraço,
    Ronaldo
    http://hunser.wordpress.com